terça-feira, 9 de maio de 2017

COLOCAÇÃO PRONOMINAL/ENEM – COM GABARITO

COLOCAÇÃO PRONOMINAL – COM GABARITO

1 – “Sempre gostei das viagens de ônibus, mas, atualmente, considero as viagens de ônibus uma verdadeira provação, pois o que vem caracterizando as viagens de ônibus é uma profusão de ruídos de toda espécie, o que torna as viagens de ônibus um desafio aos nervos de um pacato passageiro.”
Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
a)    Considero-as / as vem caracterizando / as torna
b)    Considero-as / vem-nas caracterizando / lhes torna.
c)    As considero / vem-lhes caracterizando / torna-las.
d)    Considero-lhes / lhes vem caracterizando / as torna
e)    Considero-lhes / vem caracterizando-as / torna-as.

2 -  Indique a alternativa que, de acordo com a gramática normativa, emprega corretamente a colocação pronominal.
a)    Verei-te amanhã no jogo?
b)    Soube que me fariam uma surpresa.
c)    Lhe entregarás o cheque ainda hoje?
d)    Quando olhava-me, meu coração batia descompassado.
e)    Não perturbe-nos, enquanto trabalhamos.

3 – “Os programas infantis têm baixo nível. Seria preciso dotar os programas infantis de uma função pedagógica. Quem produz os programas infantis, em nossa terra, não leva os programas infantis a sério”.
Evitam-se as abusivas repetições do trecho acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por:
a)    Os dotar – Quem produz eles – a eles não leva
b)    Dotar a eles – Quem lhes produz – não os leva.
c)    Dotar-lhes – Quem os produz – não leva-os.
d)    Dotá-los – Quem produz a eles – não lhes leva.
e)    Dotá-los – Quem os produz – não os leva.

4 – A respeito da colocação pronominal, assinale a alternativa incorreta:
a)    Não se preocupem comigo, por favor.
b)    Já que você insiste, encontrá-lo-ei amanhã.
c)    Não o encontrarei amanhã.
d)    Entregarei-lhe todas as provas de que precisa.

5 – A foto que.................... está guardada;........................ após...........................
a)    Entregou-me, autografa-la-ei, a examinar.
b)    Me entregou, autografá-la-ei, examiná-la.
c)    Me entregou, autografarei-a, examiná-la.
d)    Entregou-me, a autografarei, a examinar.

6 – A incorreta quanto à colocação pronominal está na alternativa:
a)    A notícia era extremamente desagradável. Não quis dizê-la naquele momento para não aborrecê-lo.
b)    Os móveis estavam em excelente estado. Vendemo-los semana passada.
c)    O cãozinho está com a pata quebrada, precisamos leva-lo imediatamente ao veterinário.
d)    Jamais os contrarie.
e)    Nunca levei-os a sério.

7 – Assinale as incorretas quanto à colocação pronominal:
(X) Depois que ele partiu, nada restou-me.
(  ) Não se deve apontar os defeitos alheios.
(  ) Deus o ilumine!
(  ) Adoro minha liberdade, lutei muito para obtê-la.
(X) Não revelar-te-ei o que ouvi na reunião.
(X) Me esqueça, querida!
(  ) Desejo que me perdoe.
(  ) Nunca a quis como esposa.
(  ) Qui-la como esposa.
(  ) Nada me assustou naquele trem fantasma.
(X) Aceitei a proposta que ofereceram-me.
(  ) Concretizar-se-á o fato na próxima semana.
(  ) Alguém os avistou de longe.
(  ) Eu o beijei (ou beijei-o).
(  ) O rapaz se arrependeu (ou arrependeu-se)
(  ) Ninguém me ajudou naquele momento.
(  ) Fiz a receita que me ensinaram.
(X) Queridos amigos, convidarei-os para minha festa.
(  ) Cristina ficou magoada, seu chefe saiu do escritório sem cumprimenta-la.
(  ) Mesmo não o admirando, eu o respeito muito.
(  ) Seus sapatos estão encharcados, tirem-nos agora.
(  ) Vimo-la perto do cemitério, e ficamos assustados.
(  ) Ninguém se dedicará a você como me dediquei.
(  ) Logo que o vi, meu coração bateu mais forte.
(X) Todos apoiaram-na naquela situação embaraçosa.
(  ) Apoiaram-na naquela situação embaraçosa.
(  ) Emprestar-lhe-ei meu celular.
(  ) Não te emprestarei meu celular.
(  ) Emprestei-lhe meu celular.
(  ) Vou te ajudar.
(  ) Vou ajudar-te.
(  ) Eu te vou ajudar.
(  ) Estou te ajudando.
(  ) Estou ajudando-te.
(  ) Eu te estou ajudando.
(  ) Tenho te ajudado.
(X) Tenho ajudado-te.
(  ) Eu te tenho ajudado.
(  ) Não te quis ajudar.
(  ) Não quis ajudar-te.
(  ) Vive-se lá com tranquilidade.
(  ) Lá se vive com tranquilidade.


Um comentário: