quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

MÚSICA: MOÇA BONITA - GERALDO AZEVEDO/ALCEU VALENÇA - COM GABARITO

 MÚSICA: MOÇA BONITA

               


                                       Geraldo Azevedo/Alceu Valença

 

Moça bonita
Seu corpo cheira
Ao botão de laranjeira
Eu também não sei se é

Imagine o desatino
É um cheiro de café
Ou é só cheiro feminino
Ou é só cheiro de mulher

Moça bonita
O seu olho brilha
Qual estrela matutina
Eu também não sei se é

Imagina minha sina
É o brilho puro da fé
Ou é só brilho feminino
Ou é só brilho de mulher

Moça bonita
Seu beijo pode
Me matar sem compaixão
Eu também não sei se é

Ou pura imaginação
Pra saber, você me dê
Esse beijo assassino
Nos seus braços de mulher

Moça bonita
O seu corpo cheira
Ao botão de laranjeira
Eu também não sei se é

Imagine o desatino
É um cheiro de café
Ou é só cheiro feminino
Ou é só cheiro de mulher

Moça bonita
Seu olho brilha
Qual estrela matutina
Eu também não sei se é

Imagina minha sina
É o brilho puro da fé
Ou é só brilho feminino
Ou é só brilho de mulher

Moça bonita
Seu beijo pode
Me matar sem compaixão
Eu também não sei se é

Ou pura imaginação
Pra saber, você me dê
Esse beijo assassino
Nos seus braços de mulher

 

Fonte: LyricFind

Compositores:  Geraldo Azevedo/Capinan

Entendendo a canção

1)   Logo no primeiro verso, usa-se o vocábulo “bonita” para quê?

          Para caracterizar o substantivo “moça”.

2)Na canção existe algumas comparações. Copie-as.

   “... seu corpo cheira/ao botão da laranjeira”.

   “...seu olho brilha/Qual estrela matutina.”

 

3)Em que verso há marcas de oralidade?

      “Pra saber, você me dê...”      

 

4)O eu lírico cita vários cheiros que a moça bonita tinha. Quais?

     “Cheiro de botão de laranjeira

     Cheiro de café

     Cheiro feminino

     Cheiro de mulher...”

5) Retire três pares de rimas da canção.

      Cheira/laranjeira; desatino/feminino; compaixão/imaginação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário