Texto: Quem lê mais escreve melhor? Sim
Walter Armellei Júnior
A leitura influencia a escrita por
vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece
o vocabulário, descobre mundos e amplia seus conhecimentos.
É praticamente impossível que um
apreciador da leitura não consiga escrever bem. Mas não podemos nos esquecer de
que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento, o leitor precisa
ter capacidade de análise e interpretação. Só assim ele extrai substratos dos
livros para seu texto.
Para escrever bem, é preciso ter
posição crítica e fazer a leitura do mundo. E quem não lê geralmente fica
limitado ao seu mundo. O jornal e os livros ajudam o indivíduo a conquistar
novos conhecimentos. Além de enriquecer o vocabulário, ele pode ter contato com
diferentes pontos de vista. Através da leitura, o ser humano cresce e toma
contato com o universo.
A televisão pode ajudar a ampliar
horizontes, mas possui linguagem diferente da escrita. Parafraseando Drummond,
diria que escrever só se aprende escrevendo. E lendo muito.
Walter Armellei Júnior, 34, é professor de redação do 2° grau. Folha de
São Paulo, 20 maio 1991.
Fonte: Português
– Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos,
Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 108-9.
Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Frevistagalileu.globo.com%2FCultura%2Fnoticia%2F2019%2F06%2Fpessoas-que-leem-sao-mais-felizes-afirma-nova-pesquisa.html&psig=AOvVaw3XnL9_J5JZh4Bfv1xuF6yr&ust=1607562011512000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLjW97jZv-0CFQAAAAAdAAAAABAD
Entendendo o texto:
01 – O texto é narrativo ou
dissertativo? Por quê?
O texto é
dissertativo porque discute a escrita no seu aspecto geral.
02 – Quantos parágrafos
compõem o texto?
Possui quatro
parágrafos.
03 – Relacione cada ideia ao
parágrafo que a desenvolve.
a)
A televisão pode ajudar, mas não substitui a
leitura.
Quarto parágrafo.
b)
Para escrever é preciso: posição crítica e
leitura do mundo.
Terceiro parágrafo.
c)
O bom aproveitamento da leitura leva o leitor
a escrever bem.
Segundo parágrafo.
d)
A leitura enriquece a escrita.
Primeiro parágrafo.
04 – Vamos fazer um
exercício de argumentação. O autor do texto respondeu sim à questão: “Quem lê mais escreve melhor”? Que argumentos
utilizaria uma pessoa que respondesse negativamente a ela?
Resposta pessoal
do aluno.
E imjusto
ResponderExcluirInjusto se escreve com "n" e não com "m".
ExcluirE no "é" têm acento.
ExcluirE imjusto
ResponderExcluirPoxa
ResponderExcluirqueria saber a 4
ResponderExcluirIsso é um incentivo ao aluno começar a pensar sozinho e não precisar de um meio tecnológico para obter uma resposta.
Excluir