quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

POEMA: AIS E MENOS - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

 POEMA: AIS E MENOS

Fonte da imagem - https://www.blogger.com/blog/post/edit/7220443075447643666/5478223307413604545#

     Paulo Leminski

 



Senhor,


Peço poderes sobre o sono,
esse sol em que me ponho
a sofrer meus ais ou menos,
sombra, quem sabe, dentro de um
sonho.


Quero forças para o salto
do abismo onde me encontro
ao hiato onde me falto.


Por dentro de mim, a pedra,
e, aos pés da pedra,
essa sombra, pedra que se esfalfa.


Pedra, letra, estrela à solta,
sim, quero viver sem fé,
levar a vida que falta
sem nunca saber quem é.

                                                     Paulo Leminski

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DJuobuLMydn4&psig=AOvVaw3aFfQyM9YWCa5rOGOqdujb&ust=1607093379752000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCICp3cWHsu0CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o poema

       1)   O poema apresenta elementos característicos de outro gênero do discurso, que é:

a)   a receita.

b)   a oração.

c)   a canção.

d)   o anúncio publicitário.

e)   o relato.

2) Um trecho do poema surpreende por se opor, no plano das ideias, ao que se espera no gênero identificado na questão anterior. Trata-se do(s) verso(s):

    a) "peço poderes sobre o sono"

    b) "Quero forças para o salto/do abismo onde me encontro"

    c) "esse sol em que me ponho"

   d) "levar a vida que falta"

   e) "sim, quero viver sem fé"

3)   O eu lírico conta algo que:

a)   Está acontecendo no presente.

b)   Aconteceu em um passado bem próximo.

c)   Aconteceu num passado distante.

d)   Acontecerá num futuro bem próximo.

4)   De que se trata o poema?

          O eu lírico faz uma oração, pois se encontra angustiado, triste.

         5)   O que o eu lírico pede ao Senhor?

            Pede poderes sobre o sono, forças sobre o salto do abismo e pede para viver.

       6)   Há efeitos sonoros no poema? Quais?

          Sim. Há aliteração e paronomásia.

      7)   Nos versos:

         “ Por dentro de mim, a pedra,

         e, aos pés da pedra,

        essa sombra, pedra que se esfalfa.”

        Que figura de linguagem há nesses versos?

         Aliteração (repetição de um fonema ou palavra).

      8)   O título do poema motiva a leitura?

        Sim, pois o autor nos chama atenção ao escrever “ais”, despertando a curiosidade em saber porque não usou “mais” já que a próxima palavra é “menos”.

      9)   Em que verso há a figura de linguagem paronomásia (palavras com sonoridade     semelhantes)?

        No verso: “Pedra, letra, estrela a solta...”

      10)   É possível fazer uma reflexão com a leitura desse poema? Você concorda com as afirmações feitas pelo eu lírico?

      Resposta pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário