domingo, 31 de outubro de 2021

NOTÍCIA: O DESABAFO DO FABRICANTE DE CANUDOS: "DE REPENTE SOMOS VILÕES" (FRAGMENTO) - MARIANA DESIDÉRIO - COM GABARITO

 Notícia: O desabafo do fabricante de canudos: “De repente somos vilões” (Fragmento).

          Onda ecológica já afeta o negócios de empresa na Mooca, que cobra educação dos consumidores: "o canudo não chega até o mar sozinho"

Por Mariana Desidério

Publicado em: 02/08/2018 às 06h00

Canudos de plásticos: vilões?

        [...]

        “Tem muita desinformação nessa discussão. Dizem que os canudos plásticos não podem ser reciclados. Mas eles podem, sim. Condenam o plástico, mas ele tem funções importantíssimas na sociedade. E o mais importante: o canudo usado não chega sozinho até o mar. Alguém colocou ele lá. E foi alguém que não deu a destinação correta”, afirma Valney Aparecido, gerente-geral da Plastifer. Instalada na Mooca, em São Paulo, a empresa está há 50 anos no mercado, tem 25 funcionários e fabrica única e exclusivamente canudos.

        Uma das informações que circulam na internet é de que os canudos não podem ser reciclados porque seriam muito leves. No entanto, o gerente-geral da Plastifer garante que o produto é, sim, reciclável. “Nós aqui na fábrica temos um material que acaba indo para descarte, e com ele podem ser feitos balde, pás, capas de vassouras, brinquedos, uma infinidade de produtos”, afirma.

        [...]

DESIDÉRIO, Mariana. O desabafo do fabricante de canudos: “De repente somos vilões”. São Paulo: Exame, 2 ago. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/pme/com-a-palavra-o-fabricante-de-canudos-de-repente-somos-viloes/. Acesso em: 12 jan. 2019.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 268-9.

Entendendo a notícia:

01 – O gerente-geral da Plastifer, contra a acusação de que canudos de plásticos não são recicláveis, faz a defesa de seu produto utilizando alguns argumentos. Explique com suas palavras quais são esses argumentos.

      Ele argumenta dizendo que o plástico do canudo pode ser reciclado, que o canudo usado chega ao mar porque não foi dada a ele a destinação correta. Além disso, o canudo tem uma função importante na sociedade.

02 – Localize no texto os advérbios unicamente e exclusivamente e copie a frase.

      “Instalada na Mooca, em São Paulo, a empresa está há 50 anos no mercado, tem 25 funcionários e fabrica única e exclusivamente canudos”.

03 – Nesse contexto, a forma com o sufixo apenas no último advérbio é a mais adequada? Justifique sua resposta.

      Nesse contexto de texto jornalístico, em que se privilegia a concisão, a forma abreviada do primeiro advérbio é mais adequada.

04 – Escreva uma frase empregando esses dois advérbios relacionados ao mesmo verbo.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Suas críticas foram dirigidas, única e exclusivamente, ao concorrente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário