domingo, 27 de maio de 2018

POEMA: MINHA TERRA - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: Minha terra
                 Manuel Bandeira

Saí menino de minha terra.
Passei trinta anos longe dela.
De vez em quando me diziam:                                                        
Sua terra está completamente mudada,
Tem avenidas, arranha-céus...                                           
É hoje uma bonita cidade!


Meu coração ficava pequenino.

Revi afinal o meu Recife.
Está de fato completamente mudado.
Tem avenidas, arranha-céus.
É hoje uma bonita cidade.

Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!

In: Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

Entendendo o poema:

01 – O poema se estrutura em quatro estrofes. Identifique a ideia expressa pelo eu poético em cada uma delas, numerando conforme orientação:
1. Primeira estrofe.                    
2. Segunda estrofe.                   
3. Terceira estrofe.             
4. Quarta estrofe.        
(4) Desabafo diante da comprovação.
(1) Distanciamento da terra natal.
(2) Angústia em função do que lhe diziam.
(3) Constatação da transformação do Recife.


02 – O autor utilizou diversificados termos para a referência a sua terra natal, tema do poema, o que assegura a progressão das ideias de forma coerente e coesa.  Identifique-as:
      Estes são os termos que retomam a terra natal do autor: dela, sua terra, uma bonita cidade, o meu Recife, uma bonita cidade, a minha terra.
                                                                                                                                                                  


9 comentários:

  1. O brigado tenho um dever esatentamente iguau

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha terra
    Manuel Bandeira)

    Saí menino de minha terra.
    Passei trinta anos longe dela.
    De vez em quando me diziam:
    Sua terra está completamente mudada,
    Tem avenidas, arranha-céus…
    É hoje uma bonita cidade!

    Meu coração ficava pequenino.

    Revi afinal o meu Recife.
    Está de fato completamente mudado.
    Tem avenidas, arranha-céus.
    É hoje uma bonita cidade.

    Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!

    A) O poema apresenta quantos versos? E quantas estrofes?

    B) No texto acima predomina a função poética. Qual a função secundária da linguagem? Explique.


    C) O autor utilizou diversificados termos para a referência a sua terra natal, tema do poema, o que assegura a progressão das ideias de forma coerente e coesa. Identifique-as:


    D) Que sentimento expressa o eu lírico após rever Recife? Transcreva o trecho do poema que confirma sua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu queria saber quais são os três verbos que tem nesse nesse poema Quais são os substantivos e quais são os adjetivos

    ResponderExcluir
  5. Oi eu queria saber quais são os verbos os adjetivos e os substantivos que tem neste poema

    ResponderExcluir
  6. Como você imagina a terra do eu lirico há trinta anos atrás

    ResponderExcluir