terça-feira, 12 de outubro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): SEGUE O SECO - CARLINHOS BROWN - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): SEGUE O SECO

                                                    Carlinhos Brown

A boiada seca

Na enxurrada seca

A trovoada seca

Na enxada seca

 

Segue o seco sem sacar que o caminho é seco

sem sacar que o espinho é seco

sem sacar que o seco é o Ser Sol

Sem sacar que algum espinho seco secará

E a água que sacar será um tiro seco

E secará o seu destino, seca


 Ô chuva vem me dizer

Se posso ir lá em cima pra derramar você

Ó chuva preste atenção

Se o povo lá de cima vive na solidão

Se acabar não acostumando

Se acabar parado calado

Se acabar baixinho chorando

Se acabar meio abandonado

Pode ser lágrimas de São Pedro

Ou talvez um grande amor chorando

Pode ser o desabotoado céu

Pode ser coco derramado.

A boiada seca

Na enxurrada seca

A trovoada seca

Na enxada seca

 

 Entendendo o texto

01. Nesse texto, o eu lírico se refere

(A) a seca e o sofrimento que ela causa as pessoas.

(B) a ausência da chuva.

(C) aos danos causados ao homem.

(D) a saída do homem do campo.

 

02. Que palavra da letra da canção pode sintetizar o texto?

(A) sofrimento. 

(B) solidão.

(C) chuva.                                                      

(D) seca.    

 

03. A certa altura da letra, o eu lírico se dirige a um interlocutor que foi personificado e lhe fez um pedido. Quem é esse interlocutor?

  (A)  a água. 

  (C) o povo.

  (B)  a chuva.       

  (D) a trovoada.

04. O trecho da canção utiliza diferentes recursos de construção textual, para a criação do efeito de seca. Um dos recursos consiste:

  (A) na ausência de pontuações.

  (B) no emprego de pleonasmos.

  (C) na repetição de um mesmo som.

  (D) na utilização de léxico regional.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário