segunda-feira, 28 de maio de 2018

TEXTO: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - COM GABARITO

Texto: Doenças respiratórias

    Quais as principais e como preveni-las?
        Respirar é um ato fundamental para qualquer ser. É através da respiração que ocorrem as trocas gasosas de nosso corpo, onde eliminamos toxinas, geramos energia e damos a base para todas as reações fisiológicas do corpo. Mas e quando há problemas respiratórios? As temíveis doenças respiratórias? Nossa qualidade de vida e até sobrevivência, se tornam ameaçadas.
        Por isso, é preciso entender como as doenças respiratórias acontecem e principalmente, formas de preveni-las! No Brasil, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas sofram com doenças respiratórias, nas mais diferentes gravidades.
        Porém, falar de doenças respiratórias é algo muito amplo. Pois estamos falando desde doenças graves, que podem até provocar a morte, até doenças que prejudicam a qualidade de vida apenas.
        Por isso, selecionamos as principais doenças respiratórias, as formas como elas acontecem e como preveni-las.
        Principais doenças respiratórias:

        Gripes e Resfriados

        Tanto a gripe como o resfriado são as infecções virais mais comuns que afetam as vias aéreas. Mas não se trata da mesma doença, elas possuem a origem diferente, apesar de alguns sintomas serem bem parecidos, ambas apresentam um quadro de coriza, tosse com expectoração de catarro e irritação da garganta. A contaminação é muito fácil, pode ocorrer pela fala, tosse, espirro ou saliva.

Resfriado

        O resfriado é causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus, adenovírus, para-influenza, etc. Os sintomas mais comuns são a secreção nasal-constante (coriza), irritação da garganta, tosse ou obstrução nasal, o famoso nariz entupido, pois o vírus lesiona os tecidos que revestem as paredes internas das vias aéreas, causando uma inflamação.
        A transmissão do vírus do resfriado é feita pelo contato direto com pessoas doentes ou por objetos utilizados por elas. Por ter um período de vida curto, assim que o ciclo termina, as mucosas se regeneram e os sintomas desaparecem, isso pode ocorrer em 5 dias, muitas vezes não precisa nem tomar remédio. O resfriado pode ser causado por estresse emocional, doenças já instaladas nas vias aéreas superiores (adenoides, desvio de septo etc.), locais com muitas pessoas, quedas bruscas de temperatura e mal ventilados e na queda da umidade.

Gripe

        Diferentemente do resfriado, a gripe é provocada somente por um vírus chamado Influenza. Este vírus tem um alto poder de mutação, por isso a dificuldade do organismo humano de se defender. É uma doença contagiosa que ataca as vias respiratórias como nariz, garganta e os pulmões. Neste caso, os sintomas são mais fortes, como: cansaço físico, febre que pode durar de 2 a 6 dias, dores de cabeça e no corpo todo, irritação da garganta e coriza.
        A transmissão do vírus da gripe é semelhante a do resfriado, principalmente, pelo ar. Uma pessoa contaminada pode contaminar outras pessoa mesmo antes de sentir os sintomas. Após o tratamento dos sintomas, o corpo reage eliminando o vírus, isso ocorre dentro de uma a duas semanas.
A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
        É uma das mais graves doenças respiratórias. Ela é crônica, irreversível e progressiva. Afeta diretamente os pulmões. A característica principal da DPOC é a destruição de um grande número de alvéolos pulmonares, além de comprometer muitos outros.
        A DPOC é muito comum em homens com idade avançada. Além disso, em pessoas que já tiveram tuberculose, ela é mais comumente encontrada.
        Tabagismo, fumo passivo ou a exposição contínua a poeira e poluição, estão entre as principais causas. Além disso, há fatores diretamente ligados a questão genética.

Tuberculose

        A tuberculose foi uma doença que matou muitas pessoas nos séculos passados. Hoje, ela tem cura, mas ainda é uma doença que debilita muito e que pode ter complicações caso o tratamento não seja adequado. Ela é altamente transmissível e endêmica. Ela é transmitida por uma bactéria, que ataca todo o funcionamento pulmonar.
        Baixa imunidade, contato com pessoas doentes ou ambientes contaminados, são as formas mais comuns de transmissão.

