Poema: AULA DE PORTUGUÊS
A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
Esquecer para lembrar. Rio
de Janeiro, José Olympio, 1979. P. 87-88.
Fonte: Português – Linguagem &
Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª
edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 77- 9.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Esquipáticas: esquisitas e antipáticas; extravagantes, excêntricas.
·
Aturdem-me: atordoam-me, perturbam-me.
02 – Que jogo de palavras
existe na primeira estrofe do texto?
O eu poético diz
saber “na ponta da língua” a “linguagem”.
03 – Em que situação a
língua portuguesa é fácil?
Quando é usada na
comunicação diária; na linguagem falada.
04 – Quando a língua
portuguesa é difícil?
Quando estudada em sala de aula.
05 – Na expressão
“superfície estrelada de letras”, que associação poderia ser feita entre letras
e estrelas?
A linguagem
formal ou dos letrados é indecifrável, inatingível, como os astros no céu.
06 – Nas aulas de português,
como o eu poético se sente? Por quê?
Sente-se perdido,
aturdido com as regras de gramática.
07 – Qual a parte da
Gramática que o eu poético não conhece?
As figuras de
gramática, ou seja, a Estilística, lhe são desconhecidas.
08 – Dê alguns exemplos de
figuras de linguagem que você já conhece.
Já vimos em anos
anteriores metáfora, antítese, personificação, ironia.
09 – Em que verso o eu
poético exprime o sofrimento diante do estudo?
“Atropelam-me,
aturdem-me, sequestram-me.”
10 – Copie a alternativa
correta. Na quarta estrofe, o eu poético relaciona a língua portuguesa com:
a)
Seus sonhos de infância.
b)
Algumas experiências básicas e
marcantes de seu passado.
c)
Trechos de obras de autores famosos.
11 – Qual foi a consequência
para o eu poético do tipo de estudo da época? Copie a alternativa correta.
a)
Teve a impressão de esquecer a
língua aprendida em casa.
b)
Perdeu o interesse pela língua portuguesa.
c)
Tornou-se exímio conhecedor da gramática.
12 – Como você entendeu o
verso: “O português dão dois; o outro, mistério.”?
Ao estudar a
gramática de Carlos Góis, o poeta percebe uma clara distinção entre a língua
falada por ele e a língua estudada na escola (misteriosa).
O que deu errado em cada um destes momentos da vida do narrador?
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