POEMA: MANHÃ CAMPESTRE
Hilda Campiotti da Silva
Acorde, menina! Tenha o
olhar atento!
Desperte e veja que esperta
é a madrugada.
Risonha brinca a luz
entrecortada,
Pelos galhos do ipê
sonolento.
A boiada geme no vasto
gramado,
Longas queixas do inverno
friorento,
Mas o sol, em brasa, já se
vê chegado,
Coloridas flores chacoalha o
vento.
Veja, menina, no riacho, os
peixes
Distraídos entre as pedras
tortas.
Há gravetos tantos para
formarem feixes,
Lá no bosque, entre as
folhas mortas.
Já estala o milho sobre as labaredas,
E exala um cheiro de manhã campestre.
Menina, venha provar as frutas azedas,
Que rebenta gorda no galho
silvestre.
Fonte: SP FAZ ESCOLA - Caderno do professor-Língua Portuguesa - Ensino Fundamental - 6º Ano - Vol.4 - p.32-37.
Entendendo o poema
1 – Você sabe o significado
de todas as palavras que estão escritas no poema? Conforme aprendeu, conhecer o
significado das palavras é fundamental para a compreensão da mensagem. Para
isso, retome o poema, grife as palavras que você desconhece e procure seu
significado no dicionário, anotando-as no caderno. Antes, observe se com o
contexto dá para antecipar o significado da palavra, e se não souber, busque o
seu significado no dicionário.
Resposta pessoal.
Agora que você já
compreendeu o significado das palavras que desconhecia, vamos analisar o poema:
2 – Qual é o assunto abordado no poema que
você acabou de ler? A descrição da natureza em uma
manhã no campo.
3 – Por que o título do
poema é “Manhã campestre”?
Porque o poema
retrata uma manhã no campo.
4 – No poema, na última
estrofe, o eu lírico faz um pedido à menina. Qual é?
Ele pede para a
menina provar as frutas azedas que rebenta gorda nos galhos silvestres.
5 – Observe os versos a
seguir:
“A boiada geme no vasto gramado,
Longas queixas do inverno friorento.”
Neste trecho há um verso em que está presente
a conotação, que é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido
figurado. Grife-o.
6 – No verso “A boiada geme
no pasto” aparece uma figura de linguagem chamada:
(x ) personificação ( )
metáfora
Explique:. É
personificação porque está atribuindo uma característica humana à boiada.
7– Ao ler o poema, você
percebeu que o tempo verbal predominante nele é o:
( x ) Presente
( ) Pretérito
( ) Futuro
8 - Você já ouviu falar em
figuras de som? O que você imagina ser essa expressão?” No verso “A boiada geme
no vasto gramado”, o som que mais aparece é da vogal____. a Dessa forma, temos uma figura de som chamada assonância.
E neste verso “Distraídos
entre as pedras tortas” que som se repete? Podemos dizer que é som da
consoante____. s Neste caso, há uma figura de
som chamada aliteração.
9 – No verso “Acorde, menina! Tenha o olhar atento!”
há dois verbos: acorde e tenha. De acordo com o que você aprendeu, eles
pertencem a que modo verbal?
Ao modo imperativo afirmativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário