PROJETO GINCANA DE LEITURA
FOCO
PRIMÁRIO LITERÁRIO: 8° Irmão Negro
9° O cortiço
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDF92eq1AmLf00KHk_Y2MRfHwU_I98ecRPcxsfQfehxlI3uUDD120UA4IFlgTwrFghiu0mABB6RDLwoOmM4LLGAqwEThyphenhyphenaucGy2j6LfB7oqvvD0EdFZ2iqd_4v6qr5M1sgxbpp38SlSnm7FNZA0qkEpu40GyraY4DI9GsG7H9Ila2u0NkJ3r6GnQ0W_zQ/s320/irm%C3%A3o.jpg
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
Castro Alves
OBJETIVO DA GINCANA:
Despertar o gosto pela leitura;
Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo
que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que
mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas
buscas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
Desenvolver diferentes habilidades através das múltiplas leituras.
Articular-se criativamente nas habilidades da escrita e
leituristicas envolvendo as disciplinas de Física, Ciência da Natureza, Biologia,
Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola.
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos
ou de produção própria, de uso frequente.
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos
ou de produção própria, diversos elementos linguísticos.
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
REGULAMENTO DA GINCANA:
REGRA MÁXIMA; Envolver as disciplinas Ciências, Física, Ciência da Sociedade, química, Língua Portuguesa, Redação, Língua Espanhola nas tarefas e provas e realiza-las com qualidade, criatividade e harmonia entre as equipes
Estratégias: A provas deverão ser executadas de forma compartilhada, ou seja, com exceção das provas surpresas e da que será pertinente a todas as equipes. AS DEMAIS SERÃO DISTRIBUIDAS POR SORTEIO ENTRE AS EQUIPE, OU SEJA, CADA EQUIPE IRÁ SE ENVOLVER EM UMA PROVA/TAREFA DIFERENTE, CONTÚDO, DEVE-SE PERCEBER QUE OUTRAS EQUIPES DEVERÃO COLABORAR MUTUAMENTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
Livro de Partida: Irmão Negro do Walcyr Carrasco (8°) e O cortiço de Aluísio Azevedo (9°)
Temas Marcelino 9° O buraco negro e suas implicações
no universo
Temas Astéria: Ciências da Natureza 8° ano - Doenças dos
Sistemas Esquelético e Endócrino. Elementos gramaticais e ortográficos, que
serão observados pelas professoras: Carol e Nadia
Para cada doença pesquisada determinar causas, sintomas,
tratamento e contágio.
Biologia do 9° ano - Principais evolução do século XXI com
relação a biomedicina.
Temas Ariel: O principe de Maquiavel- O conteúdo trabalhado será
ético e político, focando a originalidade política de Nicolau Maquiavel. A
leitura do livro o príncipe do mesmo autor.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
HAVERÁ PREMIAÇÃO PARA A MELHOR TURMA
8°X 9°
CADA turma deverá instituir 4 equipes com 1 lider em cada.
Atribuir nomes, elaborar o grito de guerra, estabelecer uma cor ou
adereços que os identifiquem.
ALGUMAS tarefas serão executadas no horário de
REDAÇÃO E ESPANHOL, e em sala, outros nas aulas dos outros professores
envolvidos, outras em quadra, e outras será executada na sala da equipe
oponente.
ATENÇÃO- as 4 últimas provas deverão ser executadas entre os
períodos da 1ª e 3ª semanas
1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem
realizadas e apresentadas na data prevista a ser combinada, envolvendo as
demais disciplinas participantes neste processo.
2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10. (que serão
convertidos em notas posteriormente)
3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a
quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação.
4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida
entre as indicadas pelos professores que aderirem ao projeto. OBS; cada
professor que aderir, será anexado um critério avaliativo que contemple a
disciplina deste referido professor, cabendo a este atribuir a nota conforme
deseje, contudo, o professor de LP e RED, será o responsável pelas tarefas,
execução, etc.
5) Cada membro da equipe ( 4 equipes por sala) é diretamente responsável pelo sucesso do seu
grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.
6) Cada equipe determinada entre as turmas do 8/ e 9/ ano, escolherá
uma cor para identificá-la.
7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.
8) Um dos requisitos de peso, será o comportamento amigável entre os
oponentes, ficando estritamente proibido todo e qualquer tipo afronta, brigas,
xingamentos, desrespeito de qualquer natureza, sofrerá sanções.
