quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): O AMOR - GAL COSTA - COM GABARITO

MÚSICA: O AMOR

                  GAL COSTA

Talvez

Quem sabe
Um dia
Por uma alameda
Do zoológico
Ela também chegará
Ela que também
Amava os animais
Entrará sorridente
Assim como está
Na foto sobre a mesa

Ela é tão bonita
Ela é tão bonita
Que na certa
Eles a ressuscitarão
O século trinta vencerá
O coração destroçado já
Pelas mesquinharias

Agora vamos alcançar
Tudo o que não
Podemos amar na vida
Com o estrelar
Das noites inumeráveis

Ressuscita-me
Ainda
Que mais não seja
Porque sou poeta
E ansiava o futuro

Ressuscita-me
Lutando
Contra as misérias
Do cotidiano
Ressuscita-me por isso

Ressuscita-me
Quero acabar de viver
O que me cabe
Minha vida
Para que não mais
Existam amores servis

Ressuscita-me
Para que ninguém mais
Tenha de sacrificar-se
Por uma casa
Um buraco

Ressuscita-me
Para que a partir de hoje
A partir de hoje
A família se transforme

E o pai
Seja pelo menos
O Universo
E a mãe
Seja no mínimo
A Terra
A Terra
A Terra


                                       Compositor: Caetano Veloso

Entendendo a canção:

01 – Que palavra o eu lírico usa para expressar a sua incerteza da volta de sua amada?

      A palavra “talvez”, um advérbio de dúvida.

02 – De que trata essa canção?

      O eu lírico clama pela sua ressurreição, após voltar do exílio.

03 – Nos versos:

        “O coração destroçado

         Pelas mesquinharias”. Na expressão sublinhada há que figura de linguagem?

      A figura é gradação (apresentação de ideias em progressão ascendente/descendente), nesse caso gradação descendente.

04 – Cite os versos em que o eu lírico faz um desabafo, pois a vida estava chata. O que ele pede?

      “Ressuscita-me
       Quero acabar de viver
       O que me cabe
       Minha vida
       Para que não mais
       Existam amores servis.”

 

      



 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. A letra foi composta através de um poema?

    ResponderExcluir
  2. Também busquei o significado da letra desta canção, para saber do que ou de quem se falava, achei este site que talvez informe que não se trata da própria intérprete. https://www.revistaprosaversoearte.com/o-amor-de-maiakovski-magistralmente-interpretado-por-gal-costa-da-adaptacao-de-caetano-veloso-e-ney-costa-santos/

    ResponderExcluir