Tirinha: A natureza
Bill Waterson/Conrad Editora
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 93.
Entendendo a tirinha:
01 – Em seu caderno,
explique como pode ser caracterizada a atitude de Calvin em relação às flores,
nos três primeiros quadrinhos.
Calvin age de
forma ameaçadora. O fato de ele possuir um regador cheio de água, algo de que
as flores precisam, faz com que ele se posicione como se fosse superior a elas.
02 – Podemos afirmar que
ocorre uma quebra de expectativa no último quadrinho. Em seu caderno, explique
qual é ela.
No último
quadrinho, começa a chover. Esse fato frustra a intenção de Calvin de ser o único
a ter a posse da água de que as flores precisavam.
03 – Em sua opinião, que
tipo de crítica está presente nessa tirinha?
Resposta pessoal.
Professor, espera-se que a res- posta do aluno contemple a ideia de que a
ambição do ser humano de controlar a natureza leva-o a desrespeitá-la. Seria
interessante ampliar a discussão para toda a turma.
04 – Em seu caderno,
transcreva apenas os verbos que aparecem nas frases do primeiro quadrinho.
“Querem” e “tenho”.
05 – Agora, transcreva em
seu caderno as expressões que complementam o sentido de cada um desses verbos.
“Um pouco de
água” e “bastante (água) aqui”.
06 – Se as expressões que
complementam esses verbos fossem retiradas, o sentido seria mantido? Explique a
importância desses complementos.
Não haveria
sentido, porque ambos precisam de complemento: quem quer, quer algo; quem tem,
também tem algo.
07 – Em seu caderno, crie
outros complementos para cada um desses verbos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário