SIMULADO - TROVADORISMO - COM GABARITO
01.
(ESPCEX) É
correto afirmar sobre o Trovadorismo que
a) os
poemas são produzidos para ser encenados.
b) as
cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas.
c)
nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
d) as
cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.
e) as
cantigas de amor são de origem nitidamente popular.
a) Um dos
temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual
entre nobres e mulheres camponesas.
b)
Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura
teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido
ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos
poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d)
Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito
musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições
eram transmitidas oralmente.
e) Tanto
no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a
influência dos padrões estéticos greco-romanos.
03.
(FUVEST) Interpretando
historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou
mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo
corresponde ao Renascimento.
b) o
Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c)
o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o
Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto
o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.
04.
(FUVEST) O
Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala:
a)
tem concepções clássicas do fazer poético.
b)
é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c)
estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d)
tinha como concepção poética a epopéia, a louvação dos heróis.
e)
reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
05.
(UNIFESP)
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
O título
do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas
de amor, a ideia de poder retoma o conceito de
a) fé
religiosa.
b)
relação de vassalagem.
c)
idealização do amor.
d)
saudade de um ente distante.
e)
igualdade entre as pessoas.
06.
(FUVEST) Sobre
o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que:
a)
sua produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se
em: poesia (cantigas) e prosa (novelas de cavalaria).
b)
utilizou largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica.
c) a
produção poética daquela época pode ser dividida em lírico-amorosa e prosa
doutrinária.
d) as
cantigas de amigo têm influência provençal.
e) a
prosa trovadoresca tinha claro objetivo de divertir a nobreza, por isso têm
cunho satírico.
07. (MACKENZIE) Assinale a alternativa incorreta
a respeito do Trovadorismo em Portugal.
a)
Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas
cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o
nome de cancioneiros.
c) Nas
cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na
sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas
cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A
influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor
galego-portuguesas.
08.
(MACKENZIE) Assinale
a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a)
O ambiente é rural ou familiar.
b) O
trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm
origem provençal.
d)
Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama
inacessível.
e) A
mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais
elevada que a do trovador.
09.
(VUNESP) Assinale
a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:
a) O
ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu
amor por uma dama (tratada de “senhor”, isto é, senhora). Daí o relacionamento
respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a
vassalagem, a servidão amorosa.
b) o
teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o
comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil
Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos
sociais.
c)
o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema “Camões”.
Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a
Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a
independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
d) Eça de
Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade
portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a
influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a
aristocracia.
e) A mais
rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao
fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e
Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e
formação cultural diferentes.
10.
(MACKENZIE) Sobre a
poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a)
refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e
valores altamente moralistas.
b)
representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por
setores mais baixos da sociedade.
c) pode
ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa
parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as
cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico
feminino.
11.
(FAAP) Releia
com atenção a estrofe:
Fez-se de amigo próximo o
distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Tomemos a
palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é
usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa
nas catingas medievais, a palavra amigo significou:
a)
colega
b)
companheiro
c)
namorado
d)
simpático
e)
acolhedor
12.
(MACKENZIE)
“Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca louv’em meu trobar
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!”
porque vos nunca louv’em meu trobar
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!”
Assinale
a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:
a)
é cantiga satírica
b) foi o
primeiro documento escrito em língua portuguesa (1189)
c)
trata-se de cantiga de amigo
d) foi
escrita durante o Humanismo (1418-1527)
e) faz
parte do Auto da Feira
13. (UM-SP) Nas cantigas de amor,
a) o
trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível
a seus anseios.
b) o
trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o
“eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d)
o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu
amor à mulher amada.
e) existe
a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.
14. (PUC
- SP) Considerando
a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor
se adapta à proposta do teatro vicentino.
a)
Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a
consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar.
b) As
figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão
maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
c) As
personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam
na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua
culpa.
d) Gil
Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa,
por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza.
e) Entre
as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de
ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.
15.
(MACKENZIE) As
narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito
engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte,
decidido e terno, furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada,
esse herói é sempre:
a) pouco
dedicado
b) infiel
c)
devotado
d)
indelicado
e)
ausente e belicoso
16.
(MACKENZIE) Assinale
a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.
a) Um dos
temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual
entre nobres e mulheres camponesas.
b)
Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura
teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido
ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos
poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d)
Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito
musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições
eram transmitidas oralmente.
e) Tanto
no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a
influência dos padrões estéticos greco-romanos.
17.
(PUC-SP) O
argumento da peça A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, consiste na
demonstração do refrão popular “Mais quero asno que me carregue que cavalo que
me derrube”. Identifique a alternativa que não corresponde ao provérbio, na
construção da farsa.
a)
A segunda parte do provérbio ilustra a experiência desastrosa do primeiro
casamento.
b) O
escudeiro Brás da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a
derruba.
c) O
segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega.
d) O asno
corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de
Inês.
e) Cavalo
e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida
conjugal.
18.
(UFRS) Assinale
a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal:
a) nas
cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
b) nas
cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na
sociedade feudal: distância e extrema submissão.
c) a
influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor
galego-portuguesas.
d)
durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música.
e) muitas
cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o
nome de cancioneiros
19.
(PUC-RS) O
paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas,
consistiu em:
a) unir
duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade.
b)
um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a
mesma ideia.
c)
apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um
coro.
d)
reduzir todo o refrão a um dístico.
e)
pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente.
20. (UFMG) Nas mais importantes
novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como
propaganda das Cruzadas, sobressaem-se:
a) as
namoradas sofredoras, que fazem bailar para atrair o namorado ausente.
b)
os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por
quem lutam).
c) as
namorada castas, fiéis, dedicadas, dispostas a qualquer sacrifício para ir ao
encontro do amado.
d) os
namorados castos, fiéis, dedicados que, entretanto, são traídos pelas namoradas
sedutoras.
e) os
cavaleiros sarracenos, eslavos e infiéis, inimigos da fé cristã.
21. (FUVEST) Interpretando historicamente a relação de
vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado,
pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo
corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao
Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser
provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões
da decadência medieval.
22. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se
instala:
a) tem concepções clássicas do fazer poético.
b) é rígido quanto ao
uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c) estabeleceu-se
num longo período que dura 10 séculos.
d) tinha como
concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis.
e) reflete
as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
23. (MACKENZIE)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO
afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo
teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte,
que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência
provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores,
expressam o eu-lírico feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário