Carta aberta: Aos publicitários e anunciantes por Julia Portela – Fragmento
Por Mayara
Penina – 22/03/2016 18:03
Caros publicitários e anunciantes,
Soube recentemente – por meio de um
anúncio na TV – que nós, pais, e somente nós, somos os verdadeiros culpados
pela obesidade infantil que reina em nosso país. Afinal, somos nós que
compramos as porcarias cheias de gordura que os senhores anunciam nos canais
infantis, não é isso?
E
além de nos culpar, a campanha também nos manda “resistir” aos apelos de nossos
filhos para comprar baboseiras açucaradas.
Em outras palavras: vocês convencem meu
filho a se entupir de sódio, gordura trans e açúcar refinado; bombardeiam-no diariamente
com uma overdose de publicidade e depois me dizem que eu tenho de aprender a
negar aquilo que os senhores o convenceram a desejar.
Beleza, então.
[...]
Só não entendi uma coisa. Se
nos anúncios vocês se dirigem aos meus filhos e não a mim, porque é que estão
me mandando resistir? Não faz mais sentido mandar meus filhos resistirem? Até
porque vocês sempre dizem que as crianças de hoje são precoces e têm
discernimento para distinguir realidade de fantasia.
[...]
Então, deixa ver se eu entendi bem:
vocês jogam no mercado produtos que engordam, pagam milhões para veicular
anúncios na TV, estampam toda essa belezura com a cara da Mônica, mas são os
pais – frouxos, babões, irresponsáveis – os únicos culpados dessa epidemia de
obesidade infantil.
[...]
E já que “resistir” é a palavra da vez,
aproveitem o ensejo e resistam também!
Resistam à tentação de anunciar para
crianças. Resistam à tentação do dinheiro fácil.
Porque, senhores, eu tenho resistido
bravamente. Eu digo NÃO com o maior prazer, quando meu filho pede um dos
vossos produtos. Birra de criança em supermercado não me assusta nenhum pouco.
Tiro de letra. O que me assusta é vocês anunciarem como saudável um produto que
tem 70% de açúcar na composição. Bora parar de mentir para as criancinhas, que
isso é muito feio.
PENINA, Mayara. Carta
aberta aos publicitários e anunciantes, por Júlia Portela. Catraca Livre, 22
mar. 2016. Disponível em: www.catracalivre.com.br/catraquinha/carta-aberta-aos-publicitarios-e-anunciantes-por-julia-portela.
Acesso em: 30 abr. 2022.
Entendendo a carta aberta:
01
– Qual a principal crítica da autora aos anunciantes de produtos infantis?
A principal
crítica da autora é que os anunciantes culpam os pais pela obesidade infantil,
enquanto são eles mesmos que induzem as crianças a consumirem produtos
altamente processados e pouco saudáveis através de propagandas direcionadas e apelativas.
02
– Qual a estratégia de marketing utilizada pelas empresas para vender produtos
infantis, segundo a autora?
As empresas utilizam
personagens infantis populares, como a Mônica, para tornar seus produtos mais
atrativos às crianças, criando um desejo de consumo que muitas vezes é difícil
de resistir para os pequenos.
03
– Qual a incoerência apontada pela autora na mensagem transmitida pelos
anúncios?
A autora destaca
a incoerência entre a mensagem direcionada às crianças, que incentiva o
consumo, e a mensagem direcionada aos pais, que os culpa pela obesidade
infantil. Se as crianças são consideradas capazes de entender a publicidade,
por que os pais deveriam ser os únicos responsáveis por resistir aos apelos?
04
– Qual a proposta da autora para resolver o problema da obesidade infantil?
A autora propõe
que os anunciantes parem de direcionar suas propagandas para as crianças,
evitando assim a criação de um desejo de consumo por produtos prejudiciais à
saúde. Ela também sugere que as empresas sejam mais honestas sobre a composição
nutricional de seus produtos.
05
– Qual o sentimento da autora em relação à situação?
A autora
demonstra indignação e frustração com a situação, sentindo-se culpada e
sobrecarregada pela responsabilidade de negar os pedidos de seus filhos, mesmo
diante de uma publicidade tão persuasiva.
06 –
Qual o público-alvo da carta aberta?
O público-alvo da
carta são os publicitários e anunciantes, mas a mensagem também se dirige aos
pais e à sociedade em geral, sensibilizando para a importância de um consumo
consciente e de políticas públicas que protejam a saúde das crianças.
07
– Qual a principal mensagem que a autora quer transmitir com essa carta?
A principal
mensagem da autora é que os anunciantes têm uma grande responsabilidade na
promoção de hábitos alimentares saudáveis e que devem ser responsabilizados
pela obesidade infantil. Ela busca conscientizar a sociedade sobre a
manipulação exercida pela publicidade e a necessidade de proteger as crianças
dessa influência negativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário