sábado, 10 de setembro de 2022

REPORTAGEM: CASARÃO DA AVENIDA PAULISTA - REGIS HUEDES/ABRIL COMUNICAÇÕES - COM GABARITO

 Reportagem: Casarão da Avenida Paulista (Avenida Paulista, 37 – Paraíso)

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEG-t1yuN6K3i6vzZOxbI-jONuJdZLI5fjPahXR1qo3V-YKqlOvNcWT6elfZPoUDp3DP8_F_Pj2tYPXcxcvxVPFkU86mpyDnPPEw07o8CzX5d0aIbcvjRCaQOafPuarn2LwfLkTXqJW3U4-5ASRS08iqFV5tqKaeZWU062vHDynIUKMMzIAPc6e_-4/s1600/casarao.jpg

Huedes Regis/Abril Comunicações S/A Latinstock e Coleção Particular (detalhe).

        [...]

        A construção é uma das muitas de autoria de Ramos de Azevedo, renomado arquiteto paulistano. A diferença é que a obra tem um valor sentimental: foi um presente de casamento para sua filha Lúcia e o genro Ernesto Dias de Castro. Quando tombado em 1985, o imóvel teve sua área dividida e o terreno com a residência passou a abrigar a Casa das Rosas. “Um terço da propriedade foi cedido para empreendimento imobiliário e dois terços para o centro cultural”, explica o professor Carlos Faggin. Feita com os melhores materiais – boa parte importada –, a casa até hoje conserva a boa estrutura e os traços do classicismo inglês, típicos dos projetos de Azevedo.

        [...]

OLIVEIRA, Anna Carolina. Publicada em: 13 jul. 2012. Atualizada em: 18 jan. 2013. Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/materia/casaroes-tombados. Acesso em: 30 out. 2015. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 244-5.

Entendendo a reportagem:

01 – Que função pública tem atualmente essa antiga residência?

      A residência tornou-se um centro cultural: a Casa das Rosas.

02 – O substantivo construção pode ser classificado como concreto ou abstrato. Como ele foi empregado no texto? Justifique.

      Construção refere-se à casa e, portanto, é um substantivo concreto.

03 – A Casa das Rosas é um imóvel tombado. Pesquise o significado desse adjetivo. Escreva também o verbo e o substantivo cognatos dele.

      O adjetivo tombado significa que o imóvel foi colocado sob a guarda do Estado por seu valor artístico e histórico. Os termos cognatos são tombar e tombamento.

04 – A expressão renomado arquiteto paulistano tem por núcleo o substantivo arquiteto. Os adjetivos poderiam ter sua posição invertida sem prejuízo do sentido e da fluência da frase? Por quê?

      Não, porque os adjetivos pátrios sempre sucedem ao substantivo.

05 – Reescreva a expressão os traços do classicismo inglês, substituindo o substantivo classicismo por um adjetivo.

      Os traços clássicos ingleses; os traços classicistas ingleses.

06 – Por que a reelaboração exigiu o uso de inglês no plural?

      O plural (ingleses) foi exigido pela necessidade de concordância com traços, e não mais com classicismo, que antes era o núcleo da locução adjetiva.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário