terça-feira, 2 de maio de 2017

FOGO MORTO - JOSÉ LINS DO REGO - (FRAGMENTO) COM GABARITO

FOGO MORTO
José Lins do Rego

        A luz das lanternas sujava a brancura do luar. Passou a carruagem na porta do Capitão Vitorino, com os cavalos arrastando-se num passo de cansados. Vitorino viu no carro o velho sentado com a família. O senhor do engenho não lhe tirou o chapéu, mas ouviu bem a voz de D. Amélia, dando-lhe boa-noite. O cachorro do Lula pensava que ele fosse um camumbembe qualquer. Botara-o uma vez fora de sua casa. Aquilo era uma leseira de marca. Trepado naquele carro, e com o cercado vazio, as várzeas no mato, o engenho parado. A lua cobria os arvoredos que o vento brando sacudia de neve. Naquele silencia, ouvia as campainhas do cabriolé, de longe, tinindo, enquanto os cachorros começaram a latir para a lua. Cantavam os galos no poleiro de Sinhá Adriana.
        --- Minha velha, amanhã tenho que ganhar os campos. Não sou marica para ficar dentro de casa. As eleições estão aí e nestes últimos dias nada tenho feito. Vou dar uma queda no José Paulino que vai ser um estouro.
        --- Vitorino, eu te acho ainda muito machucado.
       --- Não tenho mais nada. Você não viu o compadre e o cego como estavam andando? Apanharam muito e não ficaram de papo pro ar numa rede como mulher parida. Um homem que se preza não deve se entregar. Vou para a cabala, amanhã, na feira de Serrinha. Quero olhar para a cara de Manuel Ferreira. Este cachorro vive na Serrinha roubando o povo com parte de que é deputado. É outra safadeza de José Paulino, deixar que vá para a Assembleia do Estado num tipo como Manuel Ferreira. Boto abaixo tudo isto.
        --- É, Vitorino, mas tu vai sofrer outra desfeita.
        --- Que desfeita? Um homem que luta não é desfeiteado. Cala esta boca. Peguei-me com a força e botei três réus na rua. Isto é ser desfeiteado? Por que você não se danou com o filho? Era melhor. Pelo menos não me vinha com estas palavras de ofensa. O seu marido, mulher, não traz desfeita para casa. Não me diga mais uma coisa desta.
        Levantou-se outra vez, e saiu para a frente de casa.
        Vitorino, tem cuidado com o sereno, tu podes apanhar um resfriado. Ontem levaste a noite tossindo. Bota o chapéu na cabeça.
        O velho não respondeu. Os cachorros latiam desesperadamente.
        --- Estes pestes não param. Parece que querem morde a lua.
        --- Entra para dentro, Vitorino, está muito frio. A friagem da lua te faz mal.
        Ele não respondeu. No outro dia sairia pelo mundo para trabalhar pelo povo. Para ele, Antônio Silvino e o Tenente Maurício, José Paulino e Quinca do Engenho Novo, todos valiam a mesma coisa. Quando entrasse na casa da Câmara sacudiriam flores em cima dele. Dariam vivas, gritando pelo chefe que tomava a direção do município. Mandaria abrir as portas da cadeia.  Todos ficariam contentes com o seu triunfo. A queda de José Paulino seria de estrondo. Ah, com ele não havia grandes mandando em pequenos. Ele de cima quebraria a goga dos parentes que pensavam que a vila fosse bagaceira de engenho.
        --- Vitorino, vem dormir.
        --- Já vou.
        E, escorado no portal da casa de taipa, de chão de barro, de paredes pretas, Vitorino era dono do mundo que via, da terra que a lua branqueava, do povo que precisava de sua proteção.

                                   REGO, José Lins do. Fogo Morto. 14. ed. Rio de Janeiro,
                                                                                  José Olympio,1973. p.287-8.

Camumbembe: vadio, vagabundo.
Leseira: moleza, preguiça; tolice.
Cabriolé: carruagem leve, de duas rodas, puxada por um cavalo.
Cabala: trama, conspiração.
Desfeita: ofensa, injúria; derrota.
Goga: vaidade, orgulho.

1 – Na visão do Capitão Vitorino, como o Coronel Lula de Holanda o considera?
        Como um vadio, um vagabundo qualquer.

2 – Segundo o Capitão Vitorino, o Coronel Lula não tinha razão para ser tão orgulhoso, deixando de cumprimenta-lo. O que o levava a pensar assim?
        O Coronel Lula não tinha razão para ser tão orgulhoso porque estava parado, o cercado vazio e as várzeas no mato.

3 – Qual é a intenção do Capitão Vitorino na sua primeira fala à mulher?
        Acabar com o José Paulino.

4 – Como sinhá Adriana reage diante do comportamento de seu marido?
        Sinhá Adriana ainda o considera muito machucado, sem condições para brigar ou lutar por qualquer coisa.

5 – A crítica considera o Capitão Vitorino um herói quixotesco. “Quixotesco” é um adjetivo que se refere a Dom Quixote, personagem criada pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. Esse adjetivo designa uma pessoa ingênua, sonhadora, romântica ou mesmo aquela que se envolve em confusões. Quais as atitudes do Capitão Vitorino que podem ser consideradas quixotescas?
        Sair pelo mundo e lutar pelo povo; sentir-se dono do mundo e achar que o povo precisava de sua proteção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário