POEMA: QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Entendendo o poema:
01 – Qual a visão do poeta em relação ao relacionamento
amoroso: crítica, irônica ou trágica?
Irônica.
02 – De acordo com o texto,
como que é o relacionamento amoroso?
É
um relacionamento desencontrado.
03 – Essa forma de
interpretar o relacionamento amoroso pode ser considerada moderna? Por quê?
NÃO. Porque é um sentimento que sempre existiu.
04 – Analisando o
poema, o título “Quadrilha”, foi bem escolhido? Por quê?
SIM. Porque troca de pares.
05 – O poema
“Quadrilha” é leve e bem humorado. Apesar disso, ele é reflexivo? Justifique
sua resposta.
SIM. Porque a vida é movida por experiências e conhecimentos.
06 – Esse poema pertence
ao livro Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em
1930. Use a sua criatividade e reescreva o poema utilizando termos ou
expressões relacionadas aos dias atuais.
Resposta pessoal do aluno.
07 – Livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, os poetas da geração de 30 incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiam-se à vontade para retornar algumas posturas antes rejeitadas.
07 – Livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, os poetas da geração de 30 incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiam-se à vontade para retornar algumas posturas antes rejeitadas.
Dos procedimentos formais da poesia de
22 relacionados a seguir, quais deles também podem ser observados em
“Quadrilha”?
·
Verso livre.
·
Falta de pontuação.
·
Simultaneidade de imagens; flashes da
realidade; fragmentação.
·
Ilogismo.
·
Linguagem simples, coloquial,
prosaica.
·
Humor.
08 – O poema “Quadrilha”
aborda um tema caro à tradição poética: o amor e o relacionamento amoroso. A
originalidade do poema está na forma como o tema é tratado.
a)
Com que tipo de visão o poeta aborda esse tema
no poema: com uma visão crítica, irônica ou trágica?
Uma visão irônica.
b)
Resuma a ideia central do poema: De acordo
com o texto, o que é o amor ou o relacionamento amoroso?
É um eterno desencontro; sempre se ama a pessoa errada.
c)
Essa visão de amor pode ser considerada uma
visão moderna? Por quê?
Sim, pois é uma visão que não idealiza o amor.
09 – O título do poema é
“Quadrilha”.
a)
Considerando o modo como se dança a quadrilha
nas festas juninas, principalmente a disposição e o movimento dos pares,
estabeleça relações entre o poema e a quadrilha das festas juninas.
Na quadrilha das festas juninas, o par se separa e cada um dos
parceiros dança com pessoas diferentes, até voltar ao parceiro inicial. No amor
não seria muito diferente, pois na busca do amor e do parceiro ideal há uma
troca constante de parceiros, e fatos inusitados podem acontecer: alguns
desistem da “dança”, outros arrumam outros parceiros não previstos
inicialmente.
b)
Observe os dois enunciados a seguir: o
primeiro constituído pelas duas primeiras orações do primeiro período do poema,
e o segundo equivalente a uma situação em que existisse correspondência amorosa
entre os amantes. Depois compare a função sintática dos termos que compõem os
enunciados.
“João amava Teresa que (Teresa) amava
Raimundo”.
“João amava Teresa que
(Teresa) amava João”.
Por que a observação de quem é sujeito e quem é
objeto em “João amava Teresa que amava Raimundo” confirma sua resposta
anterior?
Porque o objeto do amor (por exemplo, Teresa),
quando se torna sujeito, sempre busca alguém diferente para ser o objeto de seu
amor, em vez de buscar o primeiro sujeito, aquele que o/a ama.
10 – Com base na
leitura do poema, que mudanças você identifica na poesia de 30, em relação à
poesia de 22?
É uma poesia que
apresenta certos procedimentos da primeira geração modernista, como o verso
livre e a linguagem coloquial, porém faz uma abordagem mais reflexiva em torno
da existência humana.
As questões de compreensão e interpretação apresentadas contemplam descritores de avaliação externa, como inferência e estrutura da poesia modernista, especial mente
ResponderExcluirNão está de acordo com as idéias do poema:
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