9) Cada EQUIPE deverá atotar estratégias para executar o maior
número de tarefas com precisão. Deve também estabelecer um lider para cada
equipe e ter um nome cada, uma cor, um acessório que a represente.
10) Haverá premiação para a equipe que se sair melhor e obter o maior
número de pontos.
11) As questões, tempo, agilidade, responsabilidade, respeito, união,
dedicação, dinamismo, comprometimento, serão itens como índice de pontuação que
será mais requisitado em cada prova, além das especificações de cada prova.
12) Situações extras serão anexadas, em conformidade com as
demandas do projeto
TAREFAS
PROVAS 1 A 4- Período de
execução de 12 a 15/ de agosto
1) Representando – Livro Irmão Negro do Walcyr Carrasco
, preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.
Data: ____/____/____ Duração: 15 min.
Valor: 10 pontos
2) Divulgando – escolher elementos da obra para ser alvo de
uma campanha publicitária, propaganda, Envolvendo a disciplina de Química e
Biologia. 8° Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que
se possam depreender da história. Doenças dos Sistemas Esquelético e Endócrino.
Para cada doença pesquisada determinar causas, sintomas,
tratamento e contágio.
9° ano - Principais evolução do século XXI com relação a
biomedicina.
Envolver trechos em língua espanhola, contemplando a
disciplina.
Deverá ter precisão na execução da escrita, ortográfica,
pontuação, coesão e coerência.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal,
contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história sobre
“O buraco negro e suas implicações no universo”.
Deverá ter precisão na execução da escrita, ortográfica,
pontuação, coesão e coerência.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
4) Entrevistando – Utilizar as obras literárias do 8° e 9°, que tenham uma personagem bem interessante e entrevistá-la, com base na própria história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os
outros participam da entrevista.
PROVAS 5
a 8 – Período de execução de 19 as 22 de agosto
5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata ( material
reciclado) retratando uma das cenas de uma das obras lidas. Usar em sua confecção
produtos recicláveis na composição. Lembrando que uma cena envolve ambiente e
personagens, bem como envolver elementos das outras disciplinas participantes
neste projeto.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
6) Desfilando e representar por meio da fala – organizar um
desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem
facilmente identificados por meio de suas características físicas, psicológicas
o comportamento de um modo geral
Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do
papel de cada personagem da história, com fundo musical.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
7) Cozinhando – Identificar algum tipo de elementos
culinários que possam estar na obra, ou um prato alegórico que a represente.
Trazer esse prato pra degustação. O PRATO PODERÁ SER ALEGÓRIOCO, remetendo a
obra.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
8) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história da obra literária lida.
Toda a equipe deve participar.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
PROVAS 9
a 12 – Período de execução de 26 a 29 de agosto
9) Recriando – escolher um dos livros para transformar em
história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes,
aqueles que merecem maior reflexão.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
10) Julgando – escolher um texto que apresente uma
personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro
será o promotor. Os demais membros formarão o corpo de jurados. As teses
defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
11) Dançando – recontar a história das obras lidas através
de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham
afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes
a característica mais marcante da personagem representada.
Data ____/___/_____ Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos
12) Releiturando - Cada equipe deverá reescrever a obra,
fazendo uma releitura dessa, onde seja preservado a essência da obra original,
e apresente as rações pelas quais optaram por fazer a remodelagem da obra.
ESCRITO
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
PROVAS 13 A 16 – DEVERÁ SER
INTERCALADA COM OS DOIS PRIMEIROS PERÍODOS, USEM SUAS ESTRATÉGIAS PARA CUMPRIR.
13) Gamificando – Cada equipe deverá UTILIZAR A OBRA LITERÁRIA
e criar um jogo relacionado a ela, esse jogo não poderá ser 100% digital,
deverá ter etapas analógicas, que se complementem e reflitam o sentido real da
obra. OU 100% ANALÓGICO
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
14) Filmando – Cada equipe deverá organizar um
curta-metragem da obra DE ATÉ 8 MINUTOS, envolvendo todos os parâmetros de um
longa e sua estrutura fílmica.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
15) Intertextualizando – Cada equipe deverá envolver e
demonstrar elementos da obra atribuindo-lhe relação com diferentes disciplinas,
em seus respectivos conteúdos, da adesão ao projeto.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
16) Criando – Elaborar um grito de guerra, que deve
ressaltar o valor e importância da leitura em todas as esferas da
sociedade.
17) Elaborando um diário de leitura (todas as equipes) -
Esse diário deve estar atrelado de alguma forma a todas as disciplinas
envolvidas no projeto, sendo trabalhado interdisciplinarmente (deve ter elos
entre as disciplinas) Seu diário deve conter as impressões de leitura, algo em
que remeta a uma conversa franca entre você e a obra de maneira geral. Exemplo;
confesso que não esperava que a personagem (citar o nome e o que ela fez)
fizesse tal coisa, eu no lugar dela jamais faria, ou faria o mesmo..., etc.
Critérios do diário.
Ser manuscrito, ter capa, contracapa, ter no mínimo 10 página (pela
metade) falando sobre, com sinalização da página que essa se refere. Apresentar
comentários bem relacionados com a obra, de modo a se perceber sua
familiaridade com a leitura da obra. Expressar repulsa, contentamento pelos
personagens, criticar construtivamente o autor. Apresentar ilustrações em colagens
ou desenhos que remetam a obra
Data: ____/____/____ Valor: 30 pontos
18) Prova surpresa GERAL, TODOS DEVEM EXECUTAR– Será
divulgada de tempos em tempos ( 3x) durante o projeto, estejam atentos Data: - SURPRESA - Valor 20
pontos
BOLO LITERÁRIO.O BOLO DEVE REPRESENTAR ELEMENTOS DA OBRA
FOFOCA LITERÁRIA- DEVE ENVOLVER A SALA INTEIRA E FOFOCAR SOBRE O
LIVRO CRITICAMENTE DE FORMA CRIATIVA COM CENÁRIOS, FIGURINOS ETC.
Ø DICA; obrigatório
ler a sinopse, resumos e outras informações sobre os livros listados abaixo
ESTA LISTA TAMBÉM SERVE PARA EVENTUAIS PESQUISAS OU NECESSIDADES
DE DESEMPATE, É IMPORTANTE QUE CADA EQUIPE LEIA AS SINOPSES DE CADA, POIS
HAVERÁ PROVA SURPRESA
Obras de sugestões de leitura:
LISTA DE PARA DIDACTICOS ( provas surpresas poderá vir destes
títulos) Não será necessário ler todos na integras, mas será imprescindível ter
pesquisado algo sobre, tipo; sinopse, filme, resenhas, etc.
O 1º livro da lista será usado no início do período letivo.
1.Título: Venha ver o pôr-do-sol e outros contos Autoria: Lygia Fagundes Telles
Editora: Ática ISBN: 9788508173563
2.Título: Frankenstein Autoria: Mary Shelley, adaptação de Ruy
Castro Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788571643987
3.Título: A máquina Autoria: Adriana Falcão Editora: Moderna ISBN:
9788516090593
4.Título: Eu sou Malala
Autoria: Malala Yousafzai e Patricia McCormick Editora: Companhia das
Letras ISBN: 9788565765626 (edição juvenil)
5.Título: O Cão que Guarda as estrelas Autoria: Takashi Murakami
Editora: JBC ISBN: 9788577879045
6.Título: O sol é para
todos Autoria: Harper Lee Editora: José Olympio ISBN: 9788503009492
7.Título: A lua no cinema e outros poemas Autoria: Eucanaã Ferraz
(org.) Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788535919325
8.Título: O conto da ilha desconhecida Autoria: José Saramago
Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788571648494
OUTROS PARADIDÁTICOS - (Literatura) – Leitura
Digital-2022
: • 1- Lampejos, de Lygia A.S. Araújo.
• 2. Bateria 100% recarregada, Severino Rodrigues. Editora do
Brasil.
• 3- "Um estudo em vermelho" - Sherlock Holmes. Editora:
Melhoramentos.
• 4- "Os miseráveis" - Victor Hugo. Editora: Paulus.
• 5- "O príncipe e o mendigo" - Mark Twain. Editora:
Paulus. • 6- "1808" Edição Juvenil Ilustrada - Laurentino Gomes.
Editora: Globo.
• 7- "Comédias para se ler na escola" - Luís Fernando
Veríssimo. Editora: Objetiva.
LIVROS PARADIDÁTICOS E DE LITERATURA
As crônicas de Nárnia Autor: C.S. Lewis Editora: WMF Martins
Fontes
Coisas da vida Autor: Júlio Emílio Braz Editora: FTD
A menina que roubava livros Autor: Markus Zusak Editora:
Intrínseca
Contos de Machado de Assis
- A Cartomante - Missa do Galo
- A causa secreta
- O enfermeiro Observação:
As obras de Machado de Assis são de domínio público e estão
disponibilizadas para a livre impressão no site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000256.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário