sexta-feira, 15 de outubro de 2021

PROPAGANDA - ELEMENTOS VERBO-VISUAIS - COM GABARITO

 Texto: Propagandas

 

  




Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 172-5.

Entendendo as propagandas:

01 – A propaganda é composta por elementos verbais, por elementos visuais ou por elementos verbo-visuais?

      Por elementos verbo-visuais.

02 – Observe a parte visual da propaganda.

a)   Mencione alguns dos elementos que compõem o segundo plano da imagem.

Folhas de coqueiro, folhas de samambaia, tapeçaria, artesanato em palha, bananas, conchas, penas, pele de cobra, tecido de chita e sandálias (chinelos).

b)   Cite, no mínimo, sete cores utilizadas na propaganda.

Azul, preto, branco, vermelho, verde, amarelo, rosa, lilás, marrom, etc.

c)   Quais dessas cores predominam?

Verde e amarelo.

d)   Em sua opinião, por que há predominância dessas cores?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Embora haja variedade de cores, representando a diversidade nacional, aquelas que simbolizam o Brasil recebem destaque porque se trata de um produto brasileiro que é mundialmente conhecido.

03 – Agora, releia a parte verbal da propaganda e, em seu caderno, indique quais termos utilizados no texto se referem aos temas a seguir:

a)    Frutas: Seriguela, umbu, cajá, graviola, jabuticaba, banana, tamarindo, pitomba, caju, limão.

b)    Comida ou bebida: Pé de moleque, caipirinha.

c)    Arte, música, dança: Samba, bossa nova, capoeira, baião, forró, arrasta-pé.

d)    Esportes: Futebol, vôlei.

·        Por que esses elementos são citados na propaganda?

Porque eles estão relacionados àquilo que costuma representar o Brasil, que é, conhecidamente, um país de mistura de etnias, culturas, nacionalidades, crenças, costumes, etc., onde vários elementos se misturam.

04 – Que palavra bastante utilizada na propaganda representa uma parte de um todo?

      Pé.

a)   De que todo essa palavra é parte?

É parte de uma pessoa. No contexto da propaganda, relaciona-se ao brasileiro.

b)   Explique por que essa palavra foi tão usada na propaganda.

Porque o produto anunciado as sandálias é para ser usado nos pés.

05 – Essa palavra aparece com sentidos diferentes. Em sua opinião, esse uso desperta o interesse do público? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois os termos são utilizados na propaganda de forma criativa e, além disso, são expressões populares com as quais a maior parte do público se identifica.

06 – Releia este trecho do texto:

        Tem pé-quente.

        Pé-frio não tem, que não combina

        nem com sandália nem com a vida.

a)   Que palavra utilizada no trecho confirma a ideia de que pé-frio não combina com a sandália e com a vida?

A palavra “nem”.

b)   Por que, segundo a propaganda, pé-frio não combina com sandália?

Além de se referir à sandália como um produto de verão, que combina com pé-quente, a propaganda relaciona esse produto à sorte do brasileiro, pois sugere que no Brasil não existe pé-frio. Assim, nem o brasileiro nem a sandália combinam com o azar. Professor, chame a atenção dos alunos para o fato de que essa sugestão pretende criar uma identificação entre o consumidor e a sandália.

07 – Releia o trecho a seguir:

        Tem um pé de seriguela. Outro de umbu.

        De cajá. De graviola, jabuticaba, banana,

        tamarindo, pitomba, caju.

a)   Por que não é preciso repetir a palavra pé para se fazer referência aos frutos mencionados?

Porque é possível compreender o texto sem essa palavra. Pela sequência e pelo contexto, essa ausência não causa dificuldade de compreensão, de forma que a repetição da palavra se torna desnecessária.

b)   A ausência de repetição da palavra pé, nesse trecho, altera o ritmo, a sequência ou o sentido do texto? Explique.

Há uma cadência no texto e rimas nesse trecho. A ausência da repetição, nesse caso, permite que o ritmo do texto fique mais acelerado.

08 – O uso de qual termo sinaliza que o texto está sendo concluído?

      Da palavra “enfim”.

09 – Que palavras ou expressões utilizadas no final do texto enfatizam a ideia de que o brasileiro gosta de usar o produto anunciado? Justifique sua resposta.

      A palavra “mesmo” e a expressão “ah, se quer”, na frase “Mas o que esse pé brasileiro quer mesmo – ah, se quer – é calçar umas Havaianas”, pois reforçam a vontade, o desejo de calçar as sandálias anunciadas.

10 – Em sua opinião, essa propaganda parece eficiente? Ela mobiliza o público a comprar as sandálias anunciadas? Por quê?

      Professor, espera-se que os alunos percebam que a propaganda tende a ser eficiente, pois apresenta um conjunto de elementos verbais e visuais que representam positivamente o Brasil e os brasileiros, buscando motivar a identificação entre o potencial consumidor e a imagem construída e levá-lo à compra do produto anunciado. É importante que os alunos percebam que essa construção é intencional e planejada.

11 – Em sua opinião, os elementos utilizados na construção dessa propaganda são facilmente percebidos pela maioria do público leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Professor, espera-se que os alunos respondam que não e que notem que, geralmente, o leitor não percebe os pormenores da construção da linguagem persuasiva da propaganda, apenas deixa-se levar por ela.

12 – Você considera importante conhecer os recursos usados para elaborar textos como a propaganda lida? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Professor, espera-se que os alunos respondam que sim e percebam que conhecer os recursos usados na construção da propaganda é uma forma de lê-la mais criticamente.

 

 

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