FÁBULA: O
pulo do gato
Paulo Bandeira
A raposa andava maluca para pegar o
gato. Mas ela sabia, como todo mundo sabe, que gato é o maior mestre pulador e
nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se
safava.
Decidiu então a raposa usar a esperteza.
Chegou-se para o gato e propôs a paz:
– Chega de correr um atrás do outro, mestre
gato. Vamos agora viver em paz!
–
Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato – Não é um que corre atrás do
outro, é “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
– Bom, de qualquer forma, vamos fazer as
pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar
nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora
como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o
senhor já experimentou!
O gato aceitou
e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato, ótimo
professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, o cambalhota-simples,
o cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o
saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas
e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
Decidiu então
que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo
de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no
salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!
E o gato? Deu
um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo
esborrachar-se num toco de aroeira.
Ainda meio
tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
– Mas mestre gato, esse pulo o senhor não
me ensinou!
– Não ensinei,
nem ensino! – riu-se o gato – Esse é o segredo que me salva de malandros como a
senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
Paulo Bandeira. “O pulo do gato”. In: Nova Escola,
p. 48.
São Paulo, Abril, 1991.
Entendendo o texto:
01 – Cite os personagens da
história:
O gato e a raposa.
02 – Assinale a alternativa
que apresenta o objetivo da raposa:
a) pegar o gato.
b) fazer as pazes com o
gato.
c) aprender a pular tão bem
quanto o gato.
d) demonstrar que era
esperta.
03 – Aponte o fato que
impedia a raposa de atingir o seu objetivo:
O fato de o gato
saber pular de forma muito habilidosa impedia a raposa de conseguir agarrá-lo.
Ele sempre se safava com maestria.
04 – Qual foi a atitude tomada
pela raposa para atingir o seu objetivo?
Para tentar pegar
o gato, a raposa o convenceu a dar aulas de pulo para ela. Como pagamento, o
felino receberia saborosos filés de rato.
05 – A frase que caracteriza
o clímax da história é:
a) “Decidiu então a raposa
usar a esperteza.”
b) “– Não é bem assim,
comadre raposa – corrigiu o gato [...]”
c) “A raposa ... já estava
tão mestre em pulos quanto o gato.”
d) “[...]
esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais [...]”
06 – “Esse é o pulo do
gato!”. A que pulo do gato o desfecho da história se refere?
a) o duplo-mortal.
b) o triplo-mortal
c) o saca-rolha-composta
d) um volteio de
banda.
07 – Para o gato, qual a
importância do pulo identificado na questão anterior?
O
pulo “volteio de banda” permitia que o gato se salvasse de malandros como a
raposa.
08 – Sublinhe os termos que
retomam o referente “o gato” nas frases a seguir:
a) “[...] e nem adiantava
tentar agarrá-lo.”
b) “Com um salto de banda, o danado
sempre se safava.”
c) “Pago-lhe cada lição com
os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!”
d) “[...] caprichando no
salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!
Mande a resposta da 08)marque a resposta que
ResponderExcluirApresenta o oBjetivo da raposa a)pegar o gato
B) fazer as pazes com o gato
Resposta da 8
ResponderExcluirQual e arenpota da letar D depois da letar
ResponderExcluirC