sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

TEXTO: O ENEM E OS CINCOS EIXOS COGNITIVOS - O QUE É O ENEM?

 Texto: O Enem e os cincos eixos cognitivos

        O que é o Enem?

        O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, foi criado em 1998 com a finalidade de avaliar o desempenho do estudante que concluiu ou está concluindo o ensino médio.

        Como era facultativo, o exame teve nos primeiros anos um número relativamente baixo de participantes. Restringia-se a alunos que, voluntariamente, desejavam fazer uma autoavaliação e conhecer sua real condição para ingressar na universidade ou na vida profissional. Contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 6 milhões de estudantes participam do exame anualmente.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMd0LP0K_PWOG52D6s1q3TMPrjqTZDbs9BQAybkv1cr-qG53xBpF5YB0mPpMaypeTx7frW3JdCFyLmxskPvSt0DFHNoaDe366fxjtORNihfAgWn_13hBICQo8nyij1LpsZACtZL0ucokGNDWiQGtSPG7zZxZJTbUr8fYHzKyOCTj5Cp9UaToxo4irSZlQ/s320/enem-1024x1024.jpg


        
Assim, aos poucos, o Enem foi perdendo o caráter facultativo e ganhando uma importância cada vez maior. Em alguns vestibulares que dão acesso a universidades públicas, por exemplo, a nota obtida no Enem passou a compor a nota final do vestibulando, podendo beneficiá-lo com o acréscimo de alguns pontos. Além disso, certas instituições de ensino superior privadas, por não terem um vestibular próprio, adotaram o Enem como porta de entrada.

        Em 2009, o Ministério da Educação e Cultura surpreendeu o meio escolar com a seguinte novidade: a prova do Enem passaria a ser referência obrigatória para o ingresso de estudantes nas universidades federais de todo o país. Para isso, entre outras providências, publicou um documento importante, a Matriz de Referências para o Enem 2009, no qual divulga competências, habilidades e conteúdos a serem avaliados em todas as grandes áreas, e flexibilizou o modo como a nota do Enem pode ser aproveitada. Essa nova fase do Enem tem sido chamada de “o novo Enem”.

        A Avaliação no Enem

        As provas do Enem não têm em vista avaliar se o estudante é capaz ou não de memorizar informações. Além do conteúdo específico de cada disciplina, o exame tem por objetivo avaliar se o estudante tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética, cidadã.

        Para aferir essas competências, o Enem avalia os cinco eixos cognitivos comuns às quatro áreas do conhecimento — Linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Ciências humanas e suas tecnologias —, além de competências e habilidades específicas nas quatro grandes áreas.

        Os documentos do Enem anteriores a 2009 referiam-se a cinco competências e a 21 habilidades, que, nas provas do exame, eram avaliadas em todas as áreas. Em 2009, entretanto, essas cinco competências gerais ganharam outra denominação, eixos cognitivos, uma vez que cada área passou a avaliar competências e habilidades específicas. Assim, apesar da mudança de nome, os eixos cognitivos ou as antigas competências gerais continuaram os mesmos. Veja: Dominar linguagens (DL); Compreender fenômenos (CF); Enfrentar situações-problema (SP); Construir argumentação (CA) e Elaborar propostas (EP).

        Vejamos o que significa cada um desses eixos.

        Dominar linguagens:

        O eixo cognitivo I refere-se tanto ao domínio da língua portuguesa e de inglês e espanhol quanto ao domínio de outras linguagens mais específicas, como a linguagem da matemática, a linguagem da historiografia, a linguagem artística, a científica, etc.

        Dominar a língua portuguesa é mais do que conhecer as regras da norma-padrão. É também reconhecer a existência de variedades linguísticas, que podem estar em desacordo com a norma-padrão, mas, em alguns casos, ser adequadas à situação e ao gênero, como é o caso, por exemplo, do uso da gíria em algumas histórias em quadrinhos. É ainda reconhecer a adequação ou inadequação da linguagem à situação, tanto na modalidade oral quanto na escrita, seja pelo excesso de formalidade, seja pelo de informalidade.

        Dominar linguagens significa também ser capaz de transitar de uma linguagem para outra, ou seja, ler, por exemplo, um texto literário e uma tabela ou um mapa com temas afins e ser capaz de fazer cruzamentos e extrair deles informações, dados e conclusões.

        Compreender fenômenos

        O eixo cognitivo II tem por objetivo avaliar se o estudante é capaz de construir e aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para compreender, explicar ou indicar as causas e consequências de “fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas”.

        Na prática, isso quer dizer que, para resolver determinada questão de História, por exemplo, pode ser necessário fazer alguns cálculos matemáticos que envolvam porcentagens ou localizar informações em um mapa. Ou, em uma prova de Geografia, partindo de uma tabela ou de um gráfico (linguagens da Matemática) com dados sobre desemprego ou subnutrição, por exemplo, fazer cálculos e, em seguida, inferências sobre políticas governamentais de trabalho e assistência social.

