EDITORIAL:SELEÇÃO
NECESSÁRIA
Se há mais
candidatos do que vagas nas universidades, é indispensável que se proceda a
alguma forma de seleção para o ingresso. Esta consideração obvia deu origem ao
exame de vestibular, no distante ano de 1911. Já naquela época admitia-se que
uma prova única, ou um conjunto de provas, uma para cada matéria, não era o
meio ideal de se avaliar quem estava mais bem capacitado para ingressar num
curso superior; mas esta foi a forma encontrada então, que mais tarde deveria
ser substituída por algum processo mais adequado.
O vestibular,
portanto, pode ser considerado como uma improvisação que está completando quase
nove décadas. Finalmente, agora, o Conselho Nacional de Educação aprovou novas
regras de acesso ao ensino superior, permitindo às universidades que criem
sistemas alternativos ao vestibular.
O maior mérito
das normas instituídas pelo CNE (que dependem ainda do ministro da Educação)
não é admitir outras formas de seleção, mas proibir expressamente alguns
procedimentos duvidosos, que já tem sido adotados por algumas universidades
como reserva de vagas, convênios com colégios e até mesmo cartas de
recomendação. O CNE exige que os candidatos, em qualquer hipótese, sejam
testados no que se refere a conhecimento e aptidão, assim como,
particularmente, domínio do português.
O risco de se
permitir alternativas ao vestibular é justamente que a maior liberdade dê
margem para a criação de uma espécie de balcão de negócios. Seria ideal que se
adotasse universalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aferindo
periodicamente o desempenho dos alunos do Segundo Grau; mas é justo conceder
autonomia às universidades, deixando que elas escolham o sistema que julgam
mais apropriado. As novas normas atendem a esse propósito, ao mesmo tempo que
reconhecem a necessidade de existir sempre alguma forma de seleção.
O Globo, 21/12/1998.
1 – Transcreva a tese defendida pelo autor do editorial.
Se há
mais candidatos do que vagas nas universidades, é indispensável que se proceda
a alguma forma de seleção para o ingresso.
2 – Que vocábulo, constante da tese, funciona enfaticamente
para confirmar a posição assumida?
“Indispensável”.
3 – No corpo do primeiro parágrafo, no desenvolvimento, o
autor cita um argumento para a comprovação da sua tese; no entanto, expões um
contra-argumento.
a) Que argumento é esse?
Já se admitia que o tipo de
concurso não era ideal.
b) Que contra-argumento é esse?
A forma de concurso deveria
ser substituída mais tarde.
c) Que conector faz a ligação entre uma
ideia e a outra?
MAS.
4 – No segundo parágrafo, o autor expõe uma conclusão,
seguida do registro de um fato que serve de recurso para justificar os
argumentos que dão sustentação à tese.
a) Qual foi a conclusão?
O vestibular pode ser
considerado uma improvisação.
b) Que fato foi citado?
A aprovação pelo CNE de
novas regras para o acesso à Universidade.
5 – Qual o maior mérito do Conselho Nacional de Educação a
respeito da seleção para o ingresso nas Universidades?
Proibir alguns procedimentos de ingresso.
6 – No terceiro parágrafo, de que expediente se utilizou o
autor para fortalecer a linha argumentativa desenvolvida?
Exemplos.
7 – O autor, no último parágrafo, ao colocar a posição do
CNE, utiliza-se de expressão que revela contundência, irrefutabilidade.
Qual expressão é essa?
“Em
qualquer hipótese”.
8 – Sobre o quarto parágrafo:
a) Qual o risco que se corre, segundo o
autor, ao permitirem-se alternativas ao Vestibular? Não use palavras do texto.
Transformar o ingresso à
universidade em um comércio de notas para passar.
b) O autor, na exposição que faz em sua
conclusão, posicionando-se, insere uma ressalva. Qual é a sua posição
assumidamente clara e qual a ressalva feita?
A adoção do ENEM como
aferição para o ingresso à universidade. / É justo conceder às universidades
liberdade para escolher o sistema de aferição.
9 – Resumindo:
- Tese = Resposta pessoal.
- Argumentos
básicos = Resposta pessoal.
- Recursos
estratégicos utilizados = Resposta pessoal.
10 – Em função do ponto de vista do autor, você:
( ) É radicalmente
contra tudo o que foi apresentado;
( ) É totalmente a
favor;
( ) Aceita
parcialmente as ideias colocadas.
Resposta pessoal.
11 – De acordo com a resposta dada no item anterior,
justifique sua posição.
Resposta pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário