terça-feira, 5 de junho de 2018

FÁBULA: O SABIÁ E O URUBU - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

Fábula: O SABIÁ E O URUBU
                MONTEIRO LOBATO

        Era à tardinha. Morria o sol no horizonte enquanto as sombras se alongavam na terra. Um sabiá cantava tão lindo que até as laranjeiras pareciam absortas à escuta.
        Estorce-se de inveja o urubu e queixa-se:
      – mal abre o bico este passarinho e o mundo se enleva. Eu, entretanto, sou um espantalho de que todos fogem com repugnância… se ele chega, tudo se alegra; se eu me aproximo, todos recuam… eles, dizem, traz felicidade; eu, mau agouro… a natureza foi injusta e cruel para comigo. Mas está em mim corrigir a natureza; mato-o, e desse modo me livro da raiva que seus gorjeios me provocam.
       Pensando assim, aproximou-se do sabiá, que ao vê-lo armou as asas para a fuga.
      – não tenhas medo, amigo! venho para mais perto a fim de melhor gozar as delícias do canto. Julga que por ser urubu não dou valor à obras-primas da arte? vamos lá, cante! cante ao pé de mim aquela melodia com que há pouco você extasiava a natureza.
    O ingênuo sabiá deu crédito àqueles mentirosos grasnos e permitiu que dele se aproximasse o traiçoeiro urubu. Mas este, logo que o pilhou ao alcance, deu-lhe tamanha bicada que o fez cair moribundo.
       Arquejante, com os olhos já vidrados, geme o passarinho:
       – que mal fiz eu para merecer tanta ferocidade?
      – que mal fez? é boa! cantou! … cantou divinamente bem, como nunca nenhum urubu há de cantar. Ter talento: eis o grande crime!
      Moral da história: A inveja não admite o mérito.

LOBATO, MONTEIRO. FÁBULAS.
SÃO PAULO. EDITORA BRASILIENSE, 1994.
  Entendendo a Fábula:
01 - Qual é o título do texto?
      O sabiá e o urubu.

02 - Quem é o autor?
      Monteiro Lobato. 

03 - Quantos parágrafos há no texto?
      O texto possui 10 parágrafos. 

04 – Quais são os personagens do texto?
      Os personagens do texto são o sabiá e o urubu. 

05 – O que todos acham do sabiá?
      Quando ele canta o mundo se eleva, todos se alegram, todos acham que ele traz felicidade. 

06 – O que todos sentem em relação ao urubu?
      Todos fogem com espanto, repugnância e recuam, eles pensam que o urubu traz mau agouro.

07 - O que o urubu acha da natureza?
      Ele acha que a natureza foi injusta e cruel. 

08 – O que o urubu decidiu fazer ao sabiá? e por quê?
      Ele decidiu matar o sabiá, para se livrar da raiva que sentia da beleza de seu canto. 

09 – O texto contém algumas palavras grifadas, procure seu significado no dicionário e escreva o que mais se adapta ao texto:
Absortas: extasiadas
Estorce-se: debater-se
Enleva: encanta
Repugnância: aversão
Ingênuo: inocente
Grasnos: gritar com voz desagradável
Moribundo: que está quase a morrer
Ferocidade: ar ameaçador.

10 – Explique, com suas palavras, o significado da moral da história: “a inveja não admite o mérito.”
      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário:

  1. Acredito que com este texto daria para trabalhar também a questão do preconceito!Fazer com que os alunos reflitam em relação as semelhanças e diferenças.

    ResponderExcluir