domingo, 5 de janeiro de 2025

NOTÍCIA: SOB O OLHAR DO TWITTER - (FRAGMENTO) - MARTINS, I; LEAL, R. ÉPOCA - COM GABARITO

 Notícia: Sob o olhar do Twitter – Fragmento

        Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer.

        O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados. Superconectados, na verdade, de várias formas.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD1jx-a-WoaBFVDCUdXqm8btjxjg9V3A9ijZeAlgalDgMa8WUgm1uaF_-nQ0YEmJ1bLvoqGSyDijLTr_rEyBncTScRdOSAA0D2O6RD4vM6MnpHPcVM5BZu-1dd0XRLTbhIrzYm19PHRC7xLzgERfQVIttTM8c55nop48-npyPIp-dDAvOxxX8lf-x0OZg/s320/TWITTER.jpeg


        [...] O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet, como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.

MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009 (fragmento adaptado).

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 121.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal ideia transmitida pelo fragmento?

      A principal ideia é que vivemos em uma era marcada pela exposição constante e pelo compartilhamento de informações, onde a linha entre o público e o privado se torna cada vez mais tênue. As redes sociais, como o Twitter, aceleram esse processo, exigindo que as pessoas sintetizem suas ideias em mensagens curtas e as compartilhem com um grande número de pessoas.

02 – Como o Twitter é caracterizado no texto?

      O Twitter é descrito como uma mistura de blog e celular, permitindo que os usuários compartilhem mensagens curtas e instantâneas com um grande número de seguidores. Essa característica o torna um exemplo emblemático da nova forma de comunicação, marcada pela rapidez e pela busca por conexão constante.

03 – Qual a relação entre a quantidade de caracteres em uma mensagem de Twitter e a ideia de síntese?

      A limitação de 140 caracteres nas mensagens do Twitter obriga os usuários a sintetizarem suas ideias de forma concisa e objetiva. Essa necessidade de síntese reflete a dinâmica da comunicação nas redes sociais, onde a atenção do público é disputada a cada segundo.

04 – Como o fragmento aborda a questão da privacidade?

      O fragmento sugere que a ideia de privacidade está em constante transformação, com a crescente exposição da vida pessoal nas redes sociais. A facilidade com que informações podem ser compartilhadas e disseminadas na internet desafia a noção tradicional de privacidade, levando muitos a questionar até que ponto desejam compartilhar aspectos de suas vidas.

05 – Qual a importância do Twitter como exemplo nesse contexto?

      O Twitter é utilizado como exemplo para ilustrar a nova dinâmica da comunicação e a crescente importância das redes sociais na vida das pessoas. Sua popularidade e as características únicas de sua plataforma o tornam um caso emblemático das mudanças que estão ocorrendo na forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário