sábado, 4 de janeiro de 2025

CARTA: UMA RECLAMAÇÃO E UMA SOLICITAÇÃO - COM GABARITO

 Carta: Uma reclamação e uma solicitação

        Prezados senhores,

        Comprei um tênis em uma das lojas da famosa rede BomTênis e, depois de cinco vezes que o usei, ele rasgou. Como já tinha mais de três meses da compra, fui informado na birosca onde fiz a compra de que deveria entrar em contato com a central. Quase que diariamente eu ligo para esses canalhas para pedir a resolução do meu problema e sempre os atendentes respondem de forma “robótica”, dizendo: Senhor, não temos previsão de receber novamente esse modelo de tênis; Senhor, não podemos fazer a troca por outro modelo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhb5lMWTHspem4XUczqPxcjcdIhHHs04coQev5prboc69jKXulYAwctG1I_QRcx8J_XOwruM3r8ZtGemrGeeu_N8vLqHKEKww7vR70O7MpaTwxGafmsFwef_-mVF8p-cZMh4HbaJ6wrpuz1vtQRCflaBguskLlPcUZNsKgPfcO9zQsJWXtIBh-sw_HRsPs/s320/carta-de-reclamacao.jpg


        Quer dizer, estou há semanas sem um tênis para praticar minhas atividades físicas e eles não podem fazer nada? Paguei um preço monstruoso no tênis e agora eles não querem arcar com a garantia?

        Hoje, para minha surpresa, recebi uma ligação de mais um robô, funcionária da BomTênis, que me informou que o modelo do meu tênis saiu de linha e que não adianta, que eles não podem fazer nada. Só depois de eu quitar todas as 12 parcelas eles poderão pensar sobre o meu caso. Quer dizer então que a BomTênis está preocupada apenas com o dinheiro????? E a satisfação dos clientes?? E o bem-estar das pessoas???

        Gostaria de receber uma resposta concreta, com data para ir até a loja e fazer a troca desse produto horrível que eles vendem nessa espelunca.

        Gostaria de saber também se os atendentes dessa rede conseguem dormir normalmente, pois, sinceramente, se eu tivesse que trabalhar em um pardieiro que vive de embromações como esse lugar, não conseguiria dormir em paz.

        Com certeza, a partir de hoje, farei o possível e o impossível para mostrar ao mercado como essa “grande rede” de uma figa trata seus clientes.

Furiosamente,

Claudionor Hermógenes Pinto

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 3 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 176-177.

Entendendo a carta:

01 – Qual o principal problema relatado por Claudionor na carta?

      O principal problema relatado por Claudionor é o desgaste prematuro do tênis que ele comprou na loja BomTênis. Apesar de ter pago um preço elevado, o produto apresentou defeito após poucas utilizações.

02 – Como a empresa BomTênis tem respondido às reclamações de Claudionor?

      A empresa BomTênis tem respondido de forma evasiva e pouco satisfatória às reclamações de Claudionor. Os atendentes têm utilizado respostas padronizadas e negado a possibilidade de troca ou reparo do produto, alegando que o modelo está fora de linha.

03 – Qual a principal queixa de Claudionor em relação ao atendimento da empresa?

      Claudionor se queixa da falta de empatia e da postura pouco profissional dos atendentes da BomTênis. Ele considera as respostas recebidas como "robóticas" e "embromações", demonstrando uma grande insatisfação com o atendimento ao cliente da empresa.

04 – Qual a intenção de Claudionor ao escrever a carta?

      A intenção de Claudionor ao escrever a carta é expressar sua indignação com a situação, solicitar uma solução efetiva para o problema e alertar outras pessoas sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela BomTênis. Ele busca uma resolução rápida e eficaz, além de uma compensação pelo transtorno causado.

05 – Quais as possíveis consequências da atitude da empresa BomTênis?

      A atitude da empresa BomTênis pode gerar diversas consequências negativas, como:

      Perda de clientes: A insatisfação de Claudionor pode levar outros clientes a deixarem de comprar na loja.

      Dano à reputação da marca: A divulgação da experiência negativa de Claudionor pode prejudicar a imagem da BomTênis no mercado.

      Problemas legais: A recusa da empresa em resolver o problema pode levar Claudionor a buscar seus direitos na justiça.

      Aumento dos custos: A empresa pode ter que investir em ações para recuperar sua imagem e atender às demandas dos clientes insatisfeitos.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário