sexta-feira, 4 de maio de 2018

POEMA: A PROCURA - CORA CORALINA - COM GABARITO

POEMA - A procura
                  Cora Coralina

Andei pelos caminhos da Vida.
Caminhei pelas ruas do Destino –
Procurando meu signo.
Bati na porta da Fortuna,
Mandou dizer que não estava.
Bati na porta da Fama,
Falou que não podia atender.
Procurei a casa da Felicidade,
A vizinha da frente me informou
Que ela tinha se mudado
Sem deixar novo endereço.
Procurei a morada da Fortaleza.
Ela me fez entrar: deu-me veste nova,
Perfumou-me os cabelos,
Fez-me beber de seu vinho.
Acertei o meu caminho.

           CORALINA, Cora. Meu livro de cordel. 10. ed. São Paulo:
Global, 2002. P. 91.

Entendendo o poema:
    01 – Releia os três primeiros versos do poema. Tendo em vista o título do texto e esses versos, pode-se concluir que o eu lírico não se acomodou diante da vida.
a)   Interprete o sentido da palavra signo no contexto e explique o que o eu lírico buscava.
      O eu lírico busca algum sinal ou símbolo que represente uma pista sobre a realização de sua vida e de seu destino.

b)   De acordo com os primeiro e segundo versos, de que modo o eu lírico agiu em sua busca? Justifique sua resposta.
      Com decisão e perseverança, pois trilhou lugares diferentes, durante longo tempo, e enfrentou situações difíceis.

    02 – Nos versos seguintes, o eu lírico relata a luta em busca de seus sonhos.
a)   Como se percebe que, durante certo tempo, a vida foi-lhe adversa?
      Devido às várias tentativas frustradas do eu lírico para encontrar seu caminho, em que recebeu apenas indiferença e negativas.

b)   Explique por que há substantivos simples e abstratos, com letra maiúscula, empregados no poema.
      Esses substantivos estão personificados no poema e apresentam um sentido absoluto, universal.

c)   Observe o emprego dos seguintes verbos no texto: andei, caminhei, bati, procurei. Que efeito eles acrescentam à ideia de busca?
      São verbos que expressam ação, movimento, e que está em incessante atividade, à procura de seu caminho.

5 comentários: