Música(Atividades): Trem
Das Cores
Caetano Veloso
A franja na encosta cor de laranja, capim rosa chá
O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar
O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem
A lua e a estrela, anel de turquesa
Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina
Crianças cor de romã entram no vagão
O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã
E a seda azul do papel que envolve a maçã
As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver
passar
Os dois lados da janela
E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não
há
Azul que é pura memória de algum lugar
Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios
Ou pra ser exato, lábios cor de açaí
E aqui, trem das cores, sábios projetos: Tocar na central
E o céu de um azul celeste celestial.
Entendendo a canção:
01 – Ditado das cores e sentimentos.
Escrever a cor
que associam à palavra.
a) Amor:________________________
b) Dor:__________________________
c) Pureza:_______________________
d) Perigo:________________________
e) Tranquilidade:__________________
f) Sujeira:________________________
g) Esperança:_____________________
h) Solidão:_______________________
i) Energia:_______________________
j) Tristeza:_______________________
k) Maldade:______________________
l) Intuição:_______________________
m) Saúde:_______________________
n) Feminino:______________________
o) Fome:_________________________
p) Morte:_________________________
q) Natureza:______________________
r) Atenção:_______________________
s) Masculino:______________________
t) Sabedoria:______________________
Após o ditado, confira com os alunos as cores que eles
associaram às palavras. Discuta com eles por que eles associam certas cores a
certas ideias, sentimentos e coisas.
Resposta pessoal do aluno.
02 – Colocar no quadro o objeto e sua cor correspondente:
Objeto
......................... Cor.
Encosta ...................... Laranja.
Capim ........................ Rosa chá.
Olhos luz ..................... Mel.
Serra ........................... Ouro/verde.
Trem .......................... Prata.
Anel ........................... Turquesa.
Nuvem chumbo .........
Oliva.
Papel de seda ........... Azul.
Casa ......................... Verde.
Casa ......................... Rosa.
Cabelo ...................... Preto.
Lábios ....................... Castanhos.
Lábios ....................... Cor de açaí.
Céu ........................... Azul celeste.
03 – Verifique-se:
As cores dos objetos citados no poema
correspondem as cores desse objetos na vida real.
Responda as seguintes questões:
a)
A encosta laranja, é laranja mesmo?
Sim.
b)
E o capim rosa chá?
Ele é rosa.
c)
Como vocês entendem o verso: “E a seda azul
do papel que envolve a maçã”?
Fala de quando as maçãs argentinas vinham embrulhadas no papel azul
de seda.
d)
O que seria um “Azul quase inexistente”?
Azul transparente.
e)
Como você imagina os “Castanhos lábios, ou
pra ser exato, lábios cor de açaí”?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Marque V, se a proposição é verdadeira.
E F, se a proposição é falsa:
Trem das cores
A franja na encosta
Cor de laranja,
Capim rosa chá
O mel desses olhos luz,
O ouro ainda não bem verde da serra,
A prata do trem
A lua e a estrela,
Anel de turquesa (Veloso, 2013).
A análise sintática do trecho da música
Trem das cores, de Caetano Veloso, indica que se está diante de oito orações e,
consequentemente, de oito frases verbais.
Falsa.
Gostei! Obrigada
ResponderExcluir