quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): SAPATO 36 - RAUL SEIXAS - COM GABARITO

 Música(Atividades): Sapato 36

                                                            Raul Seixas

Eu calço é 37
Meu pai me dá 36
Dói, mas no dia seguinte
Aperto meu pé outra vez
Eu aperto meu pé outra vez

Pai eu já tô crescidinho
Pague prá ver, que eu aposto
Vou escolher meu sapato
E andar do jeito que eu gosto
E andar do jeito que eu gosto

Por que cargas d'águas
Você acha que tem o direito
De afogar tudo aquilo que eu
Sinto em meu peito
Você só vai ter o respeito que quer
Na realidade
No dia em que você souber respeitar
A minha vontade
Meu pai
Meu pai

Pai já tô indo-me embora
Quero partir sem brigar
Pois eu já escolhi meu sapato
Que não vai mais me apertar
Que não vai mais me apertar
Que não vai mais me apertar

Por que cargas d'águas
Você acha que tem o direito
De afogar tudo aquilo que eu
Sinto em meu peito
Você só vai ter o respeito que quer
Na realidade
No dia em que você souber respeitar
A minha vontade
Meu pai
Meu pai

Pai já tô indo-me embora
Eu quero partir sem brigar
Já escolhi meu sapato
Que não vai mais me apertar (Êêêê)
Que não vai mais me apertar (Aaaa)
Que não vai mais me apertar (Êêêê)

                        Composição: Raul Seixas. In: Sylvio Passos e Toninho Buda. Uma antologia. São Paulo, Martin Claret, 1992. P. 223.

      Fonte: Português – Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 89-90.

Entendendo a canção:

01 – De acordo com o texto, como é o pai presente na canção?

      Ele é autoritário e violento e não respeita a vontade dos filhos.

02 – O que há de comum no filho presente neste texto?

      É vítima do autoritarismo do pai.

03 – Qual é atitude do filho com relação ao pai?

      A partir de certa idade, ele se revolta contra o autoritarismo do pai. Ele procura, no presente, justificativas para as atitudes violentas de seu pai. “Hoje acho naturais as violências que o cegavam.”

04 – Pense no que vimos sobre linguagem conotativa.

a)   Se entendermos os versos “Eu calço é 37 / Meu pai me dá 36” como uma imagem literária, um recurso utilizado pelo autor para que melhor compreendamos o que sente o eu poético, que sentido ganha esse trecho?

Sente que os horizontes do vão muito além daquilo que o pai lhe oferece e lhe permite.

b)   E os versos: “Quero partir sem brigar / Pois eu já escolhi meu sapato / Que não vai mais me apertar”?

Quero partir em busca de meus próprios caminhos, de minha liberdade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário