terça-feira, 8 de dezembro de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: QUEM LÊ MAIS ESCREVE MELHOR? SIM - WALTER ARMELLEI JÚNIOR - COM GABARITO

 Texto: Quem lê mais escreve melhor? Sim

         Walter Armellei Júnior

        A leitura influencia a escrita por vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece o vocabulário, descobre mundos e amplia seus conhecimentos.

      É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem. Mas não podemos nos esquecer de que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento, o leitor precisa ter capacidade de análise e interpretação. Só assim ele extrai substratos dos livros para seu texto.

        Para escrever bem, é preciso ter posição crítica e fazer a leitura do mundo. E quem não lê geralmente fica limitado ao seu mundo. O jornal e os livros ajudam o indivíduo a conquistar novos conhecimentos. Além de enriquecer o vocabulário, ele pode ter contato com diferentes pontos de vista. Através da leitura, o ser humano cresce e toma contato com o universo.

        A televisão pode ajudar a ampliar horizontes, mas possui linguagem diferente da escrita. Parafraseando Drummond, diria que escrever só se aprende escrevendo. E lendo muito.

                                               Walter Armellei Júnior, 34, é professor de redação do 2° grau. Folha de São Paulo, 20 maio 1991.

    Fonte: Português – Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 108-9.


Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Frevistagalileu.globo.com%2FCultura%2Fnoticia%2F2019%2F06%2Fpessoas-que-leem-sao-mais-felizes-afirma-nova-pesquisa.html&psig=AOvVaw3XnL9_J5JZh4Bfv1xuF6yr&ust=1607562011512000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLjW97jZv-0CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o texto:

01 – O texto é narrativo ou dissertativo? Por quê?

      O texto é dissertativo porque discute a escrita no seu aspecto geral.

02 – Quantos parágrafos compõem o texto?

      Possui quatro parágrafos.

03 – Relacione cada ideia ao parágrafo que a desenvolve.

a)   A televisão pode ajudar, mas não substitui a leitura.

Quarto parágrafo.

b)   Para escrever é preciso: posição crítica e leitura do mundo.

Terceiro parágrafo.

c)   O bom aproveitamento da leitura leva o leitor a escrever bem.

Segundo parágrafo.

d)   A leitura enriquece a escrita.

Primeiro parágrafo.

04 – Vamos fazer um exercício de argumentação. O autor do texto respondeu sim à questão: “Quem lê mais escreve melhor”? Que argumentos utilizaria uma pessoa que respondesse negativamente a ela?

      Resposta pessoal do aluno.

7 comentários: