sexta-feira, 15 de outubro de 2021

REPORTAGEM: PROPAGANDAS MOSTRAM "FORÇA JOVEM" NO CONSUMO - FERNANDA MENA - COM GABARITO

 Reportagem: Propagandas mostram “força jovem” no consumo

        Seja para vender cartões de crédito, celulares, roupas, refeições, cerveja, refrigerante ou até bebidas estimulantes, todas as propagandas querem falar diretamente com o jovem. Para isso, se apropriaram da atitude, dos sons, dos esportes, da linguagem e dos ícones admirados pela juventude brasileira para chegar mais perto do universo adolescente. A conclusão é só uma: você, jovem, é o público-alvo. Ou, na linguagem especializada, o target. […]

        O alvo é você!

        Você pode até pensar que sim, mas não é à toa que Gisele Bündchen e Rodrigo Santoro já foram os garotos-propaganda de uma bandeira de cartão de crédito, que Marcelo D2 fez um show para promover uma marca de roupas em uma loja de patricinhas e que Charlie Brown Jr. era a banda queridinha de uma marca de refrigerantes. […]

        Se você viu algo familiar nessas campanhas e eventos, não está maluco: todas elas querem falar diretamente com o jovem […].

        “Tenho uma só coisa para falar a respeito desse target: congestionamento”, brinca Rita Almeida, diretora de planejamento da agência de publicidade AlmapBBDO. “O jovem é um público 100% importante hoje, aquele que todo mundo deseja. Além de ter um poder de consumo crescente, ele exerce uma grande influência no consumo de sua família”, explica. “Com o fenômeno da mãe, da dona de casa, passar a trabalhar fora, as crianças ganharam mais liberdade. Quando elas viraram adolescentes, começaram a se comportar como adultos em termos de decisão e de consumo.”

        “O jovem é o mercado atual e o futuro. É onde você vai plantar uma semente para que ele compre mais futuramente”, avalia Luciane Robic, professora de marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “Até os bancos têm campanhas para jovens hoje.” Para Cláudio Felisoni de Ângelo, coordenador do Programa de Administração de Varejo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, essa corrida pelo mercado jovem começou em 1994, com a queda da inflação.

        “O jovem, assim como outros segmentos de baixa renda da sociedade, ganhou poder de compra nessa época”, explica. “Como o jovem de hoje já cresceu com uma melhor percepção do valor dos produtos que adquire, as agências têm de se desdobrar para ganhá-lo.”

        Para isso, os marqueteiros precisaram fazer um raio X dos hábitos e do comportamento jovem. Baseados em muitas pesquisas, eles escanearam várias tribos e sabem de cor o que toda uma geração supostamente pensa, gosta e faz. “A vida da propaganda é estudar o jovem como principal referência”, admite Almeida.

        Novo referencial

        Tanta badalação publicitária em cima do jovem acabou mudando a cara das campanhas. “Tudo ficou absurdamente mais jovem. A grande ginástica é conseguir falar com o jovem naturalmente, entendendo sua cultura”, afirma Almeida.

        “Para transmitir sua mensagem a um grupo, a publicidade tem necessariamente de se apropriar de todos os seus códigos, referências e ícones”, revela Sérgio Godinho, diretor de criação da agência África. “Muitas vezes, pinceladas desses ícones e referências acabam sendo utilizados em campanhas para outros públicos, exatamente em busca de um frescor ou da modernização da marca.”

        Vale dizer então que, além de o jovem ser público-alvo, a sua própria cultura, rebelde e “alternativa”, virou recurso para ajudar na comercialização de produtos e de serviços. Virou lugar-comum.

        Experiência

        Quando, na publicidade, o assunto é jovem, o conceito de experiência é a alma do negócio. Por isso, as grandes marcas martelam seus valores em comerciais para depois convidarem o jovem a experimentá-los em megaeventos de cultura, esporte e interação (ou, de preferência, de tudo isso junto) patrocinados por elas.

        “A comunicação tradicional, de um bom filme publicitário, não é mais tão importante. Esses eventos, que promovem experiências com a marca, acontecem em ambientes em que os jovens estão muito expostos aos produtos”, explica Robic. “Na hora de optar, o jovem preferirá o produto cuja marca lhe proporcionou uma experiência positiva.”

        Ou seja, todo mundo quer ficar bem na fita com o jovem para arrematar mais consumidores e, o melhor, aqueles que ainda têm uma vida inteirinha pela frente para comprar, comprar e comprar.

