CRÔNICA: O FUTEBOL E A MATEMÁTICA
Moacyr Scliar
Modelo matemático prevê gols no futebol Mundo, 23.mar.99
O técnico reuniu o time dois dias antes da partida com o tradicional
adversário. Tinha uma importante comunicação a fazer.
- Meus amigos, hoje começa uma nova fase na vida do nosso clube. Até agora,
cada um jogava o futebol que sabia. Eu ensinava alguma coisa, é verdade, mas a
gente se guiava mesmo era pelo instinto. Isso acabou. Graças a um dos nossos
diretores, que é um cara avançado e sabe das coisas, nós vamos jogar de maneira
completamente diferente. Nós vamos jogar de maneira científica.
Abriu uma pasta e de lá tirou uma série de tabelas e gráficos feitos em
computador.
- Sabem o que é isso? É o modelo matemático para o nosso jogo. Foi feito com
base em todas as partidas que jogamos contra o nosso adversário, desde 1923.
Está tudo aqui, cientificamente analisado. E está aqui também a previsão para a
nossa partida. Eles provaram estatisticamente que o adversário vai marcar um
gol aos 12 minutos do primeiro tempo. Nós vamos empatar aos 24 minutos do
segundo tempo e vamos marcar o gol da vitória aos 43 minutos. Portanto, não
percam a calma. Esperem pelo segundo tempo. É ai que vamos ganhar.
Os jogadores se olharam, perplexos. Mas ciência é ciência; tudo o que eles
tinham a fazer era jogar de acordo com o modelo matemático.
Veio o grande dia. Estádio lotado, começou a partida, e, tal como previsto, o
adversário fez um gol aos 12 minutos. E aí sucedeu o inesperado.
Um jogador chamado Fuinha, um rapaz magrinho, novo no time, pegou a bola,
invadiu a área, chutou forte e empatou. Cinco minutos depois, fez mais um gol.
E outro. E outro. O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore nunca
registrado na história dos dois times.
Todos se cumprimentavam, felizes. Só o técnico não estava muito satisfeito:
- Gostei muito de sua atuação, Fuinha, mas você não me obedeceu. Por que não
seguiu o modelo matemático?
O rapaz fez uma cara triste:
- Ah, seu Osvaldo, eu nunca fui muito bom nessa tal de matemática. Aliás, foi
por isso que o meu pai me tirou do colégio e me mandou jogar futebol. Se eu
soubesse fazer contas, não estaria aqui, jogando para o senhor.
O técnico suspirou. Acabara de concluir: uma coisa é o modelo matemático. Outra
coisa é a vida propriamente dita, nela incluída o futebol.
Entendendo o texto
01. Releia:
"Graças a um dos nossos diretores, que é um cara
avançado e sabe das coisas, nós vamos jogar de maneira científica."
a) Quem disse essas frases?
O técnico do time.
b) Quem está representado pela palavra nós no trecho destacado?
O time e o técnico.
c) Qual a classe gramatical de nós?
Pronome pessoal do caso reto.
d) Localize no texto uma palavra ou expressão que tenha significado contrário ao da expressão "maneira científica".
Pelo instinto.
02 " — Sabem o que é isso?
É o modelo
matemático para o nosso jogo."
· O que o modelo utilizava da matemática?
Foi feito com base em todas as
partidas jogadas pelo time desde 1923.
03 - Marque a palavra que representa o significado da
palavra destacada em cada frase.
a) Eles provaram estatisticamente que o adversário vai
marca um gol.
(A) praticamente.
(B) concretamente.
(C) cientificamente.
b) Os jogadores se olharam, perplexos
(A) sorridentes.
(B) espantados.
(C) tristes.
c) O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore
nunca visto.
(A) problema.
(B) fenômeno.
(C) resultado.
04 - Qual a justificativa dada pelo jogador para não
seguir o modelo matemático " do técnico?
"— Ah seu
Osvaldo, eu nunca fui muito bom nessa tal de matemática."
05 - Depois do jogo, qual foi a conclusão a que o técnico
chegou sobre o "modelo matemático"?
- "... uma
coisa é o
modelo matemático. Outra
coisa é a
vida propriamente dita,
nela incluída o futebol."
06 - A crônica “O futebol e a matemática” é uma narrativa,
isto é, um texto
escrito com a
intenção de contar uma história
inventada.
·Marque as afirmações
corretas sobre a crônica lida.
(A) A história é contada por um narrador - personagem.
(B) A história é contada por um narrador-observador.
(C) Não há registro das falas das personagens.
(D) Há registro das falas das personagens.
07- "Graças a um dos nossos diretores, que é um cara avançado..."
"O rapaz fez uma cara triste."
· Qual é o sentido da palavra cara em cada uma das frases?
Na primeira é uma
gíria, que significa a pessoa.
Na
segunda refere-se a expressão triste.
Quem são os personagens da crônica?
ResponderExcluirE muito bom
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