        Determinadas operações, como analisar, levantar hipóteses, comparar, inferir, concluir, entre outras, são ferramentas essenciais para o estudante chegar à melhor resposta ou solução para o problema proposto na questão.

        Enfrentar situações-problema

        As situações-problema das provas do Enem aparecem em questões complexas, que geralmente envolvem mais de uma linguagem ou mais de uma área de conhecimento e diferentes operações mentais.

        O objetivo desse eixo é avaliar se o estudante sabe selecionar, relacionar e interpretar dados para tomar uma decisão. Para fazer isso, ele tem de priorizar algumas informações em detrimento de outras e, com base nesses dados, adotar os procedimentos adequados para alcançar o objetivo, ou seja, resolver a situação-problema.

        Resolver uma situação-problema assemelha-se a participar de um jogo. Para vencer, é necessário analisar a situação, mobilizar recursos, selecionar procedimentos e ações e interpretar todos os dados disponíveis para tomar a melhor decisão.

        Assim, ter êxito numa situação-problema proposta em uma questão do Enem pressupõe enfrentá-la, aceitar os desafios e superá-los, contando com a mobilização de conhecimentos e habilidades em diferentes áreas.

        Construir argumentação

        O objetivo do eixo cognitivo IV é avaliar se o candidato é capaz de relacionar informações — principalmente as fornecidas pelo próprio exame — para construir argumentação consistente. Isso quer dizer que, diante de um tema complexo, o estudante deve primeiramente examiná-lo por diferentes perspectivas, fazendo uso de operações como analisar, comparar, levantar hipóteses, estabelecer relações de causa e efeito, etc., e, depois, posicionar-se diante do tema, isto é, tomar uma posição ou adotar um ponto de vista, e defendê-lo.

        Na prova de redação, esse eixo aparece de forma clara. A proposta de produção de texto normalmente constitui-se de duas partes: um painel de textos que, com diferentes pontos de vista, abordam um assunto comum; e um tema argumentativo explícito, que exige do estudante um posicionamento e a defesa de um ponto de vista. O painel de textos serve para o participante selecionar e relacionar informações que lhe serão úteis para construir a argumentação.

        A prova de redação, contudo, não é a única situação em que a argumentação está presente. Em alguns tipos de questão de múltipla escolha, de diferentes áreas, as alternativas são argumentos que fundamentam uma afirmação ou um princípio apresentado no corpo da questão. A tarefa do estudante, nesse caso, não é propriamente construir argumentos, mas escolher o argumento que melhor justifica uma ideia apresentada.

        Elaborar propostas

        O eixo cognitivo V avalia a possibilidade de o estudante, fazendo uso de conhecimentos formais e adotando uma perspectiva cidadã, propor medidas de “intervenção solidária na realidade”. Isso quer dizer que toda solução pensada para um problema apresentado na prova deve levar em conta não interesses individuais, mas o interesse coletivo, o respeito aos direitos do cidadão e à diversidade sociocultural, a preservação do meio ambiente, a busca de uma sociedade melhor e mais justa.

        Tal qual no eixo IV, esse eixo também aparece muito claramente na prova de redação. Contudo, em questões de múltipla escolha de qualquer área do conhecimento, é com a mesma postura cidadã que o estudante deve examinar as alternativas e escolher as que sejam compatíveis com essa postura. Isso em relação aos mais variados temas que concorrem nesse exame, tais como direitos políticos do cidadão, a devastação da natureza no Brasil, efeitos da globalização, o impacto das redes sociais nas relações humanas, o aquecimento global, etc.

        Você deve ter observado que nem sempre é fácil dissociar um eixo cognitivo de outro. Por isso, é comum que em uma mesma questão esteja implicado mais de um eixo.

        Para o estudante se sair bem no Enem, não há necessidade de conhecer de cor os eixos cognitivos ou de reconhecê-los. Apesar disso, propomos a seguir alguns exercícios de reconhecimento dos eixos, apenas para proporcionar maior familiaridade com eles e a possibilidade de serem mais bem compreendidos.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 3 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 115-118.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o objetivo principal do ENEM?

      O objetivo principal do ENEM é avaliar a capacidade do aluno de pensar criticamente e aplicar conhecimento, não apenas memorizar informações. Ele busca avaliar a capacidade do estudante de compreender, analisar, interpretar e resolver problemas, além de desenvolver habilidades essenciais para a vida acadêmica e profissional.

02 – Como o ENEM evoluiu ao longo do tempo?

