sexta-feira, 15 de outubro de 2021

CARTAZ: CAMPANHA MATA A INFÂNCIA - MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO -RS - COM GABARITO

 Cartaz: Campanha Mata a infância


Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNW2wDx7PiQuRgiZyW08EuMY1VY8VRHRUdQ0T9JcajYLttx15lB-ajOyTJRikZHPEllwG3Xhn6YI8rN9UpnbdC6QONAKY6opUdi27L1kzl9M-FHv_GKP8-JRopP-HJQPXBTHs2UmM8Hes/s225/mata.jpg

Campanha Quem emprega crianças mata a infância. Ministério Público do Trabalho, RS.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 198-9.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é o objetivo desse texto?

      Manifestar-se contra o trabalho infantil, envolvendo o leitor nessa causa.

02 – Sobre as imagens que compõem o cartaz, responda:

a)   Que ambiente é usado como cenário do cartaz?

Uma cozinha.

b)   Que detalhes da imagem confirmam sua resposta anterior?

Ao fundo observam-se armários e, em primeiro plano, há uma torneira, indicando uma pia de cozinha, cheia de louças a serem lavadas.

c)   Que elementos da imagem estão diretamente associados à infância?

Um ursinho de pelúcia e alguns utensílios domésticos de brinquedo, como xícaras, panelinhas e pratinhos.

d)   Qual pode ter sido a intenção de associar elementos que remetem à infância ao ambiente usado como cenário do cartaz?

Espera-se que o aluno perceba que a intenção é mostrar que o trabalho doméstico prejudica a infância.

e)   Em sua opinião, por que o ursinho de pelúcia está com os olhos tapados por esparadrapos?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma forma de representar a privação da infância provocada pelo trabalho infantil.

03 – Releia o texto que aparece no cartaz:

        “Quem emprega crianças mata a infância.”

a)   Em que sentido a forma verbal “mata” foi empregada no texto?

No sentido de retirar, de privar, de não permitir que a criança viva a sua infância plenamente.

b)   Qual é a importância da frase para a compreensão da imagem?

A frase colabora para que o objetivo do cartaz seja alcançado, ela esclarece o que está sendo representado na imagem.

04 – Você acha que as imagens utilizadas no cartaz contribuíram para que a campanha alcançasse seu objetivo?

      Resposta pessoal do aluno. Espera-se que o aluno responda que sim e perceba que as imagens causam impacto, têm caráter apelativo e sugerem que infância e trabalhos domésticos não devem se misturar.

05 – Em sua opinião, que prejuízos o trabalho infantil traz às crianças e adolescentes que o praticam?

      Resposta pessoal do aluno. Professor, discuta com os alunos o fato de que o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento psicológico, físico, emocional, intelectual e social da criança e do adolescente. Além da perda de direitos básicos, como educação e lazer, as crianças e adolescentes que trabalham costumam ter outros problemas, como fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas respiratórios. Trabalhos que exigem esforço físico extremo podem prejudicar o crescimento, ocasionar lesões na coluna e produzir deformidades. Além disso, os impactos psicológicos também são consideráveis, especialmente na capacidade de aprendizagem, no relacionamento interpessoal e na autoestima. 

06 – O texto mostra que dar emprego a uma criança é uma forma de matar a infância. Em sua opinião, de que outras formas a infância pode ser destruída?

      Infelizmente, as crianças e adolescentes ainda são vítimas dos mais diversos abusos, sejam eles físicos, sexuais ou emocionais. Entre as formas de agressão à criança e ao adolescente estão a exploração sexual, o tráfico humano, o recrutamento para o crime, o abandono etc.

07 – Que consequências a destruição da infância pode acarretar para a sociedade?

      Resposta pessoal do aluno. Professor, discuta com os alunos algumas das consequências políticas, econômicas e sociais do trabalho infantil. As crianças e adolescentes que trabalham tendem a abandonar a escola ou apresentam desempenho abaixo do esperado, o que gera cidadãos menos conscientes e preparados para ingressar no mercado de trabalho e fazer parte da vida em sociedade, alimentando o ciclo da pobreza e da desigualdade. 

08 – Por qual nome é conhecido esse conjunto de leis?

      ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Professor, seria interessante discutir com os alunos algumas características desse conjunto de leis enquanto gênero textual.

09 – Faça uma pesquisa e identifique quais artigos desse conjunto de leis proíbem o trabalho infantil.

      O artigo 60 do capítulo V, que afirma que “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz”. Professor, leia com os alunos também os artigos 61 a 69, que se referem ao direito à profissionalização e à proteção no trabalho.  

10 – Podemos dizer que esse conjunto de leis é totalmente respeitado em nosso país? Por quê?

      Espera-se que os alunos percebam que não, pois ainda há muitas crianças e adolescentes que não contam com a proteção integral que deveria ser assegurada pelo ECA.

 





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