domingo, 24 de outubro de 2021

CRÔNICA: OLHE-SE NO ESPELHO - LYA LUFT - COM GABARITO

 CRÔNICA: OLHE-SE NO ESPELHO

                Lya Luft

   No mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma plateia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.

        Foi um momento inesquecível! A plateia inteira fez um ‘oooohh’ de descrédito.

       Aí fiquei pensando: “poxa, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?”

       Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado ‘juventude eterna’. Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

      Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se “mudança”. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.

       Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.

       [...]

       Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Entendendo o texto

 01. O texto acima é exemplo de um(a)

     a) crônica narrativa, pois apresenta uma história com personagens, ambiente e enredo, sobre tema do cotidiano.

     b) crônica narrativa, pois, apesar de ter uma argumentação, está escrita na 1ª pessoa, o que vai contra as características do gênero.

     c) crônica argumentativa, pois expõe uma reflexão sobre uma questão do cotidiano vivida pela autora, trazendo seu ponto de vista sobre o assunto.

     d) crônica argumentativa, pois traz uma questão do cotidiano exposta de forma impessoal, para que o próprio leitor possa formar sua opinião sem ser guiado pelas próprias impressões da autora.

    e) conto, pois traz uma narrativa com um número indeterminado de personagens passando por uma situação inicial que é desenvolvida ao longo do texto.


02. Segundo Lya Luft,

      a) a mudança é essencial para que as pessoas se sintam mais jovens, desde que aliada às cirurgias plásticas.

      b) de nada adianta as pessoas recorrerem às cirurgias plásticas se não procurarem mudanças que trarão mais qualidade de vida.

      c) a mudança impede o envelhecimento das pessoas, mantendo-as sempre jovens, seja na aparência ou no comportamento.

     d) os métodos avançados utilizados pela tecnologia em procedimentos estéticos poderão fazer até pessoas de 120 anos terem ainda uma aparência jovem.

     e) as pessoas que assistiam a sua palestra ficaram impressionadas com sua aparência devido ao pequeno número de cirurgias plásticas a que a autora se submeteu.


03. Entre as características que definem uma crônica, podem ser destacadas as principais:

   a) a narração em primeira pessoa e o uso expressivo da pontuação.

   b) um modelo fixo, como um diálogo inicial seguido de argumentação objetivo.

  c) o emprego de linguagem acessível ao leitor e a abordagem de fatos do cotidiano.

 d) a existência de trechos cômicos, engraçados, e a narrativa restrita ao passado do autor.

  e) a ausência de reflexões de cunho pessoal e o emprego de linguagem em prosa poética. 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário