SIMULADO - HUMANISMO - COM GABARITO
1-)Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmação
incorreta:
a) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição.
a) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição.
2-)A obra de Fernão Lopes tem um caráter:
a) Puramente científico, pelo tratamento documental da matéria histórica;
b) Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional;
c) Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica;
d) Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário.
e) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
a) Puramente científico, pelo tratamento documental da matéria histórica;
b) Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional;
c) Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica;
d) Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário.
e) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
3-) (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
4-)(FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A revolta contra o cristianismo.
b) A obra escrita em prosa.
c) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados.
d) A preocupação com o homem e com a religião.
e) A busca de conceitos universais.
5-)(FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.
6-)(FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brísida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem.
a) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia.
b) O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima.
c) O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico.
d) O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível.
e) O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos.
7-)O argumento da peça "A Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, consiste na demonstração do refrão popular "Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube". Identifique a alternativa que NÃO corresponde ao provérbio, na construção da farsa.
a) A segunda parte do provérbio ilustra a experiência desastrosa do primeiro casamento.
b) O escudeiro Brás da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a derruba.
c) O segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega.
d) O asno corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de Inês.
e) Cavalo e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida conjugal.
8. (UNIFAP-SP) As primeiras peças teatrais
portuguesas escritas com objetivo de serem levadas a público são de autoria de:
a) Manuel Maria Barbosa du Bocage.
b) Paio Soares de Taveirós.
c) D. Diniz.
d) Camões.
e) Gil Vicente.
9. (UFU-MG) Na Farsa de Inês Pereira, Gil Vicente:
a) retoma a análise do amor do velho apaixonado,
desenvolvida em O velho da horta.
b) mostra a humilhação da jovem que não pode escolher seu
marido, tema de várias peças desse autor.
c) denuncia a revolta da jovem confinada aos
serviços domésticos, o que confere atualidade à obra.
d) conta a história de uma jovem que assassina o marido
para se livrar dos maus tratos.
e) aponta, quando Lianor narra as ações do clérigo, uma
solução religiosa para a decadência moral de seu tempo.
10. (Coladaweb) Sobre o Humanismo, identifique a
alternativa falsa:
a) Em sentido amplo, designa a atitude de
valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a
medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais
e opõe-se ao misticismo.
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto
um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem
é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu
insignificância terrena.
11. (PUC-SP) Considerando a peça Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino.
11. (PUC-SP) Considerando a peça Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino.
a) Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe de que tem uma alma para salvar.
b) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
c) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na Terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa.
d) Gil Vivente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, os representantes da Igreja e da Nobreza.
e) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.
12. Indique a afirmação INCORRETA em relação a Gil Vicente.
a) Antes de Gil Vicente, predominavam as encenações de histórias religiosas, cujo principal objetivo era divulgar os valores cristãos.
b) Gil Vicente inova o teatro em Portugal especialmente por analisar comportamentos de tipos sociais que constituem os primeiros aglomerados urbanos.
c) Ao tratar de temas religiosos ou profanos, Gil Vicente sempre adotou em suas críticas os valores morais defendidos pela igreja.
d) Gil Vicente é um dos primeiros autores e afastar-se das preocupações divinas, interessa-se fundamentalmente pelo homem com seus problemas terrenos.
e) O interesse pela investigação do comportamento de tipos sociais e da nova mentalidade mercantil, que dominava as cidades, transformou Gil Vicente em um artista perspicaz que soube como nenhum outro retratar com fidelidade a realidade de seu tempo.
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