Texto: Propagandas
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 172-5.
Entendendo as propagandas:
01 – A propaganda é composta
por elementos verbais, por elementos visuais ou por elementos verbo-visuais?
Por elementos
verbo-visuais.
02 – Observe a parte visual
da propaganda.
a) Mencione alguns dos elementos que compõem o segundo plano da imagem.
Folhas de coqueiro, folhas de samambaia, tapeçaria, artesanato em
palha, bananas, conchas, penas, pele de cobra, tecido de chita e sandálias
(chinelos).
b) Cite, no mínimo, sete cores utilizadas na propaganda.
Azul, preto, branco, vermelho, verde, amarelo, rosa, lilás, marrom,
etc.
c) Quais dessas cores predominam?
Verde e amarelo.
d) Em sua opinião, por que há predominância dessas cores?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Embora haja variedade de cores,
representando a diversidade nacional, aquelas que simbolizam o Brasil recebem
destaque porque se trata de um produto brasileiro que é mundialmente conhecido.
03 – Agora, releia a parte
verbal da propaganda e, em seu caderno, indique quais termos utilizados no
texto se referem aos temas a seguir:
a) Frutas:
Seriguela, umbu, cajá, graviola, jabuticaba, banana,
tamarindo, pitomba, caju, limão.
b) Comida
ou bebida: Pé de moleque, caipirinha.
c) Arte,
música, dança: Samba, bossa nova, capoeira, baião,
forró, arrasta-pé.
d) Esportes:
Futebol, vôlei.
· Por que esses elementos são citados na propaganda?
Porque eles estão relacionados àquilo que costuma representar o
Brasil, que é, conhecidamente, um país de mistura de etnias, culturas,
nacionalidades, crenças, costumes, etc., onde vários elementos se misturam.
04 – Que palavra bastante
utilizada na propaganda representa uma parte de um todo?
Pé.
a) De que todo essa palavra é parte?
É parte de uma pessoa. No contexto da propaganda, relaciona-se ao
brasileiro.
b) Explique por que essa palavra foi tão usada na propaganda.
Porque o produto anunciado as sandálias é para ser usado nos pés.
05 – Essa palavra aparece
com sentidos diferentes. Em sua opinião, esse uso desperta o interesse do
público? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Sim, pois os termos são utilizados na propaganda de forma
criativa e, além disso, são expressões populares com as quais a maior parte do
público se identifica.
06 – Releia este trecho do
texto:
Tem
pé-quente.
Pé-frio não tem, que não combina
nem
com sandália nem com a vida.
a) Que palavra utilizada no trecho confirma a ideia de que pé-frio não combina com a sandália e com a vida?
A palavra “nem”.
b) Por que, segundo a propaganda, pé-frio não combina com sandália?
Além de se referir à sandália como um produto de verão, que combina
com pé-quente, a propaganda relaciona esse produto à sorte do brasileiro, pois
sugere que no Brasil não existe pé-frio. Assim, nem o brasileiro nem a sandália
combinam com o azar. Professor, chame a atenção dos alunos para o fato de que
essa sugestão pretende criar uma identificação entre o consumidor e a sandália.
07 – Releia o trecho a
seguir:
Tem
um pé de seriguela. Outro de umbu.
De cajá. De graviola, jabuticaba,
banana,
tamarindo, pitomba, caju.
a) Por que não é preciso repetir a palavra pé para se fazer referência aos frutos mencionados?
Porque é possível compreender o texto sem essa palavra. Pela
sequência e pelo contexto, essa ausência não causa dificuldade de compreensão,
de forma que a repetição da palavra se torna desnecessária.
b) A ausência de repetição da palavra pé, nesse trecho, altera o ritmo, a sequência ou o sentido do texto? Explique.
Há uma cadência no texto e rimas nesse trecho. A ausência da
repetição, nesse caso, permite que o ritmo do texto fique mais acelerado.
08 – O uso de qual termo
sinaliza que o texto está sendo concluído?
Da palavra “enfim”.
09 – Que palavras ou expressões
utilizadas no final do texto enfatizam a ideia de que o brasileiro gosta de
usar o produto anunciado? Justifique sua resposta.
A palavra “mesmo”
e a expressão “ah, se quer”, na frase “Mas o que esse pé brasileiro quer mesmo –
ah, se quer – é calçar umas Havaianas”, pois reforçam a vontade, o desejo de
calçar as sandálias anunciadas.
10 – Em sua opinião, essa
propaganda parece eficiente? Ela mobiliza o público a comprar as sandálias
anunciadas? Por quê?
Professor, espera-se que os alunos
percebam que a propaganda tende a ser eficiente, pois apresenta um conjunto de
elementos verbais e visuais que representam positivamente o Brasil e os
brasileiros, buscando motivar a identificação entre o potencial consumidor e a
imagem construída e levá-lo à compra do produto anunciado. É importante que os
alunos percebam que essa construção é intencional e planejada.
11 – Em sua opinião, os
elementos utilizados na construção dessa propaganda são facilmente percebidos
pela maioria do público leitor?
Resposta pessoal do aluno. Professor, espera-se que os alunos
respondam que não e que notem que, geralmente, o leitor não percebe os
pormenores da construção da linguagem persuasiva da propaganda, apenas deixa-se
levar por ela.
12 – Você considera importante
conhecer os recursos usados para elaborar textos como a propaganda lida? Por
quê?
Resposta pessoal do aluno. Professor,
espera-se que os alunos respondam que sim e percebam que conhecer os recursos
usados na construção da propaganda é uma forma de lê-la mais criticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário