terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): SONHO COLORIDO DE UM PINTOR - TOM ZÉ - COM GABARITO

 Música(Atividades): Sonho Colorido de Um Pintor

                                                             Tom Zé

Sonhei que pintei

Minhas noites de amarelo

Lindas estrelas no meu céu eu coloquei

O feio que era feio ficou belo

Até o vento do meu mundo eu perfumei

Numa apoteose de poesia

Um conjunto de harmonia

Uma lua roxa pra iluminar

As águas cor de rosa do meu mar

 

Meu sol eu pintei de verde

Que serve pra enxugar

Lágrimas, se um dia precisar

A dor e a tristeza fiz virar felicidade

Aproveitei a tinta e pintei sinceridade

 

Pintei de azul o presente, de branco eu pintei o futuro

O meu mundo só tem primavera

O amor eu pintei cinza escuro

 

Pra lá eu levei a bondade, dourada é sua cor

Aboli a falsidade, o meu povo é incolor

 

Na entrada do meu mundo, tem um letreiro de luz

Meu mundo não é uma esfera

Tem o formato de cruz

                                             Composição: B. LOBO / Talismã

Entendendo a canção:

01 – Nesta canção há várias palavras que determina, especifica ou qualifica somente substantivos e nem sempre vem precedida de preposição.

a)   Escreva as palavras da primeira estrofe que tem as características acima descritas e que podem ser classificadas de adjuntos adnominais.

É preciso repetir os conceitos de adjunto adnominal pode indicar posse como em “minhas” no 1°verso, e “meu” no 2° verso; e “de amarelo” e “lindas” que qualificam o substantivos noites e estrelas, respectivamente.

b)   Retire do texto, pelo menos, um exemplo de antítese.

Feio / belo; tristeza / felicidade.

02 – Que palavras ou combinações de palavras resumem a concepção de vida ou de humanidade na canção?

      “Sonhei que pintei / Minhas noites de amarelo”.

      “A dor e a tristeza fiz virar felicidade”.

      “O meu mundo só tem primavera”.

      “Pra lá eu levei a bondade, dourada é sua cor”.

03 – Que temática é abordada pelo eu lírico?

      Do sonho de pintar um mundo colorido, ou seja, um mundo mais justo, com mais bondade e sem falsidade.

04 – De que cores o eu lírico pintou o presente e o futuro?

      Pintou de azul o presente e de branco o futuro.

05 – Que figura de linguagem há em este verso: “O feio que era feio ficou belo”?

      Paradoxo ou oximoro, pois consiste na expressão de uma ideia contrastante.

06 – Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir.

        Pode-se afirmar que a letra da canção cumpre seu objetivo, pois....

a)   Simplesmente passa informações.

b)   Provoca emoções e reflexões.

c)   Serve de diversão.

d)   Modifica o comportamento.

07 – Após você analisar a letra da canção, responda: a temática é positiva ou negativa? Em seguida, explique por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário