terça-feira, 8 de dezembro de 2020

POEMA: AULA DE PORTUGUÊS - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: AULA DE PORTUGUÊS

               Carlos Drummond de Andrade

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério.

   Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979. P. 87-88.

     Fonte: Português – Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 77- 9.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Esquipáticas: esquisitas e antipáticas; extravagantes, excêntricas.

·        Aturdem-me: atordoam-me, perturbam-me.

02 – Que jogo de palavras existe na primeira estrofe do texto?

      O eu poético diz saber “na ponta da língua” a “linguagem”.

03 – Em que situação a língua portuguesa é fácil?

      Quando é usada na comunicação diária; na linguagem falada.

04 – Quando a língua portuguesa é difícil?

      Quando estudada em sala de aula.

05 – Na expressão “superfície estrelada de letras”, que associação poderia ser feita entre letras e estrelas?

      A linguagem formal ou dos letrados é indecifrável, inatingível, como os astros no céu.

06 – Nas aulas de português, como o eu poético se sente? Por quê?

      Sente-se perdido, aturdido com as regras de gramática.

07 – Qual a parte da Gramática que o eu poético não conhece?

      As figuras de gramática, ou seja, a Estilística, lhe são desconhecidas.

08 – Dê alguns exemplos de figuras de linguagem que você já conhece.

      Já vimos em anos anteriores metáfora, antítese, personificação, ironia.

09 – Em que verso o eu poético exprime o sofrimento diante do estudo?

      “Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.”

10 – Copie a alternativa correta. Na quarta estrofe, o eu poético relaciona a língua portuguesa com:

a)   Seus sonhos de infância.

b)   Algumas experiências básicas e marcantes de seu passado.

c)   Trechos de obras de autores famosos.

11 – Qual foi a consequência para o eu poético do tipo de estudo da época? Copie a alternativa correta.

a)   Teve a impressão de esquecer a língua aprendida em casa.

b)   Perdeu o interesse pela língua portuguesa.

c)   Tornou-se exímio conhecedor da gramática.

12 – Como você entendeu o verso: “O português dão dois; o outro, mistério.”?

      Ao estudar a gramática de Carlos Góis, o poeta percebe uma clara distinção entre a língua falada por ele e a língua estudada na escola (misteriosa).

 

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