terça-feira, 12 de outubro de 2021

CRÔNICA: DIÁLOGO FINAL - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 CRÔNICA: DIÁLOGO FINAL

                 Carlos Drummond de Andrade


 - É tudo que tem a me dizer? - perguntou ele.

- É - respondeu ela.

- Você disse tão pouco.

- Disse o que tinha pra dizer.

- Sempre se pode dizer mais alguma coisa.

- Que coisa?

 - Sei lá. Alguma coisa.

- Você queria que eu repetisse?

- Não. Queria outra coisa.

- Que coisa é outra coisa?

- Não sei. Você que devia saber.

 - Por que eu deveria saber o que você não sabe?

- Qualquer pessoa sabe mais alguma coisa que outro não sabe.

- Eu só sei o que eu sei.

- Então não vai mesmo me dizer mais nada?

- Mais nada. - Se você quisesse ...

- Quisesse o quê?

 - Dizer o que você não tem pra me dizer. Dizer o que não sabe, o que eu queria ouvir de você. Em amor é o que há de mais importante: o que a gente não sabe.

- Mas tudo acabou entre nós.

- Pois isso é o mais importante de tudo: o que acabou. Você não me diz mais nada sobre o que acabou? Seria uma forma de continuarmos.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985. p. 70.)

Fonte: Livro: Conecte : interpretação de textos : volume único/ William Roberto Cereja, Ciley Cleto. - 2. ed. - São Paulo : Saraiva, 2013. p. 33/35.

 Entendendo o texto

01.               O texto "Diálogo final" apresenta frases curtas, linguagem truncada, e esse traço formal pode estar relacionado com o conteúdo do texto.

a)   Que situação, vivida pelo casal, o texto aborda?

             O fim do relacionamento amoroso.

b)   Que relação pode haver entre essa situação e o modo como as personagens travam o diálogo?

A linguagem truncada reforça o clima tenso, a falta de comunicação, as dificuldades do relacionamento.

         c) O que supostamente o homem gostaria que a mulher dissesse?

     Provavelmente gostaria que ela explicasse o rompimento amoroso.

d)   Qual é a verdadeira intenção do homem ao insistir nas perguntas?

Manter o diálogo com ela e, assim, discutindo e esclarecendo o que não deu certo, talvez continuar o relacionamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário