Filme(ATIVIDADES): UM
SONHO POSSÍVEL
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Sandra
Bullock, Quinton
Aaron, Tim
McGraw mais
Nacionalidade: EUA
SINOPSE
E DETALHES
Michael Oher (Quinton Aaron) era um
jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação
para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy
(Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir
longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários,
Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se
mais tarde um astro do futebol americano.
Entendendo o filme:
01 – Quem são os personagens
principais do filme?
Michael Oher e
Leigh Anne Tuohy.
02 – Qual a mensagem
principal passada pelo filme?
É o preconceito que ainda existe no mundo.
03 – Que ação (gesto)
solidária (o) é tratada(o) no filme?
Compaixão, amor e
ajuda a quem precisa.
04 – Que fato mais lhe
tocou? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
05 – O que você entende por
solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Quais eram os membros
da família que acolheu Michael?
Sean o pai, Anne
a mãe, Collins a filha e o SJ o filho amigo de Michael na escola.
07 – Que mudança a atitude
da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big
Mike?
Mudou
completamente a vida de Michael. Ele passou a conhecer o que era a vida
familiar, com amor, carinho e atenção.
08 – Em nossa cidade você
consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de
alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas
para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos
responsáveis?
Resposta pessoal
do aluno.
09 – Para você como podemos
ser agentes de mudança na sociedade?
Resposta pessoal
do aluno.
10 – Analise o uso da música
no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você
usaria a música neste filme?
Resposta pessoal
do aluno.
11 – Qual o objetivo do
filme, frente às realidades, valorização a cooperação e a solidariedade?
Conscientizar os
jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um
mundo mais justo e fraterno.
12 – Quais são as
competências desenvolvidas no filme?
As competências
são:
- Despertar o senso crítico e a expressão
oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos
alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade
humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais
próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias,
voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas
atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com
aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força
capaz de humanizar o mundo.
Este filme realmente me inspirou! É uma história muito conmovente. Revisei a trajetória de John Lee Hancock e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito. Um dos meus preferidos também é Fome de Poder por que usou elementos clássicos dos filmes do gênero. Vale a pena vê-lo. Acho que o elenco tem uma excelente química. Se vocês são amantes do trabalho do diretor este é um filme que não devem deixar de ver.
ResponderExcluirJoão Vitor lindo
ResponderExcluirAnalise o uso da música no filme ela conseguiu um clima correto para a história como você usaria a música nesse filme
ResponderExcluirAchei Todas as Respostas Que o Professor passou no Dever pra ksa hehehe
ResponderExcluirEsse filme é muito legal acontesse coisas na vida real tambem como uso de drogas e racismo preconseitos
ResponderExcluir13
ResponderExcluir