        Vazio

        A construção desse mundo de fantasia, onde tudo é perfeito, atraente e pisca por todos os lugares para onde o jovem olha, produz diferentes opiniões entre a juventude. Há quem adore o colorido da publicidade. Há quem desconfie, atento a seu poder manipulador.

        “O principal efeito da pressão pelo consumo, sobretudo a que se utiliza de imagens da juventude ligadas à rebeldia e à transgressão, é produzir entre os jovens um enorme conformismo, já que não há nenhum gesto de rebeldia que não seja transformado em norma pela publicidade. Do conformismo a uma certa depressão, é só um passo. Muitos jovens, hoje, queixam-se de vazio, de falta de perspectivas”, avalia a psicanalista Maria Rita Kehl. “O espaço para a manifestação da rebeldia jovem reduz-se à escolha da grife, da cerveja, do carro: atos de compra. O jovem contestador é um segmento do mercado, como os mauricinhos de shopping center e os viciados em video game. Parece que todas as escolhas de vida convergem para o shopping center: O que muda é a marca que você vai escolher.”

Fonte: MENA, Fernanda. Folha de S. Paulo. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ aprendiz/n_noticias/consumo/id271003.htm#1. Acesso em: 23 mar. 2015.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 150-3.

Entendendo a reportagem:

01 – O que mais chamou sua atenção nesse texto?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você concorda que existe uma “força jovem” no consumo?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – De acordo com o texto, de que modo a propaganda se aproxima dos jovens consumidores?

      A partir da observação de atitudes, hábitos, gostos e rotina dos mesmos.

04 – Identifique e transcreva em seu caderno os dois motivos pelos quais o público jovem é alvo das propagandas.

      “Além de ter um poder consumo crescente, ele exerce uma grande influência no consumo de sua família.”

05 – Segundo o texto, por que as crianças ganharam mais liberdade e, consequentemente, na adolescência, passaram a tomar decisões e a consumir como se fossem adultos?

      Porque as mães deixaram de ser donas de casa e passaram a trabalhar fora.

06 – Você se identifica com o perfil de jovem que é traçado pelo texto? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Releia o trecho a seguir.

        “O jovem é o mercado atual e o futuro. [...]”

a)   Explique-o em seu caderno.

Hoje os jovens já consomem muito e serão, consequentemente, adultos consumistas.

b)   Você concorda com essa afirmação?

Resposta pessoal do aluno. Professor, espera-se que os alunos posicionem-se criticamente diante da afirmação feita pelo texto.

c)   De acordo com esse trecho, por que é importante para as marcas conquistar os consumidores desde cedo?

Porque, dessa forma, as marcas fidelizam um consumidor que ainda tem a vida inteira para comprar seus produtos.

08 – Segundo o texto, em que época se iniciou esse interesse dos jovens pelo consumo? Por que isso ocorreu?

      Começou em 1994, com a queda da inflação.

09 – Explique por que as agências de publicidade têm de lutar para conquistar o jovem de hoje.

      O jovem já cresceu com uma percepção maior do valor dos produtos, uma vez que, desde criança, participa das decisões familiares.

10 – Qual é o esforço que a publicidade faz para se aproximar desse consumidor?

      A publicidade tem de conseguir falar com o jovem naturalmente, entender sua cultura, conhecer os seus códigos, referências e ícones.

·        Você percebe esse esforço nas propagandas que chegam até você? Justifique sua resposta com alguns exemplos.

Resposta pessoal. Professor, espera-se que os alunos percebam que sim e que citem alguns exemplos de propagandas que utilizam elementos próprios da juventude para se aproximar desse público.

11 – Por que os grandes eventos culturais ou esportivos são muito importantes para a divulgação de produtos voltados para os jovens?

      Porque, segundo o texto, se o jovem experimentar um determinado produto em uma situação agradável, fará uma associação que tornará mais fácil ele consumir esse mesmo produto posteriormente.

12 – No trecho intitulado “Vazio”, encontramos duas visões a respeito do posicionamento dos jovens diante da fantasia criada pela publicidade. Em seu caderno, explique quais são elas.

      De um lado, jovens que gostam da bela imagem das propagadas; de outro, jovens que estão mais atentos às influências da publicidade, que desconfiam de sua influência.

a)   Você se identifica com algum desses posicionamentos?

 Resposta pessoal do aluno.

b)   É possível dizer que nesse trecho são apontados contrapontos àquilo que é apresentado no restante do texto. Você concorda com esses contrapontos?

Resposta pessoal do aluno.

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