      O ENEM evoluiu significativamente ao longo do tempo. Inicialmente facultativo, tornou-se obrigatório para o ingresso em universidades federais, ganhando grande importância no processo seletivo. Além disso, seu foco passou a ser mais voltado para a avaliação de habilidades cognitivas e socioemocionais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a compreensão de diferentes linguagens.

03 – Quais são os cinco eixos cognitivos avaliados no ENEM?

      Dominar linguagens: Compreender e utilizar diferentes linguagens, como a língua portuguesa, a matemática, a linguagem artística e outras.

      Compreender fenômenos: Analisar e interpretar informações para compreender fenômenos naturais, históricos, sociais e culturais.

      Enfrentar situações-problema: Resolver problemas complexos, selecionar e interpretar dados, tomar decisões adequadas.

      Construir argumentação: Formar opiniões, defender pontos de vista e construir argumentos coerentes e fundamentados.

      Elaborar propostas: Propor soluções para problemas sociais, ambientais e outros, considerando aspectos éticos, sociais e ambientais.

04 – Como o ENEM avalia a capacidade do aluno de "Dominar linguagens"?

      O ENEM avalia o domínio de linguagens por meio de questões que envolvem:

      Compreensão e interpretação de textos: Analisar diferentes gêneros textuais, como notícias, artigos, poemas, charges, etc.

      Análise de gráficos, tabelas e imagens: Interpretar e relacionar informações apresentadas em diferentes formatos.

      Produção textual: Elaborar textos argumentativos, dissertativos e outros, demonstrando domínio da língua escrita.

      Exemplo de questão: "Leia o trecho do poema e identifique a figura de linguagem predominante."

05 – O que significa "Compreender fenômenos" no contexto do ENEM?

      "Compreender fenômenos" significa que o aluno é capaz de analisar e interpretar informações para entender como funcionam diferentes aspectos do mundo, como:

      Fenômenos naturais: Mudanças climáticas, terremotos, ecossistemas.

      Processos históricos e geográficos: Evolução social, colonização, migrações.

      Produção tecnológica: Desenvolvimento científico, inovações tecnológicas.

      Manifestações artísticas: Música, pintura, literatura, cinema.

      Exemplo de questão: "Analise o gráfico que mostra a evolução da população brasileira nas últimas décadas e explique as possíveis causas das mudanças observadas."

06 – Como o ENEM avalia a capacidade do aluno de "Enfrentar situações-problema"?

      O ENEM avalia essa habilidade por meio de questões que apresentam situações reais e desafiadoras, exigindo que o aluno:

      Analise a situação: Identifique os problemas, as informações relevantes e as possíveis soluções.

      Selecione e interprete dados: Utilize informações fornecidas no enunciado ou em gráficos, tabelas, etc.

      Tome decisões: Escolher a melhor estratégia para resolver o problema.

      Exemplo de questão: "Um grupo de estudantes deseja realizar uma campanha de reciclagem na escola. Analise as opções apresentadas e escolha a estratégia mais eficiente para atingir o objetivo."

07 – Qual é a importância de "Construir argumentação" no ENEM?

      "Construir argumentação" é fundamental no ENEM, pois avalia a capacidade do aluno de:

      Formular opiniões: Expressar seus pontos de vista sobre diferentes temas.

      Defender ideias: Sustentar suas opiniões com argumentos lógicos e coerentes.

      Analisar diferentes perspectivas: Considerar diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.

      Exemplo de questão: "Leia os textos apresentados sobre as mudanças climáticas e elabore um parágrafo argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema."

08 – Qual é o papel de "Elaborar propostas" no ENEM?

      "Elaborar propostas" avalia a capacidade do aluno de:

      Identificar problemas sociais e ambientais.

      Propor soluções criativas e inovadoras.

      Considerar aspectos éticos, sociais e ambientais.

      Exemplo de questão: "Proponha medidas para reduzir o consumo de plástico em sua comunidade, considerando os impactos ambientais e sociais."

09 – Você pode explicar a relação entre os diferentes eixos cognitivos?

      Os eixos cognitivos não são independentes, mas sim interconectados. Por exemplo, para "Compreender fenômenos" pode ser necessário "Dominar linguagens" para interpretar textos e dados. Da mesma forma, "Enfrentar situações-problema" pode exigir a "Construção de argumentação" para avaliar diferentes soluções.

10 – Por que é importante entender esses eixos cognitivos para os alunos que se preparam para o ENEM?

      Compreender os eixos cognitivos é fundamental para os alunos que se preparam para o ENEM, pois permite que eles:

      Direcionem seus estudos: Focarem no desenvolvimento das habilidades avaliadas pelo exame.

      Melhorem suas estratégias de estudo: Desenvolverem técnicas de leitura, análise, interpretação e resolução de problemas.

      Aumentem suas chances de sucesso: Atingirem melhores resultados no ENEM e no processo seletivo.

 

 

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