Tirinha: Calvin matemática
WATTERSON, Bill. O
melhor de Calvin. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 out. 2018. Caderno 2, p.
D4.
Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino
fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 242-3.
Entendendo a tirinha:
01 – Nessa tirinha, Calvin apresenta vários argumentos para explicar a
Haroldo por que não vai fazer seu dever de Matemática. Escreva-os com suas
palavras.
Porque trata da luta mortal entre números, do fim
do suspense e do mistério.
02 – Que motivo, de fato, leva Calvin a desenvolver toda essa
argumentação?
Calvin não quer ou não sabe resolver os problemas
de Matemática.
03 – No terceiro quadrinho, que relação se estabelece entre as duas
orações do período “Se eu resolver esse problema acabo com o suspense.”; causa
e consequência, tempo ou condição? Justifique sua resposta.
A relação é de condição: o suspense terminaria com
uma condição, a resolução do problema.
04 – Por que você acha que Haroldo faz um Comentário, no último
quadrinho, sobre o aspecto literário da Matemática?
A resposta deve levar em conta os argumentos de
Calvin, que transforma tudo numa narrativa com suspense: luta mortal, fatos instigantes, apreciação do mistério.
05 – Retome a frase da alternativa 3.
Reescreva todo o período substituindo a conjunção subordinativa se, pela conjunção caso.
“Caso eu resolva este problema, acabo com
o suspense”. Ou, ainda, “Acabo com o suspense, caso resolva este problema.”
Importante notar que com a conjunção caso o verbo da subordinada é empregado no
modo subjuntivo.
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