terça-feira, 1 de maio de 2018

FÁBULA: A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO - ESOPO - COM GABARITO


Fábula: A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO
                ESOPO


Texto retirado do Saresp / 2005.

        Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.
        Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.
        – Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.
        – Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.
        – Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.
        – Talvez – disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.
        – Ei, espere – disse o trigo. Tive uma ideia. Vamos fazer um acordo!
        – Um acordo? – perguntou a formiga.
        – Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.
        – Você está brincando – disse a formiga, descrente.
        – Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.
        – Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?
        – Não me pergunte – respondeu o trigo –, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.
        – Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.
        E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci,
Andersen, Tolstoi e muitos outros...
São Paulo: Melhoramentos,2004.
Entendendo a fábula:
01 – O grão de trigo caiu no solo esperando que:
    a) A formiga o levasse para o formigueiro.
    b) Outros grãos de trigo fossem procurá-lo.
    c) O vento o levasse para longe dali.
    d) A chuva o enterrasse.

02 – O desentendimento entre os personagens da história inicia quando:
a)   O grão de trigo cai no solo.
b)   O trigo diz que é uma semente viva.
c)   A formiga começa a arrastar a semente.
    d) A formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

03 – Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela:
a)   Acredita que o grão vai cumprir o acordo.
b)   Desconfia da promessa do grão.
c)   Está se divertindo com a situação.
d)   Está propondo ao trigo uma brincadeira.

04 – A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque:
a)   Ele lhe promete cem grãos de trigo.
b)   Já tem comida suficiente no formigueiro.
c)   Quer o grão como amigo.
    d) Sente pena dele.

05 – Quando o autor diz que "o trigo tinha mantido sua promessa", podemos entender que o trigo:
a)   Germinou e se tornou uma planta que gerou outros grãos de trigo.
b)   Ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga.
c)   Tinha permanecido o tempo todo em seu à espera da formiga.
 d) Roubou cem grãos de plantação vizinha.

06 – Esta história trata principalmente de um acordo baseado em:
a)   Trapaça e mentira.
b)   Confiança e fidelidade.
c)   Amizade e companheirismo.
d)   Desconfiança e engano.


07 – Quais são as personagens do texto?
     O grão de trigo e a formiga.

08 – Qual das personagens aparece em primeiro lugar?
      O grão de trigo.

09 – Releia os parágrafos 2 e 3:
a)   Quem apareceu na história?
A formiga.

b)   O que ela fez?
Começou a arrastar o grão de trigo.

c)   Para onde ela se dirigiu?
Dirigiu-se para o formigueiro.

 10 – Que explicação o grão de trigo deu a formiga para não leva-lo para o formigueiro?
      Que ela era uma semente viva, e que a função dela era germinar e produzir muitos grãos.

11 – O grão de trigo sugeriu alguma coisa à formiga. O que foi?
      Para deixa-la no campo e no outro ano ela daria cem grãos. 
    
 12 – O que a formiga achou da proposta do grão de trigo?
      Embora duvidasse, aceito a proposta.

13 – A formiga teve oportunidade de saber se o grão de trigo cumpriu sua promessa? Justifique.
      Sim. No ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

    

26 comentários:

  1. Quantos parágrafos há nó texto a formiga e o grão de trigo

    ResponderExcluir
  2. o moral da historia é= a confiança e a fidelidade,espero ter ajudado,amo vcs >3

    ResponderExcluir
  3. Um verbo no pretérito perfeito do indicativo

    ResponderExcluir
  4. Fatou partes pra mim minha nota e 5

    ResponderExcluir
  5. Por que o texto a formiga e grão de trigo é considerado uma fábula?

    ResponderExcluir