quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

REPORTAGEM: GAROTAS RETOMAM HÁBITO DE ESCREVER DIÁRIOS - GABRIELA CARELLI - COM GABARITO

 Reportagem: Garotas retomam hábito de escrever diários

                    Tido como ultrapassado, “amigo” foi resgatado e já aparece até em novela de TV

Gabriela Carelli

        A rotina repete-se todas as noites. Antes de dormir, com a porta do quarto trancada e longe de pais, mães e irmãos curiosos, milhares de jovens escrevem sobre suas frustações e alegrias. O velho diário, um tanto esquecido nos últimos tempos, voltou à moda. “É um desabafo”, diz a estudante Catarina Rodrigues Papa, de 18 anos, que mantém anotações há mais de três anos.

        A mania, tida havia pouco tempo como ultrapassada, já está sendo citada até em novelas. A personagem da atriz Gabriela Duarte na novela Por Amor, da Rede Globo, não dispensa as confissões ao diário. Outra atriz, Mylla Christie, declarou à imprensa que começou a escrever um durante a viagem recente à Inglaterra na qual posou para a revista Playboy. “Não há nada melhor para esclarecer períodos conturbados.”

        Monique de Godoy Fróes, de 13 anos, foi uma das que aderiram ao diário por causa da novela. “Tinha um há muito tempo, mas depois de ver a Gabriela fazendo anotações, me deu vontade de continuar escrevendo”. No Colégio Elvira Brandão, zona sul, onde ela estuda, os caderninhos de anotações viraram uma febre.

        Reflexão – Para a terapeuta Priscila Derdyk, o diário é uma forma eficaz de as pessoas liberarem sentimentos. “Escrever exige reflexão”. Ela acredita que os adolescentes são os que mais se beneficiam com a mania. “Muitas vezes eles têm medo de expor o que pensam para parentes e amigos.”

      A estudante Marcella Rapolli, de 16 anos, começou a escrever seu diário aos 13 anos. Hoje, ela tem uma gaveta com todos eles guardados. “É muito bom”, conta. “Posso rever tudo por que passei.” Aluna do Colégio Dante Alighieri, nos Jardins, Marcella conta que, no início, só relatava passagens de sua vida. “Este ano comecei a escrever o que sinto”, diz. “Em dias em que tudo dá errado, queimo a beirada da página; em dias bons, colo adesivos e pinto com canetinhas.”

        Apesar da pouca idade, Anna Carolina Junqueira, de 12 anos, diz ter notado um amadurecimento quando compara anotações antigas às atuais. Ao contrário de algumas colegas, que começaram a escrever diários recentemente, Anna tem os seus desde os 66 anos. “Minhas histórias do primário eram cheias de erros de português”, lembra. “E o assunto principal eram os presentes.”

        Namoros – Na adolescência, os interesses mudam. “De cada dez páginas, nove falam sobre o namorado ou mal de alguém”, diz Sofia Cardoso Pereira, de 13 anos.

        Assuntos tão confidenciais exigem segurança total. “A chave da gaveta onde guardo os diários fica escondida”, conta Renata Jensen, de 18 anos. “Assim, fica mais difícil minha mãe descobrir o que não deve”.

        Alguns modelos de diário já vêm equipados com chaves e cadeados. Mas o medo de que alguém descubra segredos faz com que as meninas adotem táticas especiais. Juliana de Carvalho Nogueira, de 14 anos, criou uma linguagem em código. “Mesmo quando meus irmãos conseguem roubar o diário, não entendem nada”, vangloria-se.

O Estado de São Paulo, 27 nov. 1997.

           Fonte: Português – Linguagem & Participação, 8ª Série – MESQUITA, Roberto Melo / Martos, Cloder Rivas – 2ª edição – 1999 – Ed. Saraiva, p. 197-8.

Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.mensagenscomamor.com%2Ffrases-sobre-diarios&psig=AOvVaw0HhWkmvHP_6bMQ1hm5QwNe&ust=1608334769588000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMiXkoqY1u0CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Frustações: decepções, desilusões.

·        Confidenciais: ditos em segredos; secretos.

·        Conturbados: agitados, com muitos problemas.

·        Tática: maneira hábil de encarar as coisas.

·        Eficaz: que funciona bem.

·        Código: conjunto de sinais.

·        Reflexão: pensamento profundo.

·        Vangloria-se: gaba-se.

02 – Qual o principal assunto do texto?

      Por influência de uma personagem de novela, adolescentes voltam à saudável prática de fazer anotações em diários.

03 – Encontre semelhanças entre as entrevistadas.

      Todas são adolescentes que estudam em bons colégios.

04 – Quais são os vilões dos escritores de diário?

      São os bisbilhoteiros dos textos alheios: pais, mães, irmãos.

05 – Como os escritores de diário enganam esses vilões?

        Eles usam códigos para produzir os textos.

06 – Qual é sua opinião sobre as pessoas que leem os diários alheios sem permissão?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Explique a diferença entre: “... só relatava passagens de sua vida” e “Este ano comecei a escrever o que sinto”.

      Com a prática, a garota passou a descrever, além de fatos, emoções e sentimentos.

08 – Como você entendeu as declarações da terapeuta Priscila Derdy?

      A prática de fazer anotações em diários é uma atividade excelente para o equilíbrio psíquico, pois, ao escrever, reflete-se sobre o que está sendo passado para o papel.

09 – “Muitas vezes [os adolescentes] eles têm medo de expor o que pensam para parentes e amigos”. Por que isso acontece? Esse tipo de atitude ocorre só com os adolescentes?

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário