domingo, 5 de janeiro de 2025

NOTÍCIA: A FLEXIBILIDADE IDEOLÓGICA - FRAGMENTO - JOÃO JONAS VEIGA SOBRAL - COM GABARITO

 Notícia: A FLEXIBILIDADE IDEOLÓGICA – Fragmento

             João Jonas Veiga Sobral

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        Cecília Meireles comenta a discussão sobre gênero no poema "motivo". Impõem a si a condição de "poeta" é questionada a designação "poetista", Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa / não sou alegre nem sou triste: / sou poeta". A sugestão é significativa, uma vez que em língua defende se que não há marca de masculino nos substantivos, mais de neutralidade pois o que se convencionou masculino é a ausência de marcar feminina. isso posto é possível afirmar que aquele que "poetiza" é poeta. assim, Cecília não é uma mulher que escrever poemas, é um escritor ou escritora que expressa sua veia poética em versos (Vale apena comparar a postura de Cecília à da presidente Dilma Rousseff em relação às flexões poética e a presidente ambas adotam flexões destinta para marcar proposta semelhantes: a valorização da mulher e, principalmente a fermizacão da língua como questionamentos de práticas sociais) os exemplos servem como base para análise sobre marcas internacionalidade no discurso. É importante ressaltar que as escolhas das flexões poetisa e "presidente". dependendo do contexto ou da intenção do enunciador, não desmerecem a condição feminina nem são necessariamente pejorativas. As sutilezas de sentidos são apreendidas com compreensão do contexto em que as flexões estejam enseridas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6-nk4zZPwlsJm4MT7PEXFirvNkCZo20Bba3x4PRsvqLsTjpXWiHRUwTHM1CrTil0FKoopLGBEnn-fwRg_aldd9k4D86OWJVafgNPILWJJD2NcaOMqkTnEPZf97kVA_f9G13wJMrcQrW8JgWahT61O7KL-SkHc303hSlbJoY6_6voayC50_V9aKwT-GUc/s320/cecilia-meireles-obras-e-melhores-poemas-da-jornalista-brasileira.jpg


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João Jonas Veiga Sobral. Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/99/artigo304245-1.asp. Acesso em: 25/11/2015.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 36-37.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal tese defendida pelo autor ao analisar a postura de Cecília Meireles em relação à flexão de gênero no termo "poeta"?

      O autor defende que a escolha de Cecília Meireles por usar a flexão neutra "poeta" é uma forma de questionar a imposição de gênero na linguagem e de valorizar a mulher como sujeito ativo da criação poética.

02 – Como o autor compara a postura de Cecília Meireles com a da presidente Dilma Rousseff em relação às flexões de gênero?

      O autor estabelece um paralelo entre as duas figuras, destacando que ambas utilizam flexões de gênero distintas para marcar propostas semelhantes: a valorização da mulher e a questionamento de práticas sociais que impõem uma única forma de expressão.

03 – Qual a importância de analisar as escolhas de flexões de gênero como "poetisa" e "presidente" em diferentes contextos?

      A análise dessas escolhas permite compreender como a linguagem é utilizada para construir identidades e como as flexões de gênero podem carregar diferentes significados dependendo do contexto e da intenção do enunciador.

04 – O que o autor quer dizer ao afirmar que as sutilezas de sentidos são apreendidas com a compreensão do contexto em que as flexões estão inseridas?

      O autor ressalta que o significado das palavras e das flexões não é fixo, mas varia de acordo com o contexto em que são utilizadas. É fundamental considerar o momento histórico, a situação comunicativa e as intenções do falante para interpretar corretamente o sentido de uma expressão.

05 – Qual a relação entre a flexibilidade ideológica e as escolhas de flexões de gênero na linguagem?

      A flexibilidade ideológica se manifesta na linguagem através da possibilidade de questionar e reconfigurar as normas gramaticais e as convenções sociais. As escolhas de flexões de gênero são um exemplo dessa flexibilidade, pois permitem desafiar as imposições de gênero e construir novas formas de expressão.

 

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