segunda-feira, 11 de outubro de 2021

REPORTAGEM: COM MEDO DO AEDES, 85% DOS BRASILEIROS AFIRMAM TER MUDADO HÁBITOS (FRAGMENTO) - YARA AQUINO - COM GABARITO

 Reportagem: Com medo do Aedes, 85% dos brasileiros afirmam ter mudado hábitos (fragmento)

         Yara Aquino

        A população foi considerada a principal responsável pela proliferação do mosquito Aedes aegypti por 74,7% dos entrevistados ouvidos na 130ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada hoje (24). Outros 7,4% responderam que as prefeituras são culpadas pela proliferação do mosquito que transmite dengue, vírus zika e a febre chikungunya. Para 6,2%, o responsável é o governo federal e, 1% os governos estaduais. A maioria dos entrevistados (88%) disse que tem receio de contrair alguma doença transmitida pelo mosquito e 85,2% afirmaram que, para se proteger, adotaram alguma medida ou mudaram hábitos.

        [...]

        A pesquisa da CNT, encomendada ao Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2016.

           AQUINO, Yara. Com medo do Aedes, 85% dos brasileiros afirmam ter mudado hábitos. Portal Agência Brasil, 24 fev. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/com-medo-do-aedes-85-dos-brasileiros-afirmam-ter-mudado-habitos. Acesso em: 18 mar. 2019.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 97.

Entendendo a reportagem:

01 – Quem são os entrevistados da pesquisa e a quem eles responsabilizam pela proliferação do Aedes aegypti?

      A população, ou seja, eles mesmos.

02 – Considerando a porcentagem de entrevistados que responsabilidade o governo estadual, reescreva a oração em destaque iniciando-a por “Aproximadamente 1% [...]”.

      Aproximadamente 1% dos entrevistados acredita que a proliferação do mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade do governo estadual.

03 – Que hábitos você costuma adotar para se proteger dos mosquitos e prevenir a proliferação deles?

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário