quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

NOTÍCIA: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CRESCE QUASE 70% E ATINGE PIOR FEVEREIRO EM 15 ANOS - (FRAGMENTO)- IMAZON - COM GABARITO

 Notícia: Desmatamento na Amazônia cresce quase 70% e atinge pior fevereiro em 15 anos – Fragmento

        Um ano após atingir a maior derrubada da floresta amazônica em pelo menos 14 anos, o Brasil caminha para um novo recorde negativo de desmatamento em 2022. Apenas em fevereiro, foram destruídos 303 km² de mata nativa na Amazônia Legal, o que equivale ao tamanho de Fortaleza. Essa foi a maior área devastada no mês de fevereiro dos últimos 15 anos. Apenas em relação ao mesmo mês do ano passado, a destruição aumentou quase 70%.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUBOXQ_tUFdd2BcJJZ7vb8G4zf4MogwHSNyN4OWcD5jP87fKoZTwuTr9uRiQGGWMHw-jDbnq_ITTawFvu46LS2BS8s3ODcnoj2IUIK7t6hjhnZSf2lObBOBBgFO3iZiedLSK_QV1UVEFh0A2Ul00eWOsP1nGJqbZfgjnviL_5f4zkL72mkG4ak-9TC80A/s320/amazonia.png

        [...]

        “Essa alta é extremamente grave diante da emergência climática que estamos vivendo, já que o desmatamento contribui com o aquecimento global, que por sua vez intensifica as mudanças climáticas que ocasionam os eventos extremos. Relatórios assinados por centenas de cientistas de todo o mundo para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC, têm alertado que, caso não consigamos barrar o aumento do aquecimento global, vamos sofrer com maior frequência e intensidade fenômenos extremos como tempestades e secas. [...], afirma a pesquisadora Larissa Amorim, do Imazon.

        [...]

INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA – IMAZON. Desmatamento na Amazônia cresce quase 70%... disponível em: www.imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-amazonia-cresce-quase-70-e-atinge-pior-fevereiro-em-15-anos. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 59-60.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a principal descoberta apresentada na notícia sobre o desmatamento na Amazônia?

      A principal descoberta foi que o desmatamento na Amazônia Legal atingiu um novo recorde em fevereiro de 2022, com um aumento de quase 70% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Essa taxa de destruição da floresta é a maior dos últimos 15 anos.

02 – Quais são as consequências do aumento do desmatamento na Amazônia para o meio ambiente e o clima global?

      O aumento do desmatamento na Amazônia tem diversas consequências graves, como:

      Aceleração das mudanças climáticas: A floresta amazônica funciona como um sumidouro de carbono, absorvendo grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera. Com o desmatamento, essa capacidade é reduzida, contribuindo para o aumento da concentração de gases do efeito estufa e intensificando o aquecimento global.

      Perda da biodiversidade: A Amazônia abriga uma enorme diversidade de espécies de plantas e animais. O desmatamento destrói habitats e causa a extinção de muitas dessas espécies.

      Alteração do regime de chuvas: A floresta amazônica influencia os padrões de chuva em todo o continente sul-americano. O desmatamento pode levar a mudanças nesses padrões, causando secas e outros eventos climáticos extremos.

03 – Qual o papel do Imazon na divulgação desses dados sobre o desmatamento?

      O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) é uma organização não governamental que monitora o desmatamento na Amazônia através de imagens de satélite. O instituto é responsável por coletar e analisar os dados sobre a perda de cobertura florestal, divulgando os resultados em relatórios e comunicados à imprensa. Dessa forma, o Imazon desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a problemática do desmatamento e no acompanhamento das políticas públicas para combater esse problema.

04 – Quais são os principais fatores que contribuem para o aumento do desmatamento na Amazônia?

      Diversos fatores contribuem para o aumento do desmatamento na Amazônia, como:

      Expansão da agropecuária: A conversão de áreas de floresta em pastagens e lavouras é um dos principais drivers do desmatamento.

      Exploração madeireira ilegal: A exploração ilegal de madeira é outra atividade que contribui para a destruição da floresta.

      Garimpo ilegal: O garimpo ilegal também causa danos ambientais significativos, além de gerar conflitos sociais e de saúde.

      Fraqueza na fiscalização: A falta de fiscalização e o enfraquecimento das leis ambientais facilitam a ação de desmatadores ilegais.

05 – Quais as possíveis soluções para combater o desmatamento na Amazônia?

      Para combater o desmatamento na Amazônia, são necessárias ações em diversas frentes, como:

      Reforço da fiscalização ambiental: Aumentar a presença de agentes ambientais nas áreas de maior risco de desmatamento e fortalecer as ações de combate ao crime ambiental.

      Combate à grilagem de terras: Combater a grilagem de terras e garantir a regularização fundiária.

      Promoção de atividades econômicas sustentáveis: Incentivar atividades econômicas que gerem renda para a população local sem causar danos ao meio ambiente, como o ecoturismo e a produção de produtos florestais não madeireiros.

      Cooperação internacional: Fortalecer a cooperação internacional para combater o desmatamento e apoiar os países da Amazônia na implementação de políticas de conservação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário