quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

CONTO: UMA AVENTURA NA SELVA (FRAGMENTO) - FERNANDO SABINO - COM GABARITO

 Conto: Uma aventura na selva (Fragmento)


     Fernando Sabino

        [...]

        Enquanto os demais escoteiros cumpriam cada um sua missão armando o acampamento, a patrulha do Lobo, chefiada pelo Toninho, foi encarregada de catar galhos secos na mata, que servissem de lenha para cozinhar e para o Fogo do Conselho, depois do jantar. Fui com os oito escoteiros, pois ficara mais ou menos agregado a eles, adotado por aquela patrulha como uma espécie de mascote.

        Usando suas machadinhas e facões, os escoteiros se espalharam entre as árvores, cortando galhos aqui e ali. Também eu levava, com orgulho, dependurada ao cinto, a minha faca de campanha. Mas não precisei de usá-la, pois, de acordo com as instruções do comandante da patrulha, minha missão se limitava a recolher do chão todo graveto que encontrasse.

        Distraído com a tarefa, não reparei que me distanciava dos outros, embrenhando-me cada vez mais no meio do mato. Quando percebi que já não mais os via, nem mesmo ouvia suas vozes, procurei regressar, mas não sabia por onde, tantas eram as voltas que havia dado. O mato era denso ao redor, impedindo que eu visse qualquer coisa à distância de uns poucos metros. Mesmo a luz do dia mal chegava onde eu tinha ido parar, impedida pela copa das árvores que se fechavam como um telhado sobre minha cabeça. E o pior é que já começava a anoitecer.

        Procurei prestar atenção, aguçando os ouvidos, para ver se escutava alguma coisa. Realmente deu para captar, ao longe, uns farrapos de conversas e risadas cada vez mais fracas, à medida que se afastavam, eu não conseguia distinguir em que direção. Gritei, gritei, mas não deviam ter me ouvido, pois fiquei esperando um tempão e ninguém apareceu. Senti vontade de chorar, mas resisti: um escoteiro não chora.

        Dava para perceber em que lado o sol se afundava no horizonte, pois seus últimos raios conseguiam varar a parede de árvores, deixando no ar uma cortina de luz. Eu sabia me orientar pelo sol. Bastava virar à esquerda para o poente, e tinha à minha frente o norte, às costas o sul e â direita o leste. Mas de que adiantava? Eu não sabia se o nosso acampamento estava na direção do norte, do sul, do leste ou do oeste. Distraído em olhar o chão à procura de gravetos, eu não havia prestado atenção a nada, e muito menos por onde ia. O que era imperdoável num escoteiro, que deve estar sempre alerta.

        Agora eu descobria que estava completamente perdido, e em breve seria noite. Sabia que tinha ido parar bem longe do acampamento. Devia ter me afastado dos outros uma longa distância, andando sem rumo pela floresta. Era inútil tentar voltar. Eu ia acabar me perdendo de vez, e quando viessem à minha procura, jamais me achariam.

        [...].

      Fernando Sabino. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 1986.

                       Fonte: Português – Palavra Aberta – 5ª série – Isabel Cabral – Atual Editora – São Paulo, 1995. p. 02-05.

Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fpatrulha-lobo23rn.blogspot.com%2F2011%2F01%2Fpatrulha-lobo.html&psig=AOvVaw3jiQYVFp__HoTEBAj0W5FS&ust=1608335567636000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCJiw2ZKb1u0CFQAAAAAdAAAAABAP

Entendendo o conto:

01 – Vamos observar os elementos dessa narrativa.

a)   Quais são as personagens dessa história?

O menino e o grupo de escoteiros.

b)   O narrador é uma personagem?

Sim.

c)   Onde acontece a história?

No meio da mata.

d)   Quando acontece a história?

Quando os escoteiros cumpriam suas missões.

02 – Vamos relembrar o que acontece nessa história:

a)   Em primeiro lugar, vamos dividi-la em quatro partes, destacando os fatos principais. Os primeiros fatos já foram destacados. Observe:

1 – Em um acampamento de escoteiros, um grupo de meninos é encarregado de recolher galhos secos na mata.

2 – Um dos meninos, considerado como mascote, distrai-se recolhendo gravetos e distancia-se dos demais.

Escreva o que aconteceu de importante nas outras duas partes.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: 3 – O menino percebe que está sozinho e grita pelos companheiros. 4 – Quase noite, completamente só, permanece quieto, esperando que o busquem no meio do mato.

b)   Agora, reconte a história em forma de desenho. Em seu caderno, faça quatro quadrinhos e desenhe em cada um deles uma parte importante da história. Dê um título para cada quadrinho.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Você deve ter notado que quem conta essa história é a personagem menino. Em um momento do texto, o menino diz o seguinte: “Também eu levava, com orgulho, dependurada ao cinto, a minha faca de campanha”.

a)   Para que os escoteiros usavam facas, machadinhas e facões?

Para cortar os galhos secos das árvores.

b)   Por que o menino tinha orgulho de carregar uma faca?

Possuir uma faca significava já ser um escoteiro, ser grande.

c)   Ele usou a faca? Por quê?

Não. O comandante da patrulha deu-lhe como missão apenas recolher os gravetos que já estavam no chão. Tudo indica que era pequeno para usar uma faca.

04 – “Eu sabia me orientar pelo sol. Bastava virar à esquerda para o poente, e tinha à minha frente o norte, às costas o sul e à direita o leste.”. Você também sabe se orientar pelo sol? Descubra onde estão norte, sul, leste e oeste em sua classe.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Podemos afirmar que o menino teve medo? Procure no texto e escreva em seu caderno um trecho que comprove a sua resposta.

      Provavelmente, sim. “Senti vontade de chorar.”

06 – Como você se sentiria se estivesse no lugar do menino? O que você faria?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – O que você acha que aconteceu ao menino, durante a noite, sozinho, perdido na mata? Imagine que você é o escoteiro perdido e escreva um final para a história.

      Resposta pessoal do aluno.

 

6 comentários: