quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

CARTA ABERTA: AOS PUBLICITÁRIOS E ANUNCIANTES POR JULIA PORTELA - FRAGMENTO - MAYARA PENINA - COM GABARITO

 Carta aberta: Aos publicitários e anunciantes por Julia Portela – Fragmento

Por Mayara Penina – 22/03/2016 18:03

        Caros publicitários e anunciantes,

        Soube recentemente – por meio de um anúncio na TV – que nós, pais, e somente nós, somos os verdadeiros culpados pela obesidade infantil que reina em nosso país. Afinal, somos nós que compramos as porcarias cheias de gordura que os senhores anunciam nos canais infantis, não é isso?

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjto4eh4kXcaBKl293va5GYLMaJOqSmycpS9FneQtKgIOW4qLt-tfly3Fs_oCbKye5NeR9UEhoO1TkOBWOMnZwph5PRXSYiDAuVpmgBeCscZfGZWWA5wgmRPEFFnnepJdxxhrM7gc9F3bslbW4_V3BDU1iht5vX7nSPafOToeuCbb2rnU-K0eFuS7r0LhA/s320/OBESIDADE.jpg


        E além de nos culpar, a campanha também nos manda “resistir” aos apelos de nossos filhos para comprar baboseiras açucaradas.

        Em outras palavras: vocês convencem meu filho a se entupir de sódio, gordura trans e açúcar refinado; bombardeiam-no diariamente com uma overdose de publicidade e depois me dizem que eu tenho de aprender a negar aquilo que os senhores o convenceram a desejar.

        Beleza, então.

        [...]

        Só não entendi uma coisa. Se nos anúncios vocês se dirigem aos meus filhos e não a mim, porque é que estão me mandando resistir? Não faz mais sentido mandar meus filhos resistirem? Até porque vocês sempre dizem que as crianças de hoje são precoces e têm discernimento para distinguir realidade de fantasia.

        [...]

        Então, deixa ver se eu entendi bem: vocês jogam no mercado produtos que engordam, pagam milhões para veicular anúncios na TV, estampam toda essa belezura com a cara da Mônica, mas são os pais – frouxos, babões, irresponsáveis – os únicos culpados dessa epidemia de obesidade infantil.

        [...]

        E já que “resistir” é a palavra da vez, aproveitem o ensejo e resistam também!

        Resistam à tentação de anunciar para crianças. Resistam à tentação do dinheiro fácil.

        Porque, senhores, eu tenho resistido bravamente. Eu digo NÃO com o maior prazer, quando meu filho pede um dos vossos produtos. Birra de criança em supermercado não me assusta nenhum pouco. Tiro de letra. O que me assusta é vocês anunciarem como saudável um produto que tem 70% de açúcar na composição. Bora parar de mentir para as criancinhas, que isso é muito feio.

PENINA, Mayara. Carta aberta aos publicitários e anunciantes, por Júlia Portela. Catraca Livre, 22 mar. 2016. Disponível em: www.catracalivre.com.br/catraquinha/carta-aberta-aos-publicitarios-e-anunciantes-por-julia-portela. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 72-73.

Entendendo a carta aberta:

01 – Qual a principal crítica da autora aos anunciantes de produtos infantis?

      A principal crítica da autora é que os anunciantes culpam os pais pela obesidade infantil, enquanto são eles mesmos que induzem as crianças a consumirem produtos altamente processados e pouco saudáveis através de propagandas direcionadas e apelativas.

02 – Qual a estratégia de marketing utilizada pelas empresas para vender produtos infantis, segundo a autora?

      As empresas utilizam personagens infantis populares, como a Mônica, para tornar seus produtos mais atrativos às crianças, criando um desejo de consumo que muitas vezes é difícil de resistir para os pequenos.

03 – Qual a incoerência apontada pela autora na mensagem transmitida pelos anúncios?

      A autora destaca a incoerência entre a mensagem direcionada às crianças, que incentiva o consumo, e a mensagem direcionada aos pais, que os culpa pela obesidade infantil. Se as crianças são consideradas capazes de entender a publicidade, por que os pais deveriam ser os únicos responsáveis por resistir aos apelos?

04 – Qual a proposta da autora para resolver o problema da obesidade infantil?

      A autora propõe que os anunciantes parem de direcionar suas propagandas para as crianças, evitando assim a criação de um desejo de consumo por produtos prejudiciais à saúde. Ela também sugere que as empresas sejam mais honestas sobre a composição nutricional de seus produtos.

05 – Qual o sentimento da autora em relação à situação?

      A autora demonstra indignação e frustração com a situação, sentindo-se culpada e sobrecarregada pela responsabilidade de negar os pedidos de seus filhos, mesmo diante de uma publicidade tão persuasiva.

06 – Qual o público-alvo da carta aberta?

      O público-alvo da carta são os publicitários e anunciantes, mas a mensagem também se dirige aos pais e à sociedade em geral, sensibilizando para a importância de um consumo consciente e de políticas públicas que protejam a saúde das crianças.

07 – Qual a principal mensagem que a autora quer transmitir com essa carta?

      A principal mensagem da autora é que os anunciantes têm uma grande responsabilidade na promoção de hábitos alimentares saudáveis e que devem ser responsabilizados pela obesidade infantil. Ela busca conscientizar a sociedade sobre a manipulação exercida pela publicidade e a necessidade de proteger as crianças dessa influência negativa.

 

 

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