Asma

        A asma é uma doença crônica e infelizmente não tem uma cura. Porém, ela é totalmente “tratável”. Na verdade, o asmático possui um pulmão “diferente”. Os portadores de asma, uma das doenças respiratórias mais comuns na população em geral, possuem uma maior sensibilidade nos brônquios. Isso faz com que eles reajam com inflamação e crises, a estímulos mais sensíveis.
        No caso da asma, há tratamentos para as crises e fora disso, deve-se buscar formas de minimizar justamente os agentes causadores destas. Por isso, para o asmático, o ambiente em que ele vive, é tão importante quanto o tratamento em si. Além disso, em alguns casos, a asma pode também apresentar crises com a ingestão de determinados alimentos. Mas isso depende de cada caso.

Bronquite

        A bronquite é outra doença respiratória que causa uma série de problemas para a qualidade de vida dos portadores.
        Basicamente, a bronquite é uma inflamação dos brônquios, que pode ter diferentes causas. Mas no geral, ela é causada por vírus e tem como característica, estar muitas vezes ligada a outras doenças, como gripes e resfriados. Existe ainda a bronquite crônica, que já é caracterizada como DPOC.
        Em termos de tratamento, ele é feito por vias medicamentosas. Para a prevenção, o ambiente e evitar o contato com outras pessoas doentes, é o principal fator para preveni-las!
Pneumonia
        A pneumonia é uma doença respiratória que acomete principalmente os pulmões. De forma mais específica, ela acomete a região dos alvéolos pulmonares. Ali, atacam brônquios e alvéolos e podem se ramificar até os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
        De forma geral, a pneumonia também é causada por vírus e bactérias que estão presentes no ar ou então, pelo contato direto com pessoas que as possuem. O tratamento é medicamentoso e muitas vezes, envolve até internação.

Doenças alérgicas

        Há várias doenças respiratórias que são de origem alérgica. Neste caso, inclusive algumas citadas aqui. No caso das doenças alérgicas, a propagação e “ativação” destas doenças, é por causa dos agentes estressores do ambiente.
        Muitas vezes, vírus e bactérias que causam tais doenças alérgicas, são transmitidas pelo ar ou pelo contato direto. Por isso, é fundamental buscar formas de preveni-las.
        São diversas doenças respiratórias, algumas mais brandas, outras mais graves.
                                                     Publicado: https://blog.oxi3.com.br
Entendendo o texto:
01 – Por que respirar é um ato fundamental para qualquer ser?
      Porque é através da respiração que ocorrem as trocas gasosas de nosso corpo, onde eliminamos toxinas, geramos energia e damos a base para todas as reações fisiológicas do corpo.

02 – Quais algumas das doenças respiratórias?
      Gripe, resfriado, bronquite, asma, pneumonia, DPOC, etc.

03 – O que é a gripe?
      Uma infecção das vias respiratórias causada pelo vírus Influenza. É altamente contagiosa e sua transmissão ocorre pelo ar e contato físico.

04 – Como o vírus da gripe é eliminado do organismo?
      Geralmente cerca de uma semana após o surgimentos dos sintomas.

05 – O que é a bronquite?
      É a inflamação dos brônquios, que dificulta a chegada de ar aos pulmões.

06 – Quais estímulos podem desencadear crises de asma?
      Alergia, substâncias ou produtos que causem irritação nas vias aéreas, infecções virais, fatores emocionais, etc.

07 – Quais as causas da pneumonia?
      Pode ser causada por vírus, fungos, protozoários ou bactérias.

08 – O que a bactéria causadora da tuberculose pulmonar faz no organismo?
      O tecido pulmonar é destruído e substituído por outro mais grosso e fibroso, que dificulta as trocas gasosas.

09 – Quais são os vírus causadores do resfriado?
      São Rinovírus, Adenovírus, para-influenza, etc.

10 – De que maneira é feita a transmissão do resfriado?
      É feito pelo contado direto com pessoas doentes ou por objetos utilizados por elas.

11 – O que significa DPOC, e qual o mal que ela causa?
      Significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. É responsável por um grande número de alvéolos pulmonares.

12 – Em quem é mais comum ocorrer? E o que causa esse mal?
      É mais comum em homens com idade avançada. É provocado pelo tabagismo, fumo ou a exposição contínua a poeira e poluição.

13 – Qual é a origem das doenças alérgicas?
      É originária das doenças respiratórias.

14 – De que maneira podemos evitar o contágio, se não vemos os agentes no ar?
      A melhor maneira é buscar formas de preveni-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário