sexta-feira, 15 de outubro de 2021

TIRINHA: A NATUREZA - BILL WATERSON/CONRAD EDITORA - COM GABARITO

 Tirinha: A natureza

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFO8bnrGDbO-U-HdJof_kgeNZnp3q7c4t3R_SZExoJrV0Djz9E_o_B5RJHxAPNwfTcKbzELl2L0OSyKfJv_yC2_0tNLZNACIV1L7GDJyoiFtF0alNUaBIxDZWIWYJfJpmY56PmMebXIfQ/s376/NATUREZA.jpg

Bill Waterson/Conrad Editora

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 93.

Entendendo a tirinha:

01 – Em seu caderno, explique como pode ser caracterizada a atitude de Calvin em relação às flores, nos três primeiros quadrinhos.

      Calvin age de forma ameaçadora. O fato de ele possuir um regador cheio de água, algo de que as flores precisam, faz com que ele se posicione como se fosse superior a elas.

02 – Podemos afirmar que ocorre uma quebra de expectativa no último quadrinho. Em seu caderno, explique qual é ela.

      No último quadrinho, começa a chover. Esse fato frustra a intenção de Calvin de ser o único a ter a posse da água de que as flores precisavam.

03 – Em sua opinião, que tipo de crítica está presente nessa tirinha?

      Resposta pessoal. Professor, espera-se que a res- posta do aluno contemple a ideia de que a ambição do ser humano de controlar a natureza leva-o a desrespeitá-la. Seria interessante ampliar a discussão para toda a turma.

04 – Em seu caderno, transcreva apenas os verbos que aparecem nas frases do primeiro quadrinho.

      “Querem” e “tenho”.

05 – Agora, transcreva em seu caderno as expressões que complementam o sentido de cada um desses verbos.

      “Um pouco de água” e “bastante (água) aqui”.

06 – Se as expressões que complementam esses verbos fossem retiradas, o sentido seria mantido? Explique a importância desses complementos.

      Não haveria sentido, porque ambos precisam de complemento: quem quer, quer algo; quem tem, também tem algo.

07 – Em seu caderno, crie outros complementos para cada um desses verbos.

      Resposta pessoal do aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário