Poema: Lição
de Gramática
David Chericián
Eu estou, você está,
e ela está, e ele também;
e todos os que estavam estiveram
e estão muito bem.
e ela está, e ele também;
e todos os que estavam estiveram
e estão muito bem.
Estamos, estaremos
nós, ela e ele
estarão lado a lado, e eu, que estive,
estarei.
E, se acaso estivesse
alguém que não tenha estado naquela vez,
bem-vindo!, porque estar é o que importa
-- e que todos estejam.
(In: Poesia latino-americana para meninos e meninas.
São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 33.)
Entendendo o poema:
01 – O título do poema é
“Lição de Gramática”. Nele, uma classe de palavras recebeu uma atenção
especial. Das classes de palavras relacionadas a seguir, qual tem destaque no
poema?
a) Substantivo.
b) Adjetivo.
c) Artigo.
d) Pronome.
e) Verbo.
02 – Observe as formas
verbais empregadas no texto.
a)
De que verbo elas são?
Do verbo estar.
b)
Esse verbo geralmente indica ação, estado ou
fenômeno natural?
Geralmente indica estado.
03 – O poema apresenta
formas verbais e pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as
colunas:
a)
1ª pessoa do discurso, no singular.
b)
2ª pessoa do discurso, no singular.
c)
3ª pessoa do discurso, no singular.
d)
1ª pessoa do discurso, no plural.
e)
3ª pessoa do discurso, no plural.
(c) “Ela está”.
(e) “Ela e ele estarão”.
(a) “Eu estou”.
(b) “Você está”.
(d)
“Estamos, estaremos nós”.
04 – Observe as formas
verbais empregadas nestes trechos do poema: “Eu estou, você está”
“Todos os que estavam estiveram”.
“Estamos, estaremos nós”.
“Ela e ele estarão lado a
lado”.
a)
Quais dessas formas expressam a noção de
tempo passado?
Estavam, estiveram.
b)
Quais expressam a noção de tempo presente?
Estou, está.
c)
Quais expressam a noção de tempo futuro?
Estaremos, estarão.
05 – Compare as formas
verbais consideradas na questão anterior com as destacadas nestes outros
trechos do poema:
“E,
se acaso estivesse alguém”
“E
que todos estejam”.
a)
Quais delas são formas verbais que expressam
a ideia de que as ações com certeza
acontecem, aconteceram ou acontecerão?
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos na questão 4.
b)
Quais expressam a ideia de que as ações talvez venham a acontecer?
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos nesta questão.
c)
Identifique o modo em que estão as formas
verbais consideradas.
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos na questão 4
estão no indicativo e as presentes nos trechos reproduzidos nesta questão estão
no subjuntivo.
06 – Compare estes trechos
do poema:
“Todos
os que estavam estiveram / e estão muito bem”.
“Ela
e ele / estarão lado a lado, e eu, que estive, / estarei”.
Qual é a ideia transmitida
por esses versos? Assinale a resposta correta.
a)
Estar com outras pessoas causa desconforto,
pois as pessoas são individualistas e preferem ficar sozinhas.
b)
O eu lírico do poema gostaria de estar com
outras pessoas, mas não pode; por isso se sente só.
c)
Estar com outras pessoas causa
bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com outras pessoas.
d)
Estar com outras pessoas é impossível, pois
as pessoas do discurso são sempre diferentes e nunca haverá união entre elas.
07 – Com base na última
estrofe, responda: O círculo de pessoas e de relacionamentos é fechado ou
outras pessoas também podem participar dele? Justifique sua resposta com
palavras ou expressões do texto.
O círculo está
aberto a pessoas que queiram participar dele, conforme a expressão “bem-vindo!”
e o verso “E que todos estejam”.