quinta-feira, 25 de maio de 2017

TEXTO: CULTURA E LIBERDADE - EDSON OLIVEIRA - COM GABARITO

CULTURA E LIBERDADE

        Ser livre implica poder optar racionalmente entre duas coisas. É precisamente o caráter racional dessa opção que faz da cultura a base, por excelência, da liberdade.
        Com efeito, toda e qualquer escolha instintiva, inconsciente ou desavisada pode, inclusive, ser feliz ou correta; mas nunca será gesto de liberdade na plenitude da palavra.
        É, pois, a cultura, entendida como posse, o mais integral possível dos valores científicos, morais ou filosóficos, que nos possibilita julgá-los, elegê-los conscientemente, depô-los ou retificá-los. E isso é ser livre.
        Os sábios antigos, que foram levados à prisão em nome de postulados que seus contemporâneos não admitiam, constituem, paradoxalmente, expressivo exemplo de homens livres. A prisão não os privou de sua eleição íntima e consciente; não os tornou, por conseguinte, menos livres. Certamente, eles viram em sua segregação social, não a perda da liberdade, mas o preço a pagar por tê-la exercido plenamente.
        No mundo atual, em que opções políticas, religiosas, sociais e ideológicas as mais dedicadas se nos impõem, a cultura já não é apenas um meio de chegar à liberdade, porém uma arma a utilizar na preservação dela.
        Continuemo-nos, portanto. Pensar em liberdade sem ter cultura é como querer voar, tendo apenas condições para arrastar-se.
                                                                                                      EDSON OLIVEIRA.
1 – Qual a tese do autor?
       Ser livre implica poder optar, racionalmente, entre duas coisas.

2 – De que argumentos ele se utiliza para sustentar a sua tese?
       Diz-nos que o caráter racional dessa opção é que faz da cultura a base da liberdade e que a escolha, racionalmente feita, será um gesto de plena liberdade.

3 – De que recursos ele se utilizou para precisar seus argumentos?
       Utilizou-se de exemplos.

4 – Entendido o texto, que relação semântica você percebe no título escolhido?
       Percebe-se a relação de causa e consequência.

5 – Que outro título daria ao texto?
       Resposta pessoal.
6 – Qual o seu ponto de vista quanto ao assunto dissertado?
       Resposta pessoal.



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