domingo, 31 de outubro de 2021

DIÁRIO ESCONDIDO DE SERAFINA (FRAGMENTO)- CRISTINA PORTO - COM GABARITO

 DIÁRIO ESCONDIDO DE SERAFINA(FRAGMENTO)

                 Cristina Porto


Querido esconderijo,
Eu ainda não contei nada sobre as aulas, a escola, a professora nova, chamada Catarina (que faz aniversário no dia do professor, eu perguntei), os colegas...
Quanto a eles, os colegas, só chegou um novo, de outra escola. É outro Chiquinho, que já teve caxumba, pois eu não aguentei e perguntei. Por que fiz isso? Ora, porque me lembrei daquele Chiquinho, que também estudava na minha classe, que teve caxumba, ficou uma semana sem aparecer e só então me fez descobrir o quanto eu gostava dele!
Pois é. Parece que os Franciscos estão sempre atravessando o meu caminho. Mas esse Chiquinho novo é muito mais gato que o antigo! Sabe o que mais me impressionou nele? O olhar! Que olhos, diário! Que olhos!
Com aqueles cílios longos e tão viradinhos! Ah, e o sorriso, então? Que sorriso, que dentes branquinhos ele tem! Não tem nenhum dente remontado no outro!
Será que eu vou ficar gostando desse Chiquinho também esconderijo? Será?
Bom, agora é melhor voltar para casa, porque já faz muito tempo que estou aqui, escondida, com o diário no colo e o Chiquinho novo na cabeça. Tchau.


PENSANDO SOBRE O TEXTO

01. Observe a saudação inicial do texto e releia o trecho abaixo:

“Será que eu vou ficar gostando desse Chiquinho também esconderijo? Será?”

a) A Serafina se refere algumas vezes ao “esconderijo”. Explique como seria para você esse esconderijo?

    Resposta pessoal.

b) Qual a relação entre o esconderijo e o diário? O que um tem haver com o outro? Explique:

Eles são um só. É o nome que ela deu ao seu Diário.

02.Em que época do ano escolar Serafina anotou isso em seu diário? Explique sua resposta:

É o início do ano letivo. Primeiro dia de aula.

03. Aprendemos que um diário como qualquer tipo de texto precisa de uma organização da escrita em sequência. E que essa organização pode ser cronológica, pode ser por importância de assunto ou aleatório.

a) Como foi organizado o diário de Serafina? Explique:

     Aleatório, pois falou de vários assuntos.

04. Retire do texto um trecho que comprove o uso da primeira pessoa (eu) no registro.

      “Eu ainda não contei nada sobre as aulas...”

05. Sabemos que o uso da pontuação é muito importante em qualquer tipo de texto, e que ela pode ser muito expressiva.
a) Em que momento do texto a autora conseguiu passar para você, uma emoção a mais? Observe a pontuação!

    Quando ela usa interjeição.

  b) Justifique a sua escolha:

      Ela usou a interjeição quando estava suspirando pelo novo Chiquinho, admirando o olhar, os olhos.

06. A forma como Serafina se expressa em seu diário revela que sentimentos? Marque com um X as respostas corretas:

(  ) Raiva
( x ) alegria (  ) amor (  ) fé

(  ) confiança (  ) impaciência
( x ) curiosidade

07.  Releia a frase:
“Parece que os Franciscos estão sempre atravessando o meu caminho.”
a) Explique com suas palavras o que Serafina quis dizer com essa frase.

Resposta pessoal.

8- Durante a nossa vida utilizamos em diversos momentos a linguagem formal e a linguagem informal, observando sempre a ocasião e o objetivo que pretendemos.

a) Nesse texto que você leu que tipo de linguagem foi usada e por quê?

Linguagem informal, coloquial. Porque é uma conversa entre amigos.

9- Nas frases abaixo pinte de acordo com a legenda:

Vermelho – para os verbos.
Azul – para os substantivos.
Amarelo – para os adjetivos.

a) “...pois eu não aguentei e perguntei.”

b) “Ora, porque me lembrei daquele Chiquinho...”

c) “Com aqueles cílios longos e tão viradinhos!”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário