domingo, 27 de dezembro de 2020

TEXTO: UMA BELA LIÇÃO - IÇAMI TIBA - COM GABARITO

 Texto: Uma bela lição

         Içami Tiba

        Ainda pequeno, um dia acompanhei meus irmãos, que iam treinar judô. Fiquei impressionadíssimo com o professor, um baixinho muito forte a quem todos os alunos respeitavam. Também quis aprender judô. Lá fui eu, querendo derrubar o professor Inada de qualquer jeito. A cada investida minha, ele me desequilibrava com pequenos movimentos e lá ia eu para o chão. Foi quando Inada-sensei (professor Inada) me deu a primeira lição de judô: “Primeiro você precisa aprender a cair porque, caindo, você aprende a derrubar”. Ele dava risada e me dizia que minha afobação em querer derrubar me deixando mais fraco. Eu tinha que perceber o ponto fraco do adversário e, quando atacasse, fazê-lo de um só golpe naquele ponto. Naquela época, o que eu queria era ganhar as lutas, ser forte como ele, que derrubava todo mundo com a maior facilidade.

        Cheguei a São Paulo para fazer o quarto ano primário junto com o curso de admissão ao ginásio porque em Tapiraí o Grupo Escolar “Coronel João Rosa” só tinha o primário. Larguei o judô. Só o retomei quando estava na sétima série do Colégio Estadual e Escola Normal “Fernão Dias Pais”, em Pinheiros.

        Quando estava no curso científico comecei a dar aulas de judô. Não havia jovem que recusasse um dinheiro extra. Foi aí que percebi quanto os ensinamentos do Inada-sensei estavam dentro de mim porque eu fazia exatamente com os meus aluninhos o que ele fez comigo: muito carinho e cuidado para não ferir as crianças, estimular a descobrir os próprios pontos fortes para treiná-los, perceber no adversário seus pontos mais vulneráveis e principalmente saber cair sem se machucar.

        Comecei a receber alunos com indicação médica por ser crianças hipercinéticas (hiperativas), e para eles a noção dos limites é importantíssima. Eles vinham mais afoitos do que eu ia contra o Inada-sansei, e lhes era terapêutico aprender o respeito aos limites e ao próximo. Foi assim que acrescentei uma etapa ao que aprendi: só consegue derrubar o adversário quem souber cair e levantar. Portanto, para levantar bem é preciso saber cair sem se machucar. O verdadeiro campeão é aquele que sabe valorizar quem lhe consagrou a vitória: seu oponente vencido. Saber perder é a arte de manter a dignidade sem se subestimar nem se destruir, fazendo tudo o que sabia e podia. Quem não sabe perder também não sabe ganhar. Devo ao Inada-sensei meu título de campeão brasileiro universitário de judô, lutando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Meu professor inesquecível. São Paulo, Editora Gente, 1997. Org. Fanny Abramovich.

       Fonte: Português – Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 153-4.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Investida: ataque, assalto.

·        Terapêutico: de efeito curativo.

·        Vulneráveis: frágeis, fracos.

·        Oponente: adversário.

·        Hiperativa: que tem excessiva atividade motora.

·        Subestimar: avaliar por baixo.

·        Afoito: precipitado, descuidado.

02 – Em que pessoa o texto foi narrado? Justifique.

      Foi narrado em primeira pessoa, por alguém que, já adulto, se recorda de um professor inesquecível.

03 – Como é o professor que aparece neste texto? Que lição ele ensinou ao narrador?

      É um professor de judô que lhe transmitiu uma importante lição de vida: que é preciso aprender a cair para aprender a derrubar.

04 – Como você entendeu essa lição?

       Resposta pessoal do aluno. Sugestão: só consegue derrubar o adversário quem souber cair e levantar, que, se não soubermos “cair sem nos machucar”, não conseguiremos continuar a lutar: estaremos derrotados antes do final da “luta”.

05 – Pense em uma situação real de vida em que a lição do professor Inada poderia ajudá-lo a superar alguma dificuldade.

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário