quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

TEXTO: CARTA ABERTA - QUEM SOMOS - FÓRUM DAS JUVENTUDES GRANDE BH - COM GABARITO

 Texto: Carta aberta

        Quem somos

        O Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da grande Belo Horizonte é uma rede que defende os direitos da juventude e luta pela construção de políticas com essa perspectiva. Criado em 2004, o fórum é uma articulação da sociedade civil, suprapartidária e não confessional.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLv59q1W51QY4DC3EFAo5vsUQubyvrVKnYiy1YXysNT5pw6X1o5KK1hnUZ2FtWI-XQ6rxqwKQep-MSp3hLN0jVDYbsmFPWw0zHk-yFVSx6KQF3WjO-aV2OPbrZET7zknHO2ChSVBTec6EiBA3_GS33QK9eAfBCkwv2xp4l_8WGdXMdwKxCk0SL1U-zHDo/s1600/JOVENS.png


        Onde estamos

        O atual cenário das políticas de juventude em BH não é nada animador: há vários anos, as crianças e os jovens da cidade lutam para garantir os seus direitos, mas até hoje muito pouco foi conquistado. Não foi por falta de tentativa: a juventude vem participando de espaços formais e informais de diálogo com o poder público local, mas não tem sido realmente escutada.

        Prova disso é o descaso com as propostas retiradas das conferências municipais de 2006 e 2008, que ainda não foram colocadas em prática, e o desmonte dos órgãos institucionais de juventude.

        E tem mais: a Prefeitura decidiu criar um tal Centro de Referência da Juventude Viva, projeto milionário que copia o de São Paulo, sem saber se isso mesmo vai atender a cidade querer. Fica fácil perceber que a PBH está mal-informada e distante das habilidades dos e das jovens.

        É nesse contexto que surge a 3ª Conferência Municipal de Juventude, organizada de forma apressada, com má vontade e pouco diálogo. Será que a PBH só quer cumprir as exigências do governo federal e mandar delegadas e delegados para as conferências estadual e nacional da juventude?

        Apesar de não concordarmos com esse processo, não abrimos mão do nosso direito de participar da conferência. Acreditamos que é preciso apontar o que está mal, reafirmar demandas históricas e desenhar políticas que tenham a cara da juventude da cidade.

        O que queremos

        A juventude de Belo Horizonte quer fazer valer os seus direitos: produzir e manifestar a sua arte, viver uma vida sem violência e discriminação, acessar e ocupar os espaços públicos, trabalhar, estudar e morar com dignidade. Quer falar e ser ouvida, sem complicação. Quer mais recursos e transparências para efetivar tudo isso.

        Conheça as principais reivindicações do Fórum para a 3ª Conferência Municipal de Juventude:

·        Reativação do Conselho Municipal de Juventude, em caráter permanente e deliberativo.

·        Fomento cultural aos grupos juvenis de periferia.

·        Aprovação do passe livre.

·        Repúdio à redução da maioridade penal.

·        Criação de um orçamento da juventude, que permita acompanhamento e controle social.

FÓRUM de Entidades e Movimentos Juvenis da Região Metropolitana de BH. Carta aberta. 2011. Disponível em: www.forumsjuventudes.org.br/wp-content/uploads/2011/09/carta_aberta3.jpg. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p.69.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o principal objetivo do Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da Grande Belo Horizonte?

      O principal objetivo do Fórum é defender os direitos da juventude e lutar pela construção de políticas públicas que atendam às necessidades e demandas dos jovens de Belo Horizonte.

02 – Qual a principal crítica do Fórum à atual política de juventude da Prefeitura de Belo Horizonte?

      O Fórum critica a falta de compromisso da Prefeitura com as políticas de juventude, a desconsideração das propostas elaboradas nas conferências municipais anteriores e a falta de diálogo com os jovens na construção das políticas públicas.

03 – Quais são as principais demandas da juventude de Belo Horizonte, segundo o Fórum?

      As principais demandas são: reativação do Conselho Municipal de Juventude, fomento cultural para grupos juvenis de periferia, aprovação do passe livre, repúdio à redução da maioridade penal e a criação de um orçamento da juventude.

04 – Qual é a opinião do Fórum sobre a 3ª Conferência Municipal de Juventude?

      O Fórum considera que a 3ª Conferência Municipal de Juventude foi organizada de forma apressada e com pouca participação dos jovens, demonstrando falta de interesse da Prefeitura em promover um diálogo genuíno com a juventude.

05 – Por que o Fórum considera importante a reativação do Conselho Municipal de Juventude?

      A reativação do Conselho Municipal de Juventude, em caráter permanente e deliberativo, é fundamental para garantir a participação efetiva dos jovens na formulação e acompanhamento das políticas públicas voltadas para a juventude.

06 – Qual a importância do fomento cultural para os grupos juvenis de periferia?

      O fomento cultural para os grupos juvenis de periferia é essencial para promover a inclusão social, o desenvolvimento artístico e a valorização da cultura local.

07 – Por que o Fórum é contra a redução da maioridade penal?

      O Fórum se posiciona contra a redução da maioridade penal, argumentando que essa medida não contribui para a redução da violência e que os jovens infratores devem ser tratados com medidas socioeducativas que visam a sua ressocialização.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário