sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

POEMA: MANHÃ CAMPESTRE - HILDA CAMPIOTTI DA SILVA - COM GABARITO

 POEMA: MANHÃ CAMPESTRE

                            Hilda Campiotti da Silva


Acorde, menina! Tenha o olhar atento!

Desperte e veja que esperta é a madrugada.

Risonha brinca a luz entrecortada,

Pelos galhos do ipê sonolento.

 

A boiada geme no vasto gramado,

Longas queixas do inverno friorento,

Mas o sol, em brasa, já se vê chegado,

Coloridas flores chacoalha o vento.

 

Veja, menina, no riacho, os peixes

Distraídos entre as pedras tortas.

Há gravetos tantos para formarem feixes,

Lá no bosque, entre as folhas mortas.

 

 Já estala o milho sobre as labaredas,

 E exala um cheiro de manhã campestre.

 Menina, venha provar as frutas azedas,

Que rebenta gorda no galho silvestre.

Fonte: SP FAZ ESCOLA - Caderno do professor-Língua Portuguesa - Ensino Fundamental - 6º Ano - Vol.4 - p.32-37.


Entendendo o poema

1 – Você sabe o significado de todas as palavras que estão escritas no poema? Conforme aprendeu, conhecer o significado das palavras é fundamental para a compreensão da mensagem. Para isso, retome o poema, grife as palavras que você desconhece e procure seu significado no dicionário, anotando-as no caderno. Antes, observe se com o contexto dá para antecipar o significado da palavra, e se não souber, busque o seu significado no dicionário.

Resposta pessoal.

Agora que você já compreendeu o significado das palavras que desconhecia, vamos analisar o poema:

 2 – Qual é o assunto abordado no poema que você acabou de ler? A descrição da natureza em uma manhã no campo.

3 – Por que o título do poema é “Manhã campestre”?

Porque o poema retrata uma manhã no campo.

4 – No poema, na última estrofe, o eu lírico faz um pedido à menina. Qual é?

Ele pede para a menina provar as frutas azedas que rebenta gorda nos galhos silvestres.

5 – Observe os versos a seguir:

 “A boiada geme no vasto gramado,

 Longas queixas do inverno friorento.”

 Neste trecho há um verso em que está presente a conotação, que é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. Grife-o.

6 – No verso “A boiada geme no pasto” aparece uma figura de linguagem chamada:

 (x ) personificação ( ) metáfora

 Explique:. É personificação porque está atribuindo uma característica humana à boiada.

7– Ao ler o poema, você percebeu que o tempo verbal predominante nele é o:

 ( x ) Presente

(  ) Pretérito

(  ) Futuro

8 - Você já ouviu falar em figuras de som? O que você imagina ser essa expressão?” No verso “A boiada geme no vasto gramado”, o som que mais aparece é da vogal____. a Dessa forma, temos uma figura de som chamada assonância.

E neste verso “Distraídos entre as pedras tortas” que som se repete? Podemos dizer que é som da consoante____. s Neste caso, há uma figura de som chamada aliteração.

9 – No verso “Acorde, menina! Tenha o olhar atento!” há dois verbos: acorde e tenha. De acordo com o que você aprendeu, eles pertencem a que modo verbal?

 Ao modo imperativo afirmativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário