segunda-feira, 11 de outubro de 2021

REPORTAGEM: A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA DE QUALIDADE(FRAGMENTO) - RITA LOIOLA - COM GABARITO

 Reportagem: A importância da ciência de qualidade (Fragmento)

                    Rita Loiola

        A última edição da revista Science chama atenção para esse conhecido paradoxo da ciência: a valorização do número de publicações, que indica a produtividade acadêmica, mas, por outro lado, pode incentivar a queda de qualidade e favorecer a desonestidade. De acordo com dois comentários publicados no periódico, a avaliação quantitativa tem feito a ciência evoluir de forma “dramática e inquietante” e ajudado a promover fraudes, a falta de transparência e uma série de equívocos.

        “Há, certamente, uma possibilidade de que os incentivos para a publicação constante de artigos esteja impedindo o próximo Newton, ou prêmio Nobel, de surgir. Todos os grandes pesquisadores têm muito trabalho, mas apenas um ou dois flashes de brilhantismo pelos quais são lembrados”, disse ao site de VEJA a geofísica Marcia McNutt, editora-chefe da Science e autora de um dos textos publicados na revista. “Temos que prestar atenção a poucos e bons artigos, e não a um grande número de textos medíocres, publicados facilmente na internet.”

        LOIOLA, Rita. A importância da ciência de qualidade (e não de quantidade). São Paulo: Veja, 9 maio 2016. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/a-importancia-da-ciencia-de-qualidade-e-nao-de-quantidade/. Acesso em: 17 mar. 2019.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 93-4.

Entendendo a reportagem:

01 – Chama-se paradoxo ideias que se contradizem ou são aparentemente sem lógica ou nexo. Que paradoxo da ciência é apontado no texto?

      A valorização do número de publicações, indicando a produtividade acadêmica, mas que acaba favorecendo a queda da qualidade e a publicação de pesquisas medíocres.

02 – De que modo a Ciência é posta em risco por esse paradoxo?

      Se os pesquisadores precisam produzir muito, acabam cometendo equívocos e a transparência do processo de pesquisa diminui. Eles ficam sobrecarregados e não conseguem amadurecer suas pesquisas de modo inovador, o que demanda tempo.

03 – Você conhece o periódico científico Science? Pesquise e registre informações que indiquem seu público leitor e a importância científica que ele possui.

      Science é uma revista científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência desde 1880. É um dos periódicos científicos mais prestigiados do mundo, lido por quase 600 mil pessoas, já que conta com suporte on-line. Publica pesquisas científicas e comentários sobre elas, notícias ligadas à Ciência e outros assuntos de interesse científico e tecnológico. É destinada à comunidade acadêmica e também lida por jornais e revistas de divulgação científica.

04 – Por que Marcia McNutt cita ser importante surgir o “próximo Newton, ou Prêmio Nobel”? Que importância têm sir Isaac Newton e o Prêmio Nobel? Pesquise para responder.

      Newton foi um físico e matemático muito importante para a história da ciência. No final do século XVII, descreveu a lei gravitacional universal e três leis – as chamadas Leis de Newton – que embasaram as teorias e aplicações da mecânica clássica. Sua produção foi bastante brilhante e expressiva para a Ciência. O Prémio Nobel consiste em seis premiações concedidas por instituições suecas e norueguesas a pessoas que contribuíram de modo significativo nas áreas de ativismo pela paz, economia, física, literatura, medicina e química. A geofísica Marcia McNutt usa esses exemplos para mostrar que a produtividade excessiva impede o progresso de pesquisas de qualidade, que possam ser reconhecidas.

05 – Que função o verbo (disse) em destaque possui?

      Possui a função de delimitar uma fala e indicar a sua autoria.

06 – Reescreva o último parágrafo em discurso indireta.

      Sugestão: A geofísica Marcia McNutt, editora-chefe da Science e autora de um dos textos publicados na revista considera ser bem possível que os incentivos para a publicação constante de artigos estejam impedindo o próximo Newton, ou Prêmio Nobel, de surgir. Todos os grandes pesquisadores têm muito trabalho, mas apenas um ou dois flashes de brilhantismo pelos quais são lembrados. Ela alerta para a importância de prestarmos atenção aos poucos e bons artigos, e não a um grande número de textos medíocres, publicados facilmente na internet.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário