domingo, 31 de outubro de 2021

TIRINHA: CALVIN MATEMÁTICA - BILL WATTERSON - CONJUNÇÃO SUBORDINADA SE - COM GABARITO

 Tirinha: Calvin matemática



Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCjip7LeFfq0KdCEHToY5YTyoICx2FwtiAbRHD6jATRi7_UL-6h0sf8LYJ-la9Dqragu-W7jdMyrWl_ePlO6W68OmDK7Vsz_M5eIxWLkZbd395C0UqP8uWKOSXEmWpZDB3O5D9x4oS5x4/s261/MATEMATICA.jpg

WATTERSON, Bill. O melhor de Calvin. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 out. 2018. Caderno 2, p. D4.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 242-3.

Entendendo a tirinha:

01 – Nessa tirinha, Calvin apresenta vários argumentos para explicar a Haroldo por que não vai fazer seu dever de Matemática. Escreva-os com suas palavras.

      Porque trata da luta mortal entre números, do fim do suspense e do mistério.

02 – Que motivo, de fato, leva Calvin a desenvolver toda essa argumentação?

      Calvin não quer ou não sabe resolver os problemas de Matemática.

03 – No terceiro quadrinho, que relação se estabelece entre as duas orações do período “Se eu resolver esse problema acabo com o suspense.”; causa e consequência, tempo ou condição? Justifique sua resposta.

      A relação é de condição: o suspense terminaria com uma condição, a resolução do problema.

04 – Por que você acha que Haroldo faz um Comentário, no último quadrinho, sobre o aspecto literário da Matemática?

      A resposta deve levar em conta os argumentos de Calvin, que transforma tudo numa narrativa com suspense: luta mortal, fatos instigantes, apreciação do mistério.

05 – Retome a frase da alternativa 3. Reescreva todo o período substituindo a conjunção subordinativa se, pela conjunção caso.

      “Caso eu resolva este problema, acabo com o suspense”. Ou, ainda, “Acabo com o suspense, caso resolva este problema.” Importante notar que com a conjunção caso o verbo da subordinada é empregado no modo subjuntivo.

 

 

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