sexta-feira, 15 de outubro de 2021

CARTA DO LEITOR: CARTAS COMPORTAMENTO - CARTAS. ÉPOCA - COM GABARITO

 Carta do leitor: Cartas Comportamento

(341/2004) Aprenda a dizer não

        A reportagem tratou sobre o consumismo, um assunto muito importante, principalmente no período natalino. Jovens e crianças são atraídos pelo marketing muito bem construído para que consumam e deixam os pais sem saber o que fazer, como agir e como dizer “não” sem ferir os filhos. No entanto, os pais devem impor limites, devem dialogar e explicar o que podem e o que não podem fazer.

S. F. S., CaICÓ, RN

        Dizer não é realmente uma arte. Estamos numa época em que 90% dos pais dizem que tudo pode. Filho sem limite significa: criança bater a cabeça na parede ou se jogar no chão de um supermercado e adolescentes fugirem de casa, entrar para as drogas ou, pior ainda, matar.

S. a. C. S., SÃO PAULO, SP

        Sou mãe e professora, e sei bem quanto dizer não é importante, mas ao mesmo tempo sofrido. A reportagem abordou vários elementos e soube respeitar tanto os pais quanto as crianças e os adolescentes. Aos pais, cabe a educação moral dos filhos e isso está sendo deixado para a escola, o que certamente traz consequências negativas para todos. Essa reflexão é importante para a sociedade, pois, a partir dela, pode-se pensar em um futuro melhor, com pessoas mais altruístas e conscientes.

S. M. P. G., CAMPINAS, SP

Cartas. Época. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT872734-2119,00.html>. Acesso em: 27 mar. 2015.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 159-160.

Entendendo a Carta do leitor:

01 – Você já tinha lido textos como esses?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto tratado nessas cartas do leitor?

      A necessidade de os pais dizerem “não” aos filhos.

03 – A qual reportagem as cartas se referem? Como você percebeu isso?

      À reportagem “Aprenda a dizer não”. Professor, espera-se que os alunos cheguem a essa conclusão por meio da leitura das informações que aparecem antes das cartas.

04 – Em qual das cartas o leitor não menciona diretamente a reportagem?

      Na segunda carta.

05 – Os leitores se manifestam positiva ou negativamente em relação à reportagem? Justifique sua resposta.

      Embora não seja possível saber com certeza qual era o teor da reportagem, percebe-se que os leitores se manifestam positivamente em relação ao conteúdo.

06 – Em sua opinião, qual dos leitores foi mais convincente ao expor seu posicionamento?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Releia o início da terceira carta:

        “Sou mãe e professora, e sei bem quanto dizer não é importante, mas ao mesmo tempo sofrido.”

a)   De que forma a leitora se caracteriza nesse trecho?

Como mãe e professora.

b)   Em sua opinião, por que ela pode ter escolhido iniciar a carta dessa forma?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Iniciando a carta desse modo, a leitora mostra conhecer, de algum modo, o assunto abordado pela reportagem, podendo opinar sobre ele.

c)   Você concorda com a opinião da leitora nesse trecho? Resposta pessoal do aluno.

08 – A primeira carta enfoca um tópico relacionado ao tema da reportagem que não é citado pelos outros leitores.

a)   Qual é ele?

O consumismo.

b)   Você concorda com o medo como o leitor relaciona esse tópico à necessidade de os pais dizerem “não”